Flash & Steve Hillage

“Boa noite, hoje vamos começar o programa trazendo um dos filhotes do grande Yes… o Flash, grupo que reuniu o tecladista Tony Kaye e o seu colega, o guitarrista Peter Banks…

Logo que saíram do Yes, essas duas figuras já respeitadas no prog. inglês resolveram formar um novo grupo… e o resultado foi o Flash, fundado em 71 juntamente com o baixista Ray Bennet, ex-Gun, com o vocalista Colin Carter e com o baterista Mike Hough… uma formação respeitável que lançaria dois álbuns excelentes: “Flash” e “In the Can”… ambos em 72 e com um estilo que combinava a tapeçaria sonora dos primeiros discos do Yes com uma abordagem mais livre.

Os dois trabalhos mostravam que continuava firme a química entre Tony Kaye e Peter Banks… que era um dos pontos altos da primeira formação do Yes… mas eles não chegaram a causar muita repercussão em um momento em que o seu velho grupo estava se tornando uma das grandes forças do progressivo… e no fim o Flash acabaria não indo muito longe.

Em 73, Tony Kaye deixaria o grupo… mas eles lançariam ainda mais um álbum, “Out of our Hands”… antes de se separarem de vez… seus integrantes continuariam na ativa, mas o Flash não tornaria a se reunir… para o programa de hoje nós selecionamos faixas dos dois primeiros trabalhos desse descendente do Yes… que foi outro daqueles grandes grupos de carreira curta…

Vocês ouviram “Monday Morning Eyes”, “There No More” e “Small Beginnings”, com o Flash de Peter Banks e Tony Kaye…

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos trazer um pouco de Steve Hillage… um guitarrista que começou como integrante de grandes grupos progressivos… mas que se tornaria ainda mais celebrado no cenário da ambient music e da música eletrônica e techno da atualidade…

Hillage começou nos anos 60, com o grupo Uriel, junto do tecladista Dave Stewart… mas logo ele seguiria para outros projetos, montando primeiro o Khan, que lançaria apenas um álbum em 72… participando da banda de apoio de Kevin Ayers do Soft Machine… e pouco depois ele passaria a integrar o grande Gong, tornando-se um dos responsáveis pela sonoridade da celebrada trilogia “Radio Gnome Invisible”…

Esses foram anos formadores para Steve Hillage, que deixaria a banda do genial Daevid Allen em 75 para seguir em carreira solo… passando aos poucos para a produção quando a música progressiva perdeu terreno nos anos 80… e ele teria continuado como produtor de grupos como o Simple Minds, se não tivesse ouvido Alex Paterson, do grupo ambient house The Orb, rolando uma música de sua autoria em uma ambient room de um clube de Londres em 1989.

Logo ele estava gravando com o grupo The Orb e Alex Paterson participaria do primeiro trabalho do projeto System 7, que Steve criaria com a sua parceira desde os tempos do Gong, Miquette Giraudy… e se tornaria um grande sucesso durante a década de 90… e está aí até hoje… mas, para o nosso programa, vamos selecionar algo da fase mais progressiva da carreira de Steve Hillage… fiquem com faixas extraídas do seu primeiro álbum solo…

Vocês ouviram com Steve Hillage “Solar Musick Suite” e “The Salmon Song”… extraídas do album “Fish Rising” de 1975.

Art Rock fica por aqui… obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem com a Paraná Educativa… 97,1.

Visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com onde você pode fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado.

Até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Set list:

FLASH

BG – LIFETIME

1. MONDAY MORNING EYES – 5:14

2. THERE NO MORE – 10:31

3. SMALL BEGINNINGS – 9:22

BG – CHILDREN OF THE UNIVERSE

TOTAL – 25:07

STEVE HILLAGE

BG – GLIDDING (8:55)

4. SOLAR MUSICK SUITE – 16:55

5. THE SALMON SONG – 8:32

BG – THE GREAT WAVE AND THE BOAT OF HERMES (1:35)

TOTAL: 25:27

GRAND TOTAL – 50:34

Ouça o Art Rock com Flash & Steve Hillage, que foi ao ar no dia 12/10/2008, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Uma resposta to “Flash & Steve Hillage”

  1. Ola..

    Vim aqui anúnciar este meu novo blog, e convida-lo a fazer parte de nossa familia de blogueiros. Espero que se interesse.

    A idéia de criar este blog, é oferecer uma comunidade, para divulgação de posts em varios blogs. Todos do wordpress estão convidados a fazer parte deste blog, para divulgar seu proprio blog, participar de pesquisas e principalmente, conhecer outros blogueiros de nossa blogsfera WordPress.

    Sejam Bem vindos, e caso queiram fazer parte, deixem um comentário para que você seja colocado com um de nossos colabores e amigos.

    http://wordpostit.wordpress.com

    Obrigado, e desculpe incomodar com este convite…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: