Apocalypse & Dogma

“Boa noite, hoje teremos um programa inteiramente made in Brazil, começando com o veterano grupo gaúcho que continua em plena atividade… o Apocalypse.

Fundado em Caxias do Sul, em 83, o Apocalypse começou com o tecladista e vocalista Eloy Fritsch e mais alguns amigos de escola… mais tarde entrando para o grupo o guitarrista Ruy Fritsch e o baterista Chico Fasoli… e eles gravariam muitas demos, em meio a mudanças dos outros membros e apresentações que culminaram no primeiro lugar em um festival e na gravação da música “Só Você” para a coletânea “1º. Circuito de Rock… em 1989.

pertodoamanhecer

Em 91 saía o álbum “Apocalypse”… que chamou a atenção da gravadora progressiva européia Musea e garantiu um contrato e o álbum “Perto do Amanhecer” de 95… o primeiro de uma série de trabalhos bem recebidos, como “Aurora dos Sonhos” de 96, que firmou o lugar da banda no cenário prog. nacional… ou o mais recente “Refúgio” de 2003, uma demonstração da longevidade do grupo em meio a um cenário muitas vezes dominado por iniciativas efêmeras.

Eles lançaram em 2007 o DVD “Live in Rio”, registrando shows de 2005 com o vocalista Gustavo Demarchi e com o baixista Magoo Wise… e o álbum “Bridge of Light” é o lançamento de 2009… um trabalho semi-conceitual em dois atos… e que, apesar do material ser completamente inédito, foi gravado ao vivo no palco do Teatro da Universidade de Caxias do Sul… mas ele fica para outro programa, por hoje nós selecionamos faixas do clássico álbum “Perto do Amanhecer”…

Com o Apocalypse vocês ouviram as faixas “Terra Azul”, “Fantasia Mística”, “Notredame” e “A paz da escuridão”.

A gente volta já!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Vamos continuar nesse clima de rock nacional, agora com o Dogma… grupo mineiro que lançou dois ótimos trabalhos nos anos noventa.

Fundado pelo guitarrista Fernando Campos e pelo baixista Barão, o Dogma começou a ter reconhecimento depois de sua apresentação no Festival Nacional de Rock Progressivo, realizado em 29 de outubro de 92, por iniciativa do jornal “A Clava do Som”… pouco depois eles lançariam pela Progressive Rock o seu primeiro trabalho, intitulado simplesmente “Álbum” e contando com a colaboração de Marcus Vianna do Sagrado Coração da Terra.

twinsunrise

Eles ainda lançariam mais um álbum em 95… mas então o baixista Barão deixaria nosso plano da realidade, com apenas 35 anos de idade… devido a um ataque do coração… depois disso os membros remanescentes do Dogma só tentariam algumas reuniões sem muita repercussão e sem conseguir firmar algum contrato que lhes permitisse voltar a gravar material inédito.

Membros do grupo chegaram a participar do álbum “A leste do Sol, oeste da Lua”, do Sagrado… mas novidades quanto ao Dogma só apareceram em 2003, quando Fernando Campos anunciou a volta do grupo com uma formação nova e com planos para um novo trabalho que seria lançado pelo selo Sonhos e Sons… mas, enquanto isso, vocês ficam com um pouco de “Twin Sunrise”, o segundo álbum do grupo.

Vocês ouviram “Burn the Witch”, “Hymn” e “Twin Sunrise”… com os mineiros do Dogma.

Art Rock fica por aqui… obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem na Paraná Educativa… 97,1.
Visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com, que é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você vai poder fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado…

Até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

APOCALYPSE

1. TERRA AZUL – 8:28

2. FANTASIA MÍSTICA – 8:01

3. NOTREDAME – 4:15

4. A PAZ DA ESCURIDÃO – 3:19

TOTAL – 24:03

DOGMA

5. BURN THE WITCH – 5:37

6. HYMN – 8:21

7. TWIN SUNRISE – 12:19

TOTAL – 26:24

GRAND TOTAL – 50:27

Ouça o Art Rock com Apocalypse & Dogma, que foi ao ar no dia 15/03/2009, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: