Bill Bruford & Absolute Elsewhere

Boa noite… hoje teremos no programa um dos mais carismáticos bateristas do prog. rock… o genial Bill Bruford, que é mais conhecido por suas passagens pelo Yes e pelo King Crimson… mas que nós vamos trazer em dois outros momentos da sua longa carreira.

William Scott Bruford nasceu em Kent, na Inglaterra, em 1949… e é uma daquelas figuras constantes na história do rock, que sempre se manteve em atividade, tanto em sua carreira solo, como participando de grupos e muitos projetos… incluindo um breve retorno com os seus velhos companheiros do Yes nos anos 90… e, é claro, uma volta bem mais prolongada com o King Crimson.

Mas, para o programa de hoje, vamos explorar uma outra fase da sua carreira, começando com seus primeiros trabalhos solo, lançados no final dos anos 70, depois de suas primeiras passagens pelo Yes & Crimson… e antes da formação da Bill Bruford’s Earthworks.

Nessa sua investida solo, ele começou trazendo um time de peso, incluindo as guitarras de Alan Holdsworth (do Soft Machine, Tempest & Gong) e John Goodsall (do Brand X), o baixo de Jeff Berlin e os teclados e Dave Stewart (ex-The Egg)… e o resultado pode ser conferido nos álbuns “Feels good to me” de 77 e “One of a Kind” de 79…

Vocês ouviram Bill Bruford com “Back to the beginning”, “Beelzebub”, “Feels good to me”, “If you can’t stand the heat”, “Hell’s Bells” e “Five G”.

A gente volta já!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos trazer um momento pouco conhecido da carreira de Bill Bruford… sua participação no álbum “In search of ancient Gods”, do projeto Absolute Elsewhere.

Além de Bill Bruford na bateria, esse grupo era formado pelo tecladista Paul Fishman, o guitarrista Philip Saatchi e o baixista Jon Astrop… e na verdade era um veículo para a criação de uma viagem sonora, inspirada na obra do icônico escritor alemão Erich Von Däniken… autor do clássico “Eram os Deuses Astronautas”… um dos livros fundamentais para entender a mitologia dos anos 60/70…

A idéia de que os deuses da antiguidade eram extra-terrestres influenciaria muito do que foi feito na ficção científica das últimas décadas, incluindo livros, filmes, séries de TV e toda uma concepção mítico-histórica que, na época, era levada muito a sério… recebendo muita atenção da mídia em todo o mundo, apesar de ter sido desde logo desconsiderada pela ciência.

No mundo da música, muitos trabalhos se inspiraram na rica viagem especulativa de “Eram os Deuses Astronautas”… mas esse álbum de 76 era mais diretamente ligado a Von Däniken, com direito a notas de sua autoria nos encartes, além de ilustrações extraídas de seus livros… e o resultado desse encontro singular foi recuperado em CD, permitindo um vislumbre de mais esse momento quase perdido do prog. dos anos 70.

Com o Absolute Elsewhere vocês ouviram “Earthbound/Future Past”, “Gold of the Gods” e “Miracles of the Gods”…

Art Rock fica por aqui, obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem na Paraná Educativa, 97,1… Visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com… ele é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado… até a semana que vem.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

BILL BRUFORD

BG – SAMPLE AND HOLD

1. BACK TO THE BEGINNING – 7:25

2. BEELZEBUB – 3:22

3. FEELS GOOD TO ME – 3:53

4. IF YOU CAN’T STAND THE HEAT – 3:27

5. HELL’S BELLS – 3:33

6. FIVE G – 4:46

BG  – THE ABINGDON CHASP

TOTAL – 26:26

ABSOLUTE ELSEWHERE

BG – MOON CITY

1. EARTHBOUND/FUTURE PAST – 9:02

2. GOLD OF THE GODS – 2:39

3. MIRACLES OF THE GODS – 11:47

BG – RETURN TO THE STARS

TOTAL – 23:28

Total geral: 49:54

Ouça o Art Rock com Bill Bruford & Absolute Elsewhere que foi ao ar no dia 06/12/2009, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: