UFO & Wishbone Ash

“Boa noite, hoje teremos no programa dois grandes sobreviventes do rock inglês, começando com o grande UFO, que voltou à atividade nos anos 90 e continua firme desde então.

O Unidentified Flying Object foi formado no final dos anos 60 por Phil Moog e e Pete Way, e começou como um grupo de boogie rock e blues inspirado no lado mais viajante do genial John Mayall, mas eles logo foram fazendo o seu disco voador subir cada vez mais alto, principalmente devido às alugações do guitarrista Mick Bolton… e as suas tendências para o space rock se tornariam dominantes nos primeiros trabalhos do grupo.

ufo-2-flying

Isso iria mudar a partir do seu quarto álbum, quando a entrada de Michael Schenker levou o UFO a se orientar para o rock pesado propriamente dito… onde alcançariam muita repercussão em meados dos anos 70, até começar a perder terreno no final da década, acabando por se separar em 83… e passar os anos seguintes com cada qual cuidando de um projeto diferente.

Mas a segunda formação do grupo voltou a se reunir na década de 90, lançando álbuns excelentes, e eles seguiram em frente mesmo depois que Michael Schenker resolveu deixar novamente o grupo… ele seria substituído pelo virtuoso Vinnie Moore, mas permaneceriam 3 membros da formação original: Phil Moog, Paul Raymond e Andy Parker… e eles estão com um novo trabalho, o álbum “Visitor”… mas ele fica para outro programa, por hoje vamos ouvir dois momentos do começo sideral da carreira do velho disco voador…

Vocês ouviram com o U.F.O. as faixas “Star Storm” e “Silver Bird” de seu álbum “UFO 2 – Flying”, último registro de estúdio do grupo com o seu primeiro guitarrista, Mick Bolton.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos trazer um grupo dos anos setenta que teve alguns períodos de silêncio, mas nunca encerrou atividades e continua inabalável, o Wishbone Ash.

Fundado no final da década de 60 pelo baterista Steve Upton e pelo baixista e vocalista Martin Turner, o grupo usou os nomes Empty Vessels e Tanglewood, até a entrada dos guitarristas Ted Turner e Andy Powell, que dariam forma definitiva ao som… só então eles adotaram o nome Wishbone Ash e deram início a uma longa carreira, com muitas fases diferentes, mas sempre ocupando um lugar a meio caminho entre o heavy e o prog.

livedates3

E o seu som característico, acabaria sendo uma grande influência para os grupos de heavy metal surgidos no final dos anos setenta e oitenta… como o grande Iron Maiden, também usuário das guitarras dobradas que eram a marca registrada do velho Wishbone… para não falar do inconfundível ritmo… a sua “cavalgada”, que o Iron também adotaria.

Atualmente, Andy Powell mantém o grupo na ativa, com álbuns e tours freqüentes… seu mais recente disco de estúdio foi “The Power of Eternity”, de 2007… mas desde então houve o lançamento de mais um trabalho ao vivo, “Then Again”, mantendo a tradição de sempre oferecer um registro das apresentações do grupo, que costumam ser antológicas… e para o programa de hoje nós selecionamos faixas de “Live Dates III”, de 2001.

Vocês ouviram com o Wishbone Ash, “Errors Of My Way”, “Leaf and Steam” e “Phoenix”…

Art Rock fica por aqui… obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem na Paraná Educativa… 97,1.
Visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com, que é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você vai poder fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado…

Até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

UFO

BG – PRINCE KAJUKU

1. STAR STORM- 18:55

2. SILVER BIRD – 6:55

BG – THE COMING OF PRINCE KAKUKU

TOTAL – 25:50

WISHBONE

BG – COME IN FROM THE RAIN

3. ERRORS OF MY WAY – 6:00

4. LEAF AND STREAM – 4:18

5. PHOENIX – 14:16

BG – PERSEPHONE

TOTAL – 24:34

GRAND TOTAL: 50:24

Ouça o Art Rock com UFO & Wishbone Ash, que foi ao ar no dia 03/05/2009, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Uma resposta to “UFO & Wishbone Ash”

  1. o primeiro guitarrista do UFO era muito bom….feeling! Phil Moog um espetacular cantor
    Grande banda…sou fã há anos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: