Marillion & Eloy

“Boa noite, vamos começar o programa de hoje com o decano do neo-prog. e um dos mais bem sucedidos grupos progressivos da sua geração… o Marillion.

script

Nascido em 78, o grupo se chamava originalmente Silmarillion, uma citação do célebre livro do J.R.R. Tolkien… mas eles acabaram simplificando o nome para evitar problemas de direitos autorais… e foi simplesmente como Marillion que eles se tornariam um sucesso mundial ainda na época em que seu vocalista era o grandalhão Fish, com suas vocalizações inspiradas no genial Peter Gabriel.

fugazi

Mas a saída de Fish em 88 não encerrou a carreira do grupo, que recrutou Steve Hogarth e permanece em plena atividade até hoje… tendo um novo álbum acústico, “Less is more”, anunciado para esse ano, juntamente com uma tour, ao mesmo tempo em que deve sair o novo álbum do supergrupo Transatlantic… o projeto paralelo que o baixista Pete Trewavas mantém com Mike Portnoy do Dream Theatre, Roine Stolt do Flower Kings e Neal Morse do Spock’s Beard.

misplaced

Mas essas novidades vão ficar para outro programa, para hoje nós selecionamos material dos álbuns, “Script for a jester’s tear”, “Fugazzi” e “Misplaced Childhood”… todos da fase clássica do grupo, quando a voz e a presença de palco de Fish pareciam resgatar a estética genesiana em plena década de 80.

Vocês ouviram o Marillion com “The Web”, “Incubus” e “Bitter Suite”… todas da primeira fase do grupo, com o vocal de Fish.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos ouvir um pouco de uma das lendas do rock alemão… o grande Eloy, de Frank Bornemann.

Com o nome inspirado no livro A Máquina do Tempo de H. G. Wells, o Eloy surgiu no final dos anos 60 e sempre foi centrado em torno da figura de Frank Bornemann… o vocalista e guitarrista que foi o único membro constante do grupo… e eles sempre conservaram uma sonoridade dominada pelos climas de teclado e guitarras, com temáticas influenciadas por ficção científica e alugações mitológicas… uma amálgama típica das melhores bandas do chamado krautrock.

dawn

O Eloy foi perdendo sua identidade na busca de satisfazer os ditames do mercado musical, chegando a ter momentos mais comerciais antes de se separar no início da década de 80… mas eles voltariam à atividade na década passada, lançando em 94 o álbum “The Tides Return Forever”, seguido em 98 por “Ocean 2: The Answer”… uma continuação para um de seus álbuns mais celebrados, “The Ocean”, de 77.

O grupo andou meio silencioso nos últimos tempos, mas Frank Bornemann saiu do isolamento esse ano, para anunciar “Visionary”, um novo álbum de estúdio lançado para comemorar os 40 anos do Eloy… seguido de uma caixa intitulada “The Legacy Box”, reunindo material dessa longa carreira… e enquanto a gente espera, vamos conferir um pouco da sua melhor fase… com faixas do seu álbum conceitual “Dawn”, de 76.

Vocês ouviram “Lost? (the decision)”, “The Midgnight-flight / The Victory of Mental Force”, “Gliding into Light and Knowledge” e “Le Reveil du Soleil / The Dawn”.

Art Rock fica por aqui, obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem na Paraná Educativa, 97,1.
Visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com, que é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você vai poder fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado… até a semana que vem.

Até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

MARILLION

BG – KAYLEIGH

1.    THE WEB – 8:52

2.    INCUBUS – 8:13

3.    BITTER SUITE – 7:57

BG – PUNCH & JUDY

TOTAL: 25:02

ELOY

BG – BETWEEN THE TIMES

4.    LOST? (THE DECISION) – 5:02

5.    THE MIDGNIGHT-FLIGHT / THE VICTORY OF MENTAL FORCE – 8:10

6.    GLIDING INTO LIGHT AND KNOWLEDGE – 4:13

7.    LE REVEIL DU SOLEIL / THE DAWN – 6:49

BG – THE SUN SONG

TOTAL – 24:14

Total geral: 49:16

Ouça o Art Rock com Marillion & Eloy, que foi ao ar no dia 13/09/2009, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: