John Mayall

“Boa noite, no programa de hoje teremos uma das figuras centrais do rock inglês… verdadeiro eixo em torno do qual vários estilos se formaram… do blues-rock, ao heavy e também o progressivo… o genial John Mayall.

Considerado o decano do blues inglês, John Mayall sempre foi o centro das muitas versões dos seus lendários Bluesbreakers… além de ter sido também um dos professores de mais de uma geração de grandes nomes do rock inglês… tendo atraído para o seu lado músicos emblemáticos como os guitarristas Eric Clapton e Peter Green, os baixistas Jack Bruce, Andy Fraser e John McVie, os bateristas Mick Fleetwood, Aynsley Dumbar  e Jon Hiseman e o saxofonista Dick Heckstall-Smith… entre muitos outros.

barewires

Atravessando as décadas sem perder a força… John Mayall mudaria de estilo muitas vezes, explorando os limites do blues em viagens jazzísticas ou arranjos mais pesados… ao mesmo tempo em que mantinha seu grupo sempre renovado com a entrada de novos membros, aumentando ou diminuindo o número de integrantes… e, mais tarde, deixando de lado o nome Bluesbreakers para assumir de vez uma carreira solo, que continua até os dias de hoje.

E nessa primeira parte do programa vamos trazer um dos momentos em que mais claramente pode-se chamar o seu som de progressive blues, o álbum “Bare Wires” de 68… o primeiro de seus trabalhos a romper com o formato tradicional do blues para assumir novas possibilidades… com a ajuda da guitarra de Mick Taylor… que, pouco depois, se tornaria membro dos Rolling Stones em uma de suas melhores fases.

Vocês ouviram a “Bare Wires Suite”… com os Bluesbreakers de John Mayall…
A gente volta já.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos continuar trazendo um pouco de John Mayall, que completa 76 agora em 2009… e que parece estar longe de querer se aposentar.

Apesar de ter perdido o destaque que tinha nos anos 60/70… John Mayall nunca encerrou atividades, continuando a se apresentar e a lançar trabalhos de estúdio com regularidade, o mais recente dos quais foi o álbum “In the Palace of the King”, lançado em 2007, onde ele fazia uma homenagem a uma de suas maiores influências… o genial Freddie King.

laurelcanyon

Além disso, Mayall mantêm um ritmo invejável em suas tours anuais… como agora em 2009, uma excursão em que, por incrível que pareça, ele mantém uma agenda de shows praticamente diários, incluindo uma série de apresentações com B.B. King em arenas de Manchester, Birmingham, Cardiff e no estádio de Wembley, em Londres… e depois, ele ainda segue para o continente europeu, em uma maratona que muitas bandas jovens não agüentariam.

turningpoint

Mas, para essa segunda parte do programa nós selecionamos um material mais antigo… extraído dos álbuns “Blues from Laurel Canyon” e “The Turning Point”… ambos lançados em 69, sendo que o último já mostra as mudanças ocorridas depois que Mick Taylor deixou o grupo para substituir Brian Jones nos Stones… outros teriam sofrido com a perda de um guitarrista talentoso como ele, mas para John Mayall aquela foi apenas mais uma chance para explorar outras possibilidades do blues…

Vocês ouviram “Vacation”, “2401”, “Medicine Man”, “Fly Tomorrow” e “Thoughts about Roxane” com o grande John Mayall.

Art Rock fica por aqui… obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem na Paraná Educativa… 97,1.

Visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com, que é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você vai poder fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado…
Até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

JOHN MAYALL

1. BARE WIRES SUITE – 23:07

TOTAL – 23:07

JOHN MAYALL

1. VACATION – 2:47

2. 2401 – 3:42

3. MEDICNE MAN -2:43

4. FLY TOMORROW – 8:59

5. THOUGHTS ABOUT ROXANE – 8:16

TOTAL – 26:27

TOTAL GERAL: 49:34

Ouça o Art Rock com John Mayall, que foi ao ar no dia 28/06/2009, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

3 Respostas to “John Mayall”

  1. Cláudio Rocha Says:

    O link não funciona.

  2. Cláudio Rocha Says:

    Obrigado pela correção.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: