Flor de Loto & Malo

“Boa noite, hoje teremos no programa a participação das nossas queridas amigas… a Ana Barbara e a Ana Paula Vicentin… fiquem com elas…

Para a primeira parte do programa de hoje trouxemos um pouco da sonoridade progressiva instrumental latino americana da atualidade, com o grupo peruano Flor de Loto, que foi formado em 1998 pelo guitarrista Alonso Herrera e o baterista Efraín Rosas, ao qual se juntaram o baixista Alejandro Jarrín e o tecladista Daniel Quiñónez, dentro da Universidad Católica Del Perú, onde começaram as suas apresentações.

Em 2002, Daniel deixou o grupo, sendo substituído por um estudante de psicologia da mesma Universidade, Rafael Valenzuela, porém para tocar flauta transversal. No mesmo ano, Efraín também deixa a banda, para a entrada de Jorge Puccini na bateria. Nessa época eles já eram bastante conhecidos no Peru, tocando em festivais e megaconcertos… foram inclusive jurados do concurso Rock N´Dunas na cidade de Ica… e o seu primeiro CD, entitulado “Flor de Loto”, sairia em janeiro de 2005. Mas Rafael Valenzuela deixaria o grupo durante as gravações, substituído por Johnny Pérez, músico de experiência folclórica peruana, que incorpora novas idéias e sonoridades ao Flor de Loto…

Nesse mesmo ano, eles participaram da coletânea peruana “Alternative Rock Perú”. O seu primeiro álbum também conseguiria repercussão internacional, não só na América Latina mas também no Japão… e eles viriam ao Rio de Janeiro para participar da edição de 2006 do Rio Art Rock Festival… ainda em 2006 o Flor de Loto iniciou os trabalhos para o seu segundo CD, “Madre Tierra”, que foi lançado em 2007, ano em que Johnny Pérez deixou a banda, entrando em seu lugar Junior Pacora, um jovem talento do jazz peruano… fiquem agora com um pouco do Flor de Loto…

Vocês ouviram com o Flor de Loto as faixas “Libélula”, “El Errante” e “El Niño y El Puerco” todas retiradas do CD de 2005, “Flor de Loto”.

O Art Rock volta já!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos continuar no clima latino, trazendo um dos decanos da fusão do rock com os ritmos da América Latina… o genial Malo, que era radicado nos Estados Unidos, mas formado quase inteiramente por imigrantes ou descendentes…

A história desse grupo lendário começa em San Francisco, nos anos 60, quando eles ainda se chamavam The Malibus e trouxeram para os vocais o porto-riquenho Arcelio Garcia… na época eles estavam apenas começando a misturar elementos latinos ao seu rock… mas a sua sonoridade só começou a tomar forma depois da entrada da guitarra de Jorge Santana, irmão do grande Carlos Santana, que na época já era considerado um dos maiores guitarristas do mundo.

Eles mudaram o nome para Malo em 1970 e conseguiram um contrato com a Warner… lançando em 72 o seu primeiro álbum, que combinava o diálogo das guitarras dobradas de Jorge Santana e Abel Zarate com uma poderosa percussão e com as contagiantes linhas melódicas do quarteto de trompetes dominado pelo grande Tom Harrell e por Forrest Buchtell, que mais tarde iria integrar o Blood Sweat and Tears…

Depois de lançar 4 álbuns clássicos entre 72 e 74, com formações diferentes, o Malo passou a gravar só ocasionalmente… atualmente, só Arcelio Garcia e Jorge Santana continuam se apresentando com o grupo, sendo que Jorge só aparece em ocasiões especiais… o seu último registro foi com o álbum “Em Vivo/Live”, de 2005, mas nós selecionamos faixas do seu trabalho de estréia, “Malo”, lançado em 1972.

Vocês ouviram o Malo com “Just Say Goodbye”, “Cafe” e “Peace”…

Art Rock fica por aqui… eu e o Beto agradecemos a presença das nossas queridas amigas, as gêmeas progressivas, a Ana Bárbara e a Ana Paula Vicentin, que produziram a primeira parte do programa de hoje… obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem com a Paraná Educativa… 97,1.

Visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com onde você pode fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado.

Até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Set list:

FLOR DE LOTO

BG – AYHUASKA

1. LIBÉLULA – 7: 22

2. EL ERRANTE – 9:03

3. EL NIÑO Y EL PUERCO – 7:37

BG – FLOR DE LOTO

TOTAL – 24:02

MALO

BG – PANA

4. JUST SAY GOODBYE – 7:49

5. CAFE – 7:15

6. PEACE – 9:17

BG – SUAVECITO

TOTAL: 24:21

GRAND TOTAL – 48:23

Ouça o Art Rock com Flor de Loto & Malo, que foi ao ar no dia 19/10/2008, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

2 Respostas to “Flor de Loto & Malo”

  1. Rafael Tuca Says:

    Aí estão duas interessantes propostas de art rock, Flor de Loto & Malo. Vou já investigar mais sobre o trabalho deles. Entretanto, deixo uma sugestão. Nessa lista de rádios que você encontra nesse link
    http://cotonete.clix.pt/ouvir/radios/tematica.aspx?id=11
    pode ouvir uma rádio que só toca rock progressivo. Acho que você poderá curtir!

  2. artrock Says:

    Valeu pela dica Rafael! ja estou ouvindo!
    Postei o link na nossa página de rádios: https://artrock.wordpress.com/radios-na-web/
    Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: