Karnataka

“Boa noite, hoje teremos um programa dedicado a um dos melhores grupos da geração progressiva nascida nos anos 90 na Inglaterra… o Karnataka.

karnataka-strangebehaviour-front

Com o nome inspirado em uma província da Índia, o Karnataka foi formado em 96 e tinha em sua formação o tecladista Jonathan Edwards, o guitarrista Paul Davies e o baterista Gavin Griffiths… mas, desde o início, o som do grupo centrava-se no casal formado por Ian e Rachel Jones, uma parceria responsável pela maioria das composições, que ressaltavam a bela voz de Rachel, considerada uma das melhores vocalistas de sua geração junto de Heather Findley do Mostly Autumn.

A posição de Ian Jones como principal compositor do grupo é um daqueles raros casos no rock em que um baixista assume a liderança, tomando o lugar normalmente reservado aos guitarristas e até aos tecladistas… e musicalmente o resultado foi uma sonoridade que busca mais a complexidade dos arranjos e linhas vocais do que o diálogo de instrumentistas solo.

Infelizmente, depois de três álbuns celebrados, o casal acabou se separando em 2003 e o grupo se desfez… mas não por muito tempo, pois Ian recrutou Lisa Fury para assumir a posição de vocalista do Karnataka e eles voltaram a atividade… mas nós selecionamos para esse programa faixas do duplo ao vivo “Strange Behaviour”, lançado em 2004, registrando a tour do ano anterior… a última antes da saída de Rachel Jones.

Vocês ouviram com o Karnataka as faixas “After the Rain”, “Crazy”, “Dreamer” e “I Should Have Known”.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Vamos continuar trazendo um pouco do álbum duplo “Strange Behaviour” do Karnataka…

Já considerado um grupo revelação, o Karnataka se tornou ainda mais reconhecido depois do seu álbum de 2003, “The Delicate Flame of Desire”, que contou com a adição de mais uma vocalista, Anne Marie Helder, para completar os arranjos de vocais cruzados com Rachel Jones… e o resultado foi um dos melhores trabalhos recentes de prog. rock, chegando a ser votado o melhor disco do ano pela Classic Rock Society…

A tour de 2003 foi a mais bem sucedida da história do grupo, mas também marcou o fim da colaboração de Rachel Jones com o Karnataka… rendendo um registro no DVD “Live in Concert” e também este álbum duplo que vocês estão ouvindo aqui no Art Rock e que originalmente só era disponível para compras online, mas acabou sendo lançado em CD, em 2004…

Felizmente a saída de Rachel Jones não representou ou fim do Karnataka… que voltou à atividade depois da entrada de Lisa Fury, tendo um novo trabalho já em fase final de produção, o álbum “Chasing the Moonsoon”… e, além disso, eles também estão excursionando com esta formação… mas por hoje nós vamos fechar com mais um pouco do genial duplo ao vivo “Strange Behaviour”…

Vocês ouviram o Karnataka com “Must be the Devil”, “Everything Must Change”, “Talk to Me” e “The Journey”.
Art Rock fica por aqui… obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem com a Paraná Educativa… 97,1.

Visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com, que é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você vai poder fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado.

Até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Art Rock set list:

KARNATAKA

BG – TIME STANDS STILL

1. AFTER THE RAIN 7:23

2. CRAZY – 6:05

3. DREAMER – 3:10

4. I SHOULD HAVE KNOWN – 6:22

BG – THE RIGHT TIME

TOTAL: 23:00

KARNATAKA

BG – TELL ME WHY

5. MUST BE THE DEVIL – 4:47

6. EVERYTHING MUST CHANGE – 5:03

7. TALK TO ME – 8:53

8. THE JOURNEY – 7:59

BG – OUT OF REACH

TOTAL – 26:42

Total geral: 49:42

Ouça o Art Rock com Karnataka, que foi ao ar no dia 04/01/2009, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

4 Respostas to “Karnataka”

  1. Muito legal! Não conhecia o grupo, correrei atrás de mais coisas.
    Bem, tenho algumas sugestões para edições futuras do Art rock, dentre elas especiais com Phish, Grateful Dead(que lançou a poucos meses o cd com as gravações do show no Egito nos anos 70), Frank Zappa e Return to Forever.
    Um grande abraço e um feliz ano de 2009!

  2. Bacana Lucas, anotado!
    A você também um excelente 2009!
    Abraços

  3. Olá Boa Noite…

    Acompanho o Art Roch a muito tempo e passo aqui para deixar os meus PARABÊNS, pois o programa é sensacional. Formato bem bacana, comentários sobre as Bandas relevantes e o que é mais legal, não pega somente aquelas bandas conheciidíssimas… O único ponto negativo, e aí não é culapa de vocês é o horário, pois 01:00´de sábado geralmente já estamos na balada. Escuto sempre no domingo, já virou terapia…..Mas uma parabenizo pelo trabalho…e VIDA LONGA AO ROCK PROGRESSIVO. Abração.
    assirpaiva@hotmail.com / Curitiba

  4. Obrigada pelos parabéns! ficamos muito felizes!
    Pois é, o horário é complicado, mas com certeza, se surgir a oportunidade de mudar, o faremos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: