Flower Kings & Fish

“Boa noite, hoje o programa será com dois trabalhos recentes, com duas forças do progressivo atual, mostrando a sobrevivência do prog. rock, mais de vinte anos depois de quase ter sido declarado extinto nos anos 80…

E vamos começar com os Flower Kings… grupo sueco surgido nos anos 90 a partir de um projeto solo do genial guitarrista Roine Stolt, ex-Kaipa, uma das lendas do prog. escandinavo dos anos 70…  juntamente com Jaime Salazar, baterista do grupo de Jonas Hellborg, e Hans Bruniusson, percurssionista do Samla Mammas Manna… incluindo mais tarde o irmão de Roine, Michael Stolt, no baixo e também o tecladista Tomas Bodin.

Com uma sonoridade voltada para o lado mais lírico e otimista do progressivo, com ecos de Genesis e Yes, os Flower Kings estão entre os grupos mais produtivos da sua geração, em parte pela energia de Roine, que ainda encontrou tempo para integrar o super-grupo Transatlantic, participar do álbum “Tangent” do saxofonista David Jackson do Van Der Graaf Generator e ressuscitar o seu antigo grupo… o Kaipa.

Atualmente o grupo está em plena tour americana, promovendo o novo álbum… “The Sum of no Evil”, que mostra os Flower Kings investindo como sempre nas ricas paisagens sonoras, desta vez misturando um pouquinho de realidade ao seu tradicional otimismo… uma pitada de angústia crimsoniana a uma sonoridade que, como sempre, é mais influenciada pelo grande Yes… e é esse novo trabalho do grupo que nós selecionamos para o programa de hoje…

Vocês ouviram os Flower Kings com as faixas “One more time” e “The sum of no reason”.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora, vamos ouvir um trabalho ao vivo de Fish, o ex-vocalista do grupo Marillion, que resolveu comemorar os vinte anos de um dos mais bem sucedidos álbums do seu antigo grupo em uma tour antológica.

Lançado em 1985, o álbum “Misplaced Childhood” foi um dos marcos do movimento neo-progressivo, pois conseguiu a proeza de chegar aos primeiros lugares das paradas, chamando a atenção da mídia para essa corrente musical que foi a grande responsável pela sobrevivência da linguagem progressiva em uma época em que ela já era considerada coisa do passado… relegada apenas aos eventuais retornos de medalhões como o Yes ou o Genesis.

Era uma época em que os grupos novos de prog. rock eram totalmente ignorados… e, foi nesse cenário que o Marillion alcançou o sucesso mundial com esse trabalho que misturava a sensibilidade melódica do pop com a complexidade de arranjos e composições, dentro do que era, simplesmente, um álbum conceitual sobre o fim da infância…

Fish deixaria o Marillion em 1987, começando uma prolífica carreira solo que está aí até hoje… mas, duas décadas depois, em 2005, ele resolveu resgatar o material do álbum e apresentá-lo na íntegra ao vivo, em uma tour com sua banda solo, lançando em 2006 “Return to Childhood”… em CD duplo e também em DVD…  e é um pouco desse trabalho memorável que nós selecionamos para o programa de hoje.

Vocês ouviram Fish com “Pseudo silk kimono”, “Lavender”, “Bitter Suite” e “Fugazi”, lembrando seus tempos com o Marillion…

Art Rock fica por aqui… lamentando que Rick Wright, do Pink Floyd, tenha resolvido nessa semana atravessar o último portal, deixando a música mais pobre e nós, roqueiros, um pouco mais sozinhos… obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem com a Paraná Educativa… 97,1.

Visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com onde você pode fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado.

Até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Set list:

THE FLOWER KINGS

BG – FLIGHT 999

1.    ONE MORE TIME – 13:04

2.    THE SUM OF NO REASON – 13:25

BG –LIFE IN MOTION

TOTAL – 26:29

FISH

BG – INCOMUNICADO

1.    PSEUDO SILK KIMONO – 2:36

2.    LAVENDER – 2:58

3.    BITTER SUITE – 8:29

4.    FUGAZI – 9:39

BG – CHILDHOOD’S END

TOTAL – 23:42

GRAND TOTAL – 50:11

Ouça o Art Rock com Flower Kings & Fish, que foi ao ar no dia 21/09/2008, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: