Triana & Tasavallan Presidentti

“Boa noite, hoje teremos no programa a participação das nossas queridas amigas, as gêmeas progressivas, a Ana Bárbara e a Ana Paula Vicentin…

Hoje trouxemos para a primeira parte do Art Rock, um grupo espanhol de Sevilla, o Triana… Formado por 3 veteranos da música folclórica flamenca, Juan José Palacios na bateria e percussão, Eduardo Rodríguez na guitarra flamenca e Jesús de La Rosa nos teclados e vocal, foram responsáveis pela criação de um novo e singular estilo dentro do rock progressivo, o “rock andaluz”. Esse novo estilo consistia na fusão do rock com a música flamenca, tendo influenciado outros grupos espanhóis posteriores ao Triana, como o Alameda, Crack, Medina Azahara e Mezquita.

triana-el-patio

O trio passou por 2 fases, a primeira entre 1975 e 1979, com o lançamento dos LPs “El Patio” de 1975, “Hijos del Agobio” de 1977 e “Sombra y Luz” de 1979. Nessa primeira fase, o trabalho do Triana era repleto da magia própria e apaixonada da música flamenca e da estilização experimental do progressivo, não deixando de serem influenciados também por idéias e emoções que surgem em situações sócio-políticas cruciais, como a que a Espanha se encontrava na época da instauração da vida democrática.

triana-hijos-del-agobio

A segunda fase do Triana foi entre 1980 e 1983, com o lançamento dos LPs “Un Encuentro” de 1980, “Un Mal Sueño” de 1981 e “Llegó el Día” de 1983… que traziam um som mais pop, como era comum nos trabalhos da década de 80 da maioria das bandas progressivas. O trio encerraria as atividades nessa época, em outubro de 1983, quando Jesús de La Rosa deixou nossa realidade em um trágico acidente de carro, e se tornou uma lembrança imortal dentro do cenário progressivo espanhol… para homenageá-lo, seu nome foi até colocado em uma rua na cidade de Sevilla… atualmente, somente Eduardo Rodríguez ainda vive.

calle_jesus

Ouçam agora músicas da primeira fase do Triana, com o som mais característico e expressivo do grupo.

Ouvimos com o Triana, a faixas “Recuerdos de una Noche” do LP de 1975 “El Patio”, “Rumor” e “Del Crepúsculo Lento Nacerá el Rocío” do LP de 1977 “Hijos del Agobio” e “Hasta Volver” do LP de 1979 “Sombra y Luz”.

O Art Rock volta já!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos ouvir outro grupo que é um verdadeiro sinônimo de progressivo em seu país de origem… mas pouco conhecido fora dele… o Tasavallan Presidentti.

tasavallan_presidentti

Considerado o decano do prog. rock finlandês… o grupo foi fundado em 69 pelo guitarrista Jukka Tolonen e pelo baterista Vesa Aaltonen… e eles lançaram naquele ano o seu primeiro álbum: “Tasavallan Presidentti”… onde exploravam ainda as veredas psicodélicas, com influências fortes do rock inglês do período… indo dos Moody Blues ao Traffic… e mais tarde adicionando pitadas de Gentle Giant e até da fase jazzística do Soft Machine.

tasavallan_presidentti2

O nome do grupo significava Presidente da República… algo que marcava bem suas origens na Finlândia… a única república da Escandinávia… no entanto, o seu som foi além das fronteiras do seu país… chegando a ter alguma repercussão depois de sua apresentação no Reading Festival, de 73… mas, infelizmente, as tours bem sucedidas na Inglaterra não foram o suficiente para garantir a sua longevidade.

lambertland

Apesar da boa recepção, o Tasavallan Presidentti não foi muito além do seu quarto trabalho, “Milk Way Moses” de 74… que deveria ser lançado nos Estados Unidos, em preparação para uma tour que acabou não se realizando, pois o grupo se separaria ainda naquele ano… e o seu retorno nos anos 90 só rendeu o álbum ao vivo “Still Struggling for Freedon” de 2001… para o programa de hoje nós selecionamos faixas dos quatro álbuns da fase clássica do grupo.

milky_way_moses

Vocês ouviram o Tasavallan Presidentti, com “You’ll be back for more”, “Deep Thinker”, “Struggling for freedom”, “Last quarter” e “Jelly.

Art Rock fica por aqui… obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem com a Paraná Educativa… 97,1. Visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com, que é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você vai poder fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado… e nós agradecemos a participação da Ana Bárbara e também da Ana Paula… as nossas queridas Gêmeas Progressivas… que produziram e apresentaram a primeira parte do programa de hoje.

Até a semana que vem.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

TRIANA

BG – “EN EL LAGO”

1. RECUERDOS DE UNA NOCHE

2. RUMOR

3. DEL CREPÚSCULO LENTO NACERÁ EL ROCÍO

4. HASTA VOLVER

BG – “SR. TRONCOSO”

TOTAL – 23:48

TASAVALLAN PRESIDENTTI

BG – DRIVING THROUGH

5. YOU’LL BE BACK FOR MORE – 6:16

6. DEEP THINKER 2:36

7. STRUGGLING FOR FREEDOM – 4:46

8. LAST QUARTER – 8:14

9. JELLY – 3:34

BG – WUTU BANALE

TOTAL – 25:26

GRAND TOTAL – 49:14

Ouça o Art Rock com Triana & Tasavallan Presidentti, que foi ao ar no dia 08/03/2009, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: