Castello di Atlante & Premiata Forneria Marconi

“Boa noite, no programa de hoje faremos mais uma passagem pelo progressivo italiano, começando com um dos muitos grupos dos anos 70 que só conseguiu lançar alguma coisa muito tempo depois… Il Castello di Atlante.

Formado em 74 com o nome de Hydra, esse quinteto só se estabilizou depois da entrada do guitarrista Aldo Bergamini em 75, passando a usar o nome Il Castello di Atlante… mas sempre na obscuridade, lançando apenas demo tapes e se apresentando sem grandes repercussões no circuito progressivo italiano, em meio a bandas muito mais bem sucedidas.

sonoioilsignore

E eles continuariam na ativa, mesmo depois que o interesse pelo prog. rock começou a diminuir, resistindo até os anos 90, quando finalmente conseguiram lançar em 92 o seu primeiro trabalho oficial, o álbum “Sono io Il Signore delle Terre a Nord”, pelo selo Vinyl Magic…  seguido em 94 pela coletânea “Passo Dopo Passo”, que reunia material gravado pelo grupo… e, ainda naquele ano, pelo álbum “L’ippogrifo”.

O trabalho mais recente do Castello di Atlante, “Capitulo 7 – Tra Le Antiche Mura”, é de 2007… e eles continuam em atividade, conservando a maior parte da sua formação clássica, incluindo o baterista Paolo Ferrarotti, o violinista Massimo di Lauro e o guitarrista Aldo Bergamini… para o programa de hoje nós selecionamos faixas do primeiro álbum oficial do grupo, “Sono io Il Signore delle Terre a Nord”, lançado quando eles já tinham quase vinte anos de carreira.

Vocês ouviram “Tirando Le Somme”, “Pozzo”, “Estate” e “Il Vessillo Del Drago”, com  Il Castello di Atlante.

A gente volta já!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos continuar nossa passagem pelo prog. italiano com aquele que é o mais conhecido grupo progressivo de seu país… o grande PFM…

Surgido em Milão no início dos anos 70, o Premiata Forneria Marconi já passou dos 30 anos de carreira e dispensa maiores apresentações, pois é uma presença indispensável na coleção de qualquer roqueiro progressivo, desde o tempo em que seu primeiros álbuns impressionaram os medalhões do prog. rock inglês… levando o poeta Pete Sinfield a colaborar com o grupo na versão em inglês do seu 4º. Trabalho, “L’Isola di niente”, que seria relançada com o nome “The World Became the World”…

storiadiunminuto

O PFM passou por muitas fases em sua longa carreira, incluindo 10 anos de afastamento do mundo progressivo… mas eles voltariam nos anos 90, movidos pelo renovado interesse no prog. rock que inspirou o retorno de grandes grupos e o surgimento de muitos outros… e, no caso do Premiata, a volta foi muito bem vinda, pois resultou em trabalhos respeitáveis que resgataram muito do seu velho estilo.

Desde então eles tem excursionado com freqüência e lançado ótimos trabalhos, como “Serendipity” de 2000 ou a ópera rock “Dracula” de2005… mas para o programa de hoje nós selecionamos faixas que sempre vale a pena ouvir de novo, extraídas dos álbuns “Storia di um Minuto” e “L’Isola di Niente”…

lisoladiniente

Com o PFM vocês ouviram ‘La Carroza di Hans”, “Dove Quando (Part II)” e “L’Isola di Niente”…

Art Rock fica por aqui… obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem na Paraná Educativa… 97,1.
Visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com, que é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você vai poder fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado…

Até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

CASTELO DI ATLANTE

1. TIRANDO LE SOMME – 7:04

2. IL POZZO – 5:49

3. ESTATE – 7:55

4. IL VESSILLO DEL DRAGO – 5:24

TOTAL – 26:12

PREMIATA FORNERIA MARCONI

5. LA CARROZA DI HANS – 6:45

6. DOVE QUANDO (PART II) – 6:00

7. L’ISOLA DI NIENTE – 10:42

TOTAL – 23:27

GRAND TOTAL – 49:39

Ouça o Art Rock com Castello di Atlante & Premiata Forneria Marconi, que foi ao ar no dia 12/04/2009, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: