The Moody Blues & Renaissance

“Boa noite, hoje teremos um programa voltado para dois dos mais importantes grupos da história do prog. rock… começando por um pioneiro que está entre os fundadores da linguagem progressiva… The Moody Blues!

Os Magnificent Moodies dispensam maiores apresentações, pois sua história se confunde com a do próprio rock inglês, estendendo-se por 4 décadas… desde seu surgimento como banda de R & B em uma época em que os Beatles e os Rolling Stones ainda eram uma novidade… até a sucessão de álbuns clássicos que ajudaram a mudar a face do rock, começando com o antológico “Days of Future Passed” de 67… um dos trabalhos seminais para a fusão do rock com a música sinfônica.

Lançado em 2003, o álbum “December” foi o último registro de estúdio dos Moodies… um disco natalino diferente, pois não tem nenhuma canção tradicional de Natal, como aconteceu com outros trabalhos semelhantes lançados nos últimos anos… em vez disso, a única versão para uma canção conhecida é para “Happy Xmas (War is Over)” de John Lennon… que, na verdade, traz uma mensagem pacifista… um toque sutil, no melhor estilo dos Moody Blues, lançado no ao em que os EUA invadiram o Iraque.

Atualmente, somente Justin Hayward, John Lodge e Graeme Edge permanecem no grupo, mas mesmo assim os Moody Blues continuam em atividade… e começam agora em setembro a sua tour européia de 2008… mas para o programa de hoje nós selecionamos material de dois de seus álbuns clássicos, “On the Threshold of a Dream” e “To our Children’s Children’s Children”, ambos de 69.

Vocês ouviram “Dear diary”, “Never comes the day”, “Lazy day”, “Gypsy”, “Candle of life” e “Watching and waiting”, com os Moody Blues.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos trazer um pouco da fase mais celebrada de um outro grande grupo do rock inglês, o Renaissance, da genial vocalista Anne Haslam.

O Renaissance também é figura freqüente aqui no Art Rock, em ambas as suas encarnações… a primeira, como o grupo do grande Keith Relf, ex-vocalista dos Yardbirds, e da sua irmã Jane… e a segunda, que seria a mais conhecida, com a formação centrada em torno do baixo de Jon Camp, dos teclados de John Tout e, é claro, da voz inimitável de Anne Haslam.

O Renaissance se separou nos anos 80 e, infelizmente, não esteve entre os muitos que conseguiram voltar na década passada… até a tentativa de Jane Relf de reformar a sua versão do grupo foi mal sucedida, chegando até a gerar alguns problemas legais… no fim, entre reuniões e gravações que não chegaram a ser lançadas, os fãs tiveram que se contentar com os trabalhos solo e projetos paralelos, principalmente de Anne Haslam.

Só na virada do século o Renaissance reapareceu com o álbum “Tuscany”, seguido por um duplo ao vivo no ano seguinte… mas o retorno não foi adiante… felizmente Anne Haslam tem se mantido na ativa, apesar de seu mais recente trabalho ter sido o álbum “One Enchanted Evening”, de 2002… mesmo assim ela tem se apresentado com freqüência e fazendo eventuais reuniões, como a que está marcada agora para setembro com o antigo companheiro John Tout, em uma apresentação com a banda de Jann Klose… mas, para hoje, ouçam faixas dos álbuns “Ashes are Burning” e “Prologue”…

Vocês ouviram “Carpet of the Sun”, “Ashes are Burning”e “Rajah Khan”, com o Renaissance…

Art Rock fica por aqui… obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem com a Paraná Educativa… 97,1.

Até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Set list:

MOODY BLUES

1.    DEAR DIARY – 3:57

2.    NEVER COMES THE DAY – 4:44

3.    LAZY DAY – 2:43

4.    GYPSY – 3:33

5.    CANDLE OF LIFE – 4:18

6.    WATCHING AND WAITING – 4:17

TOTAL – 23:32

RENAISSANCE

7.    CARPET OF THE SUN – 3:34

8.    ASHES ARE BURNING – 11:24

9.    RAJAH KHAN – 11:14

TOTAL – 26:12

GRAND TOTAL – 49:44

Ouça o Art Rock com The Moody Blues e Renaissance, que foi ao ar no dia 01/09/2008, clicando aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: