Uli Roth & Eloy

“Boa noite, hoje vamos começar o programa marcando a vinda do grupo alemão Scorpions aqui para o Paraná, em um show que será realizado no próximo dia 12, em Ponta Grossa.

Mas vamos procurar a conexão progressiva dos velhos escorpiões alemães… e para isso buscamos o grande Eletric Sun, grupo fundado pelo virtuoso guitarrista Uli Roth, depois que deixou os Scorpions em 78, na procura de maior liberdade criativa… dando início a uma longa viagem que passaria por outros projetos, como a Sky Orchestra, um grupo de músicos ingleses, quase inteiramente formado por mulheres, que ele reuniu para seus álbuns sinfônicos e que acabou ganhando vida própria, ainda que sempre sob o olhar atento e a direção do seu criador.

Considerado um dos melhores guitarristas alemães da sua geração, Uli nasceu em Dusseldorf, em 54… e substituiu Michael Schenker no Scorpions, gravando 5 álbuns com o grupo e ganhando uma legião de fãs que o chamavam de Hendrix alemão… devido à sonoridade característica, com ecos hendrixianos, que dominava seus primeiros trabalhos e o seguiria ainda um pouco no Eletric Sun…

Esse power-trio lançaria apenas 3 álbuns, entre 78 e 84… depois disso, Uli Roth se dedicaria às viagens sinfônicas… e ele acabou de lançar um novo álbum, “Under a Dark Sky”, que saiu por enquanto apenas no Japão, onde ele vai iniciar sua próxima tour mundial agora em novembro… mas esse trabalho fica para outro programa, por hoje nós vamos ouvir faixas do álbum “Earthquake”, de 78…

Vocês ouviram Uli Roth com as faixas “Sundown”, “Eletric Sun”, “Burning Wheels Turning” e “Earthquake”… e agora vocês sabem quem é o grande inspirador de Yngwie Malmsteen.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E já que a tônica do programa é o rock alemão, vamos continuar trazendo agora um dos grandes nomes do progressivo germânico, o genial Eloy.

Surgido no final dos anos 60, o Eloy tirou o nome dos futuros habitantes da superfície da Terra, descritos no clássico “A Máquina do Tempo” de H. G. Wells… e essa ligação com a ficção científica sempre foi uma constante na história do grupo, assim como a sua figura central, o vocalista e guitarrista Frank Bornemann… único membro constante nas formações do grupo e um dos responsáveis pela sonoridade dominada pelos climas de teclado e guitarras e pelos temas siderais e mitológicos das músicas…

Considerado um dos grandes representantes do krautrock.nos anos 70, o Eloy perdeu sua identidade na busca de satisfazer os ditames do mercado musical, chegando a ter momentos mais comerciais antes de se separar no início da década de 80… mas eles voltariam em 94 com uma proposta mais consistente, acabando por recuperar totalmente a sua forma e também o seu lugar no prog. alemão…

O último trabalho do Eloy foi o duplo “Timeless Passages”, de 2003… desde então, Frank Bornemann anda meio silencioso, embora não tenha havido um anúncio oficial de separação… e para hoje nós selecionamos um de seus melhores trabalhos… “The Ocean”, de 77… um disco conceitual sobre a queda da Atlântida que foi retomado mais de 20 anos depois, com o excelente álbum de 98… “Ocean 2: The Answer”… mas vocês ficam com um pouco do original, e também de “Power and the Passion”, de 75.

Vocês ouviram o Eloy com “Poseidon’s Creation”, “Decay of the Logos”, “Journey into 1358” e “Daylight”. Art Rock fica por aqui… obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem com a Paraná Educativa… 97,1.

Visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com onde você pode fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado.

Até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Set list:

ULI ROTH

BG – STILL SO MANY MILES AWAY

1.    ELETRIC SUN – 5:16

2.    BURNING WHEELS TURNING – 6:41

3.    SUNDOWN – 4:06

4.    EARTHQUAKE – 10:31

BG – LILAC

TOTAL – 26:34

ELOY

BG – THE BELLS OF NOTRE DAME (REPRISE) – faixa 11 (sem nome na capa)

5.    POSEIDON’S CREATION – 11:38

6.    DECAY OF THE LOGOS – 8:15

7.    JOURNEY INTO 1358 – 2:54

8.    DAYLIGHT – 2:28

BG – THE ZANY MAGICIAN

TOTAL – 25:25

GRAND TOTAL – 51:49

Ouça o Art Rock com Uli Roth e Eloy, que foi ao ar no dia 07/09/2008, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Uma resposta to “Uli Roth & Eloy”

  1. WELBER Says:

    gostaria apenas de deixar aqui , a minha paixao pelo grupo Eloy, fantastico, com musicas de sonoridades diversificadas, sempre com detalhes que muitas vezes e preciso ouvir Mais. Só cinto que 01 grupo de tamanha discografia , foi egibido tão pouco em seu programa. quando for repetir este grupo , me avise ok

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: