Woodstock & Crosby, Stills, Nash & Young

“Boa noite, hoje, como não podia deixar de ser, teremos um programa para lembrar um dos grandes eventos da história do rock… o festival que se tornaria símbolo dos anos 60 e que está comemorando 40 anos… Woodstock.

A essa hora, em 16 de agosto de 69, a Woodstock Music & Arts Fair já estava entrando para o seu segundo dia e quem estava entrando no palco era Joan Baez, grávida de 6 meses e encerrando a apresentação o dia folk do festival… que foi aberto por Ritchie Havens e contou naquele dia com a Incredible String Band, Tim Hardim, Arlo Guthrie, Melanie e Ravi Shankar… entre outros.

woodstock-diary-dvd

Quando foi idealizado, Woodstock era para ser só um outro festival de rock… e a fazenda de Max Yasgur na cidade de Bethel (onde aconteceu o evento) era para ser alugada por apenas 50 dólares para atender a um público de 5 mil pagantes… antes mesmo de começar as estimativa foi subindo… primeiro para 50 e chegando até a 200 mil… mas, conforme as centenas de milhares foram chegando, o festival virou uma festa aberta, celebrando a Contracultura.

woodstock-diary

Vamos ouvir nessa primeira parte do programa algumas das atrações que ficaram de fora dos álbuns lançados na época e também do celebrado filme do festival… faixas que só iriam aparecer com o tempo nas muitas edições especiais comemorativas desse encontro de música e paz que pareceu, por alguns momentos, ter realizado a promessa da década de 60… de que logo veríamos um futuro que valeria a pena ser vivido.

Vocês ouviram Tim Hardin com “If I were a carpenter”, Creedence Clearwater Revival com “Ninety-nine and a half (won’t do)”, Janis Joplin com “Work me Lord”, The Band com “The Weight” e Johnny Winter com “Mean Town Blues”.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos ouvir mais um pouco do festival de Woodstock, que está comemorando 40 anos de pura juventude nesse nosso melancólico ano de 2009…

No segundo dia de Woodstock se apresentaram as bandas psicodélicas e as mais pesadas como o Mountain e o grande The Who… foi o dia em que o Grateful Dead não conseguiu tocar direito por problemas técnicos… e os atrasos, somados com as longas performances levaram o Jefferson Airplane a começar o seu show às 6hs da manhã… o que levou a gloriosa Grace Slick a anunciar um “novo amanhecer”.

woodstock box - 25 anos

E o terceiro dia foi ainda mais complicado, com o temporal depois do show de Joe Cocker atrasando de vez todo o festival, que acabaria se estendendo para o começo da segunda-feira e terminaria com a inesquecível apresentação de Jimmy Hendrix… mas na verdade, não terminou… permanece ressoando, como uma distorção inacabada em meio a um solo de guitarra… e continua sendo ouvido até hoje, 40 anos depois.

As gravadoras ainda lançam coletâneas, como a nova caixa de DVDs que acabou de sair… mas, embora a gente até goste de poder ver momentos perdidos desses dias mágicos de 69… muitos velhos roqueiros ainda estão esperando pela aurora de um novo mundo de que a bela Grace falou há tanto tempo atrás… e, enquanto isso, só podemos ouvir e lembrar… vamos fechar o programa com o show de um grupo que nasceu em Woodstock… Crosby, Stills & Nash acompanhados de Neil Young… pela primeira vez.

Vocês ouviram Crosby, Stills, Nash & Young com “Suite: Judy Blue Eyes”, “Guinevere”, “Marrakesh Express”, “4 + 20”, “Sea of madness” e “Find the cost of Freedom”.

Art Rock fica por aqui, obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem na Paraná Educativa, 97,1.

Visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com, que é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você vai poder fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado… até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

WOODSTOCK

BG – MOUNTAIN – SOUTHBOUND TRAIN

1. TIM HARDIN – IF YOU WERE A CARPENTER – 2:52

2. CREDENCE CLEARWATER REVIVAL – NINETY-NINE AND A HALF (WON’T DO) – 3:41

3. JANIS JOPLIN – WORK ME LORD – 7:53

4. THE BAND – THE WEIGHT – 4:42

5. JOHNNY WINTER – MEAN TOWN BLUES – 4:40

BG – SANTANA – SOUL SACRIFICE

TOTAL: 23:48

CROSBY, STILLS, NASH & YOUNG

BG – CSN & Y – WOODSTOCK

6. SUITE: JUDY BLUE EYES – 9:01

7. GUINEVERE – 5:30

8. MARRAKESH EXPRESS – 2:34

9. 4 + 20 – 2:42

10. SEA OF MADNESS – 3:33

11. FIND THE COST OF FREEDOM – 3:11

BG – CSN – BLACKBIRD

TOTAL – 26:31

Total geral: 50:19

Ouça o Art Rock em homenagem ao festival Woodstock & Crosby, Stills, Nash & Young, que foi ao ar no dia 16/08/2009, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

2 Respostas to “Woodstock & Crosby, Stills, Nash & Young”

  1. Nooossa, além do som ser muito bom, sensacional, ainda tem toda essa história … esse programa é sensacional! Como estou em São Paulo, graças a Deus que vocês têm esse blog! Meu Deus, como eu descobri ele só hoje! Vou recomendar pra todo mundo! Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: