Alan Parsons Project & Mike Oldfield

“Boa noite… no programa de hoje vamos prestar uma homenagem à metade mais criativa do Alan Parsons Project, o compositor e músico escocês Eric Woolfson… que deixou o nosso plano da realidade no dia 2 de dezembro de 2009.

Eric encontrou Alan Parsons na cantina dos estúdios da Abbey Road em 74… na época Alan havia alcançado uma posição de destaque por seu trabalho como engenheiro de som do álbum “The Dark Side of the Moon” do Pink Floyd… e ele convidou Eric para se tornar o seu manager e os dois começaram assim uma parceria que duraria muitos anos…

Bem sucedidos em seus trabalhos na área de produção… os dois acabaram se voltando para uma idéia de Alan, um trabalho conceitual em cima da obra de Edgar Alan Poe… e o resultado foi o surgimento de um grupo singular… uma dupla que estava mais interessada nos aspectos criativos da música, na produção e engenharia de som dentro do estúdio, do que em apresentações ao vivo… o Alan Parsons Project.

Na verdade, apesar do nome e do foco sobre a figura de Alan Parsons, Eric Woolfson sempre foi o compositor da maior parte do material do grupo, além de letrista e vocalista, contribuindo também como manager da empreitada… e, depois que eles se separaram, ainda produziria musicais de grande sucesso… como “Freudiana” e “Gaudi”… mas, para o programa de hoje, nós selecionamos faixas dos álbuns ‘I Robot” de 77 e “Pyramid” de 78.

Vocês ouviram o Alan Parsons Project com “I Robot”, “Some Other Time”, “Total Eclipse”, “Genesis Ch. 1 Vs. 32”, “One More River” e “Hypergammaspaces”.

A gente volta já!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos trazer um pouco de uma lenda bem viva do prog. rock inglês… o grande Mike Oldfield… um dos mais bem sucedidos músicos progressivos dos anos 70.

Naturalmente, Mike Oldfield dispensa quaisquer apresentações, pois é presença obrigatória em qualquer discoteca progressiva… mas nem todos os seus trabalhos tiveram a mesma repercussão do genial “Tubular Bells”, de 1971… e hoje nós selecionamos um destes trabalhos menos conhecidos deste músico inglês.

Nos anos 80, Mike Oldfield estava, como muitas estrelas do prog. rock, tentando manter-se em atividade em meio aos interesses das gravadoras, que preferiam investir em efemérides pop e em banalidades dançantes… e o álbum “Discovery”, de 84, combinava arranjos sofisticados de sintetizadores, guitarras e até mandolins com uma sensibilidade ainda um tanto voltada para o pop rock…

Além dos vocais da sua colaboradora freqüente, Maggie Reilly, Mike Oldfield também contou neste disco com a ajuda de figuras de peso como o baterista Simon Phillips, um veterano de muitos grupos… e, apesar de não ter tido muita repercussão fora da Inglaterra, o álbum “Discovery” conseguiu chegar aos primeiros lugares das paradas inglesas, pavimentando o caminho para a premiada trilha para “The Killing Fields”, que Mike lançaria ainda em 84…

Vocês ouviram Mike Oldfield com “To France”, “Poison Arrows”, “Crystal Glazing” e “The Lake”…

Art Rock fica por aqui, obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem na Paraná Educativa, 97,1…

Visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com… que é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado… até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

ALAN PARSONS PROJECT

BG – BREAKDOWN

1. I ROBOT – 6:02

2. SOME OTHER TIME – 4:05

3. TOTAL ECLIPSE – 3:13

4. GENESIS CH. 1 VS. 32 – 3:25

5. ONE MORE RIVER – 4:17

6. HYPERGAMMASPACES – 4:21

BG – WHAT GOES UP

TOTAL – 25:23

MIKE OLDFIELD

BG – DISCOVERY

1. TO FRANCE – 4:38

2. POISON ARROWS – 3:58

3. CRYSTAL GAZING – 3:03

4. THE LAKE – 12:10

BG – TRICKS OF THE LIGHT

TOTAL – 23:49

Total geral: 49:12

Ouça o Art Rock com Alan Parsons Project & Mike Oldfield que foi ao ar no dia 03/01/2010, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

5 Respostas to “Alan Parsons Project & Mike Oldfield”

  1. Fabio Weydson Says:

    o link está quebrado, é possível disponibiliza-lo novamente? Obrigado

  2. welber lima duarte Says:

    Parabéns Pessoal. Estou firme com vocês , fá incontestável do Rock Progressivo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: