Maxofone & E. A. Poe

“Boa noite, no programa de hoje faremos uma das nossas costumeiras passagens pela grande tradição progressiva do rock italiano.

E vamos começar com o sexteto milanês Maxofone, fundado em 1973 e que lançou um único álbum em 75, com uma sonoridade cheia de atmosfera e arranjos complexos, mas que acabou causando pouca repercussão diante de um cenário progressivo que havia começado a perder terreno em meados da década de 70… apesar do grande talento dos músicos e do seu esforço por encontrar um espaço, que incluiu a tentativa de um compacto em inglês para a faixa “C’è um paese al mondo”, que acabou ignorado.

Ainda em 75 o grupo participaria do álbum “Gente Così” do cantor e compositor italiano Corrado Castellari… e eles continuariam a tentar se firmar ainda por algum tempo, antes de desistir de vez em 1977, com apenas o flautista Leronardo Schiavone seguindo na mesma linha com o grupo Stormy Six, que integrou brevemente no final dos anos 70.

Considerado uma raridade, o único álbum do Maxofone foi resgatado em CD pelo selo Akarma em 2001, e a repercussão foi tanta que os integrantes do grupo foram chamados para colaborar em uma edição especial que sairia em 2005, intitulada “From Cocoon to Butterfly”, incluindo um CD com faixas inéditas e também um DVD com entrevistas, vídeos de época da televisão italiana e até um novo vídeo, gravado pelo grupo especialmente para esse lançamento… ouçam um pouco dessa pérola perdida do prog. italiano.

Vocês ouviram com o Maxofone as faixas “C’è um paese AL mondo”, “Fase”, “Al mancato compleanno di uma farfalla” e “Elzeviro”.

A gente volta  já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos trazer outro grupo da região de Milão, mas dessa vez da cidade de Ornago… o E. A. Poe…

Esse misterioso grupo italiano tirou o seu nome do grande escritor americano Edgar Alan Poe, e surgiu em 67 como um grupo de adolescentes com o nome de Angelo e gli Spacemen… nome que eles usaram até a saída do seu líder, o tal Angelo, em 69… a partir de então eles começaram a levar a música mais a sério, deixando aos poucos de tocar só covers de grandes grupos de rock e passando a compor material próprio.

Em 74, eles lançariam seu único álbum, “Generazioni (storia di sempre)”, centrado nos teclados de Giorgio Foti e na guitarra de Beppe Ronco… mas, apesar de ser um belo trabalho, o grupo não conseguiu muita repercussão na época, prejudicado pelo limitado número de unidades da edição original… e, logo em seguida, por mudanças de formação, com a saída do baixista Marco Maggi, que imigrou para os Estados Unidos.

Mas eles seguiriam em frente, lançando em 76 um bizarro single pelo selo Shark, que quer dizer tubarão em inglês, trazendo nada menos do que o tema do filme “Tubarão” de Stephen Spielberg… além de participar de outro compacto, como banda de apoio de Luca Simonelli… depois disso, eles desapareceriam, para só serem redescobertos na era do CD, pelo selo Vinyl Magic… nos anos 90.

Vocês ouviram com o Edgar Alan Poe, “Considerazione”, “Per Un’anima”, “Alla Ricerca Di Uma Dimensione”, “Ad Un Vecchio” e “La Ballata Del Cane Infelice”…

Art Rock fica por aqui… obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem com a Paraná Educativa… 97,1.

Visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com onde você pode fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado.

Até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Set list:

MAXOFONE

1.  C’È UM PAESE AL MONDO – 6:38

2. FASE – 7:02

3. AL MANCATO COMPLEANNO DI UMA FARFALLA – 5:50

4. ELZEVIRO – 6:45

5. EL ERRANTE – 9:03

TOTAL – 26:15

E.A. POE

6. CONSIDERAZIONE – 5:19

7. PER UN’ANIMA – 2:37

8. ALLA RICERCA DI UMA DIMENSIONE – 4:23

9. AD UN VECCHIO – 6:53

10. LA BALLATA DEL CANE INFELICE – 4:54

TOTAL: 24:16

GRAND TOTAL – 50:31

Ouça o Art Rock com Maxofone & E. A. Poe, que foi ao ar no dia 26/10/2008, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

2 Respostas to “Maxofone & E. A. Poe”

  1. Maxophone, é uma verdadeira “descoberta”!!!

    State of Art do rock progressivo mundial!!

    Um referencial mor para o mundo musical!!!!!!!!!!!

    Diversos metais/trombone, horn french, etc…

    Melodias antologicas!!!!!!!

  2. artrock Says:

    Essa banda é fantástica mesmo! =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: