Esperanto

“Boa noite… no programa de hoje teremos um daqueles grandes grupos que teve poucos discos e, infelizmente, é muito pouco conhecido… o genial Esperanto.

Esse projeto multinacional, surgiu em 71 a partir do violinista belga Raymond Vincent, líder do grupo Wallace Collection… ele reuniu originalmente um quarteto, mas o número de músicos envolvidos iria crescer com o tempo e o Esperanto acabaria se tornando uma verdadeira orquestra, com uma dúzia de integrantes que se definiam justamente pelo seu background variado, misturando muitas influências musicais, além das próprias nacionalidades.

E a idéia de adotar o nome da língua internacional, criada por Ludwik Zamenhof no século XIX, foi perfeita para ilustrar o que seria a sua proposta musical, uma complexa trama onde os teclados do belga Bruno Libert dialogavam sem cessar com os outros instrumentistas… acompanhados das vocalizações surpreendentes da havaiana Bridget Dudoit, da neozelandesa Joy Yates e dos australianos Glenn Shorrock e Janice Slater.

O álbum “Esperanto: Rock Orchestra” sairia em 73, e o grupo saiu em tour, primeiro como banda de apoio do Sha Na Na e depois, com muito mais sucesso, abrindo para os Strawbs… e eles voltariam logo depois ao estúdio para preparar mais um álbum, “Danse Macabre”, que teria a produção do grande Pete Sinfield… o poeta do King Crimson e do Emerson, Lake & Palmer… mostrando bem o entusiasmo por esse grupo que acabaria tendo vida curta.

Vocês ouviram o Esperanto com “Perhaps one day”, “Roses”, “The Duel” e “The Prisoner”…

A gente volta já!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Vamos continuar trazendo o Esperanto… um grupo que merecia ter ido muito mais longe do que foi… e hoje anda quase esquecido…

Depois do lançamento do segundo álbum, o Esperanto seguiu em uma tour conjunta com o Magma, que também tinha contrato com a A & M Records… mas eles continuaram sem receber nenhuma informação sobre as vendas ou royalties do seu trabalho… um problema que já havia levado a mudanças no grupo, como a saída do vocalista/guitarrista Glenn Shorrock, substituído por Keith Christmas… que também não ficaria por muito tempo.

Outras mudanças se seguiram… e, em seu terceiro álbum, o Esperanto teria apenas 8 integrantes… incluindo os novos vocalistas Roger Meakin e Kim Moore… mas o grupo estava finalmente encontrando um formato definitivo, com shows e tours muito bem sucedidas… incluindo festivais importantes como Reading e Newcastle… infelizmente, os músicos continuavam se sentindo meio abandonados pela gravadora, que, no fim, resolveu que não tinha intenção de renovar o seu contrato.

Em meio a um desânimo geral, o Esperanto acabou se separando… e levaria muito tempo para os seus três únicos álbuns fossem editados em CD… permitindo que o seu som fosse redescoberto… e para fechar o programa de hoje, selecionamos faixas de “Danse Macabre” de 74 e também de “Last Tango”, o último registro do grupo, lançado em 1975.

Com o Esperanto, vocês ouviram “The Journey”, “Danse Macabre”, “Eleanor Rigby” e “Obsession”…

Art Rock fica por aqui, obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem na Paraná Educativa, 97,1…
Visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com… que é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado… até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

ESPERANTO

1. PERHAPS ONE DAY – 4:29

2. ROSES – 5:41

3. THE DUEL – 7:05

4. THE PRISONER – 7:20

TOTAL – 24:35

ESPERANTO

1. THE JOURNEY – 10:14

2. DANSE MACABRE – 2:03

3. ELEANOR RIGBY – 7:42

4. OBSSESSION – 4:36

TOTAL – 24:35

Total geral: 49:10

Ouça o Art Rock com Esperanto que foi ao ar no dia 13/12/2009, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

2 Respostas to “Esperanto”

  1. Joao Ferreira Lima Says:

    Olá Amigos!!!!!
    Supreso fiquei por reviver um som que não ouvia a mais de trinta anos. A novidade era a ELDOPOP no Rio de Janeiro . 19 horas de Rock progressivo sem intervalos comerciais. Hoje revivi aquela época. Gostaria de sugerir um novo programa com O Esperanto para 2010. Lá vai a sequência: ROCK ORCHESTRA- On down the road – 5:00 min
    Never again – 5:40 min
    Perhaps one day – 4:35 min
    Gypsy – 6:35 min
    DANCE MACABRE
    The prisioner – 7:20 min
    LAST TANGO
    Eleonor Rigby – 7:43 min
    Stll life – 7:27 min
    Painted lady – 3:26
    In search of a dream – 4:45 min
    Os roqueiros agradecem,
    Sem mais, Um Feliz ano Novo para toda a Equipe.

    J.Ferreiralima

    • Vidal Costa Says:

      Ótima seleção de faixas, João…

      Obrigado pelo interesse em nosso programa… é sempre bom receber esse tipo de feedback dos ouvintes. Pode ficar aguardando… mais pare frente vamos preparar outro programa com o Esperanto…

      Abraços e um feliz 2010 para você…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: