Steamhammer

“Boa noite… vamos começar novamente com um aviso do grupo Syd Bach… um dos veteranos do prog. curitibano dos anos 80 que está de volta à atividade e precisa de um baterista para completar o time… se você é um batera progressivo entre em contato com o Nico pelo e-mail valvulado@hotmail.comou pelo telefone 9988-1828.

No programa de hoje teremos um grupo inglês que estava entre os mais respeitados do blues-rock do final dos anos 60, mas hoje anda quase completamente esquecido… o Steamhammer, que surgiu em Worthing em 1968, e começou como banda de apoio do blueseiro americano Freddie King, para a sua tour inglesa daquele ano…

mk2

Originalmente, o Steamhammer era centrado no guitarrista Martin Pugh e no vocalista Kieran White… e em 69 sairia o seu primeiro álbum, que foi lançado a princípio com o nome “Steamhammer” pelo selo Bellaphon, mas que seria depois relançado com outros nomes… o mais conhecido dos quais sendo “Reflection”, título escolhido para a edição em CD da Repertoire.

O nome do grupo é o termo técnico para o choque de pressão caudado quando se aciona um motor a vapor e também é gíria para britadeira… e os primeiros trabalhos do Steamhammer realmente causam impacto pela sua mistura de elementos de blues, jazz e pitadas progressivas… e, para essa primeira parte do programa nós selecionamos faixas do seu álbum “Mk II” de 1969…

Vocês ouviram o Steamhammer com “Johnny Carl Morton”, “Down Along the Groove”, “Another Travelling Tune” e “Fran and Dee Take a Ride”.

A gente volta já!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos trazer mais um pouco desse grande grupo do blues-rock inglês que nunca recebeu a atenção que merecia… o Steamhammer.

Como muitos dos seus contemporâneos, o Steamhammer enfrentou inúmeras mudanças de formação… e só o guitarrista Martin Pugh manteve-se presente em todas as encarnações do grupo… e isso na prática significava uma constante luta para firmar o seu som em meio a um mercado já dominado por grandes nomes… um problema que ficou ainda mais difícil para o grupo devido à sua sonoridade.

mountains

Sem se comprometer com o rock pesado ou com o sinfônico, o Steamhammer tinha dificuldades em se impor… e em 71 Kieran White decidiu deixar o grupo, sendo substituído por Garth Watt-Roy, com quem eles tentariam seguir em frente, gravando o álbum “Speech”… mas, pouco tempo depois, o baterista Mick Bradley atravessaria o último portal devido à leucemia, com apenas 25 anos de idade.

A essa altura, a vontade se seguir em frente já estava acabando e eles se separariam em em 73… Martin Pugh e Louis Cennano seguiram para o Armageddon e depois para o Illusion… Martin Quittenton colaboraria com Rod Stewart… e o saxofonista Steve Jolliffe  tocaria com o Tangerine Dream, seguindo depois em uma prolífica carreira solo… vamos fechar com faixas do álbum “Mountains”, de 71.

Vocês ouviram o Steamhammer com “Riding on the L & N”, “Hold that Train”, “Levinia” e “Mountains”.

Art Rock fica por aqui, obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem na Paraná Educativa, 97,1…

Visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com, que é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você vai poder fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado…
E vamos lembrar mais uma vez que o grupo Syd Bach, um veterano do prog. curitibano dos anos 80, está de volta e a procura de um baterista… o contato é com o Nico pelo e-mail valvulado@hotmail.comou pelo telefone 9988-1828… até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

STEAMHAMMER

1.    JOHNNY CARL MORTON – 4:38

2.    DOWN ALONG THE GROOVE – 0:41

3.    ANOTHER TRAVELLING TUNE – 16:08

4.    FRAN AND DEE TAKE A RIDE – 3:10

TOTAL: 24:37

STEAMHAMMER

5.    RIDINGT ON THE L & N – 10:11

6.    HOLD THAT TRAIN – 5:42

7.    LEVINIA – 3:25

8.    MOUNTAINS – 5:30

TOTAL – 23:45

Total geral: 50:29

Ouça o Art Rock com Steamhammer, que foi ao ar no dia 01/11/2009, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: