Gong & O Terço

“Boa noite, hoje vamos atender às sugestões do nosso ouvinte Lucas e da nossa amiga Nanda, que se comunicaram através do blog do Art Rock… e para atendê-los nós vamos trazer dois grandes sobreviventes do prog. rock, começando com o genial Gong.

gong

Esse grupo lendário surgiu no final dos anos 60, quando o guitarrista australiano Daevid Allen teve problemas com o seu visto de permanência na Inglaterra e foi forçado a se mudar para a França, deixando o seu primeiro grupo, o grande Soft Machine, e iniciando um novo projeto, que só em 71 lançaria o primeiro álbum, “Camembert Electrique”… começando uma longa viagem ao pacífico planeta Gong, com seus fantásticos habitantes: Octave Doctors, Radio Gnomes e Pothead Pixies…

Metáfora para músicos, divulgadores e ouvintes… esse triângulo de personagens e mais o protagonista Zero the Hero, também falava da nossa confusa realidade, e seria o foco de uma série de álbuns lançada pelo Gong e conhecida como a Radio Gnome Trilogy… mas o grupo teria muitas outras fases, experimentando com o jazz-rock e chegando a se desmembrar em vários sub-grupos como o Mother Gong, o Gongzilla e o Planet Gong… acabando por se tornar uma verdadeira família no mundo do prog. rock.

E a família Gong continua na ativa… embaixadores do seu distante planeta natal, onde, como Daevid Allen disse uma vez, a vida ainda merece ser amada… e para o programa de hoje, nós selecionamos faixas de um álbum especial, o duplo ao vivo “The Birthday Party”, gravado no London Forum em 1994, para comemorar os 25 anos desse sonho… ou melhor, desse delírio coletivo chamado Gong…

Você ouviram o Gong com “You can’t kill me”, “I am your pussy”, “Pot-head Pixies” e “Tri-cycle gliss”…

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos trazer outro grande sobrevivente… O Terço… o mais indestrutível representante do progressivo nacional…

terco

Com uma carreira que está completando 40 anos, o Terço surgiu em 1968 como um power-trio… e tinha na formação Sérgio Hinds, Vinícius Cantuária e Jorge Amiden… mas eles só gravariam o seu primeiro álbum em 1970… e, entre as muitas mudanças de formação, sempre mantiveram uma sonoridade rica, misturando elementos de rock, folk e música erudita… em uma alquimia que os colocou na vanguarda do prog. brasileiro, já a partir do álbum “Terço”, de 1973.

Mas foi só em 75 que eles lançariam o que muitos consideram seu trabalho definitivo… o genial “Criaturas da Noite”, um clássico do nosso progressivo que teve arranjos do papa do tropicalismo, o grande maestro Rogério Duprat, e chegou a atingir tanta repercussão que ganharia uma versão em inglês, para o mercado internacional.

Nos anos seguintes o grupo lançaria mais dois grandes álbuns, antes de iniciar uma longa fase de desencontros, ressurgimentos, contratos e álbuns de neo-prog. no exterior, volta ao Brasil, reencontros e um retorno com a sua formação clássica em 2001… e atualmente Sérgio Hinds e Sérgio Magrão continuam em frente, promovendo o novo álbum e DVD gravados ao vivo com o velho companheiro Flávio Venturini… vamos ouvir um pouco desse trabalho do grande Terço.

Com O Terço vocês ouviram “1974”, “Guitarras”, “O Vôo da Fênix” e “Criaturas da Noite… todas do álbum “Ao Vivo”, gravado em 2005, mas lançado apenas no ano passado.

Art Rock fica por aqui… obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem com a Paraná Educativa… 97,1.
Visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com onde você pode fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado.

Até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Set list:

GONG

BG – NEVER GLID BEFORE

1. YOU CAN’T KILL ME – 6:20

2. I AM YOUR PUSSY – 4:56

3. POT HEAD PIXIES – 2:54

4. TRI-CYCLE GLISS – 10:51

BG – CLOUDS AGAIN

TOTAL – 25:01

O TERÇO

BG – CABALA

5. 1974 – 14:18

6. GUITARRAS – 3:59

7. O VÔO DA FÊNIX – 2:42

8. CRIATURAS DA NOITE – 4:11

BG – TRIBUTO AO SORRISO

TOTAL: 23:54

GRAND TOTAL – 50:11

Ouça o Art Rock com Gong & O Terço, que foi ao ar no dia 30/11/2008, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

5 Respostas to “Gong & O Terço”

  1. Almir Says:

    Grande progama e seleção de músicas, Vidal. 1974 é uma obra de arte do prog. Valeu

  2. Meu nome foi citado no programa, que honra! O programa foi sensacional, repertório impecável!
    Um grande abraço!

  3. Vidal Costa Says:

    Nós é que agradecemos a audiência, um grande abraço e continue com as sugestões.

  4. Olá …Acabei de escutar novamente este programa…Realmente O Terço ultrapassa os anos sempre atual. Queria sugerir um programa com O Tangerine Dream..Valeu

  5. Olá! Sugestão anotada!
    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: