Pretty Things & The Kinks

“Boa noite, hoje teremos um programa dedicado a um gênero rock que mudou a forma como o rock era encarado… a Ópera Rock… trazendo dois grupos que ajudaram a criar essa forma musical, ainda nos anos 60.

Vamos começar com os Pretty Things… um dos responsáveis pela criação dessa linguagem no rock, através de um trabalho pioneiro: “S.F. Sorrow”… um álbum que foi gravado ainda em 67, embora só tenha sido lançado um ano depois… na época da gravação, o grupo representava o lado mais experimental do pop, e dividia os estúdios da Abbey Road com os Beatles, que estavam envolvidos com o “Sgt. Pepper’s, e com o Pink Floyd, que trabalhava no seu disco de estréia, “Piper at the Gates of Dawn”…

Em meio a um ambiente como esse, tudo ajudava a encaminhar o grupo para um trabalho revolucionário… e o resultado dessa alquimia foi “S.F. Sorrow”… um álbum seminal, que levaria o genial Arthur Brown a intimar Pete Townshend do Who a fazer algo semelhante… o que acabaria se tornando “Tommy”, a mais famosa das óperas-rock…

Com um nome que significa tristeza e desalento, Sebastian F. Sorrow é um jovem que segue os passos do pai, trabalhando nas fábricas de miséria de sua pequena cidade natal, para depois ir para a guerra e para New York… onde as ruas infinitas só multiplicam a pobreza e a solidão… um olhar amargo para as vãs promessas da nossa insípida modernidade… tão atual agora como foi há 40 anos…

Com os Pretty Things vocês ouviram “S.F. Sorrow is born”, “Bracelets Of Fingers”, “Private Sorrow”, “Balloon Burning”, “The Journey”, “I See You”, “Old Man Going” e “Loneliest Person”.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos trazer outra grande ópera-rock dos anos 60, dessa vez lançada em 1969 por um outro grupo inglês… mas não é “Tommy” do genial The Who… e sim um trabalho seminal, mas menos conhecido… “Arthur” dos Kinks.

Centrado em torno do talento de Ray Davies, o grupo The Kinks passou por muitos estilos e muitas décadas, experimentando com todos os tipos de rock e conseguindo manter-se como um dos grandes sobreviventes dos anos 60… e em 69 foi a sua vez de explorar a linguagem da ópera-rock, lançando o marcante álbum “Arthur or the Decline and Fall of the British Empire”…

Depois dos anos 50 e da descolonização, o clima na Inglaterra era de fim de festa, e de lamento pelo fim do Império Britânico… mas isso coincidia com o nascimento de uma geração que queria justamente questionar os valores do passado… e tratava tudo aquilo como um sinal para mudanças… para alguns era hora de rock and roll e da revolução sexual… para outros, era um momento de refletir sobre o que estava acontecendo.

O álbum dos Kinks nos fala desse momento, ao nos levar por um dia de lembranças na vida não do Rei Arthur, mas de um tal de Arthur Morgan, vivendo sua vida sem futuro nos subúrbios, enquanto seus filhos estão deixando o país em busca de um destino melhor… as coisas mudaram na Inglaterra desde então, mas esse trabalho, que às vezes é considerado mais um disco conceitual do que uma legítima ópera-rock, continua um olhar brilhante para o outro lado da velha Swingin’ London…

Com The Kinks vocês ouviram “Victoria”, “Yes Sir, No Sir”, “Drivin’”, “Shangri La”, “Mr. Churchill Says” e “Arthur”…

Art Rock fica por aqui… obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem com a Paraná Educativa… 97,1.

Visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com onde você pode fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado.

Até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Set list:

PRETTY THINGS

BG – SHE SAYS GOOD MORNING

1. S.F. SORROW IS BORN – 3:15

2. BRACELETS OF FINGERS – 3:38

3. PRIVATE SORROW – 3:50

4. BALLOON BURNING – 3:49

5. THE JOURNEY – 2:45

6. I SEE YOU – 3:53

7. OLD MAN GOING – 3:07

8. LONELIEST PERSON – 1:27

BG – TALKING ABOUT THE GOOD TIMES

TOTAL – 26:14

THE KINKS

BG – MR. CHURCHIL SAYS

9. VICTORIA – 3:41

10. YES SIR, NO SIR – 3:48

11. DRIVIN’ – 2:36

12. SHANGRI LA – 5:22

13. MR CHURCHILL SAYS – 4:43

14. ARTHUR – 5:23

BG – NOTHING TO SAY

TOTAL – 25:03

GRAND TOTAL – 50:50

Ouça o Art Rock com Pretty Things e The Kinks, que foi ao ar no dia 24/08/2008, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: