Quaterna Requiem & Kaisen

“Boa noite… hoje no programa faremos uma de nossas freqüentes passagens pelo progressivo nacional, começando com o genial grupo carioca Quaterna Réquiem.

Fundado no final da década de 80, o Quaterna surgiu depois da dissolução do grupo Vitral, a partir de uma iniciativa de dois irmãos, a tecladista Elisa Wiermann e o baterista Cláudio Dantas, que eram interessados pela música de câmara e pelo rock progressivo… e chamaram para completar o time o violinista Kleber Vogel, o guitarrista e violonista Jones Júnior e o baixista Marco Lauria.

Apesar dos cinco integrantes, eles mantiveram o nome, que havia sido idéia de Cláudio e que significa “o descanso dos quatro”… e, com uma formação estabilizada, gravaram em 1990 o álbum “Velha Gravura”, que se tornaria um marco do progressivo nacional, mostrando a sobrevivência e vitalidade desse tipo de som em uma época em que a mídia musical do país há muito já o considerava coisa do passado.

O álbum seria lançado em CD em 92… e eles se mantiveram muito ativos nos anos 90, apesar de algumas mudanças de formação… em 94 lançariam mais um trabalho de estúdio, “Quasimodo”… que seria seguido, cinco anos mais tarde, pelo CD “Livre”, registrando um show gravado ao vivo no Scala do Rio de Janeiro, em 1997… e é desse disco que nós selecionamos as faixas para essa primeira parte do programa de hoje.

Vocês ouviram com o Quaterna Réquiem as faixas “Fanfarra” e “Quasimodo”…

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E nós vamos continuar na família do Quaterna Réquiem, trazendo o som de um dos filhotes do grupo, o Kaizen…

Este grupo instrumental, formado em 92, foi uma iniciativa do virtuoso violinista Kleber Vogel, que havia deixado o Quaterna Réquiem e desejava seguir em frente com uma proposta progressiva… e resolveu partir de uma idéia que estava embutida no nome escolhido… Kaizen… um conceito japonês que significa “o constante aprimorar do trabalho”.

Violinista de formação clássica, Kleber Vogel participou da Orquestra Sinfônica Brasileira, e também da Filarmônica do Rio de Janeiro, além da Orquestra de Câmara da da Universidade Federal do Rio de Janeiro… atividades que o orientaram em direção do lado mais sinfônico do progressivo… o que é sensível no único registro de estúdio do Kaizen, o álbum “Gargula” de 94.

Kleber voltaria para o Quaterna Réquiem em 2002, e lançaria em 2003 o álbum “À Mão Livre”, com a tecladista Elisa Wiermann… e ele também participaria do show de comemoração dos 15 anos do grupo, em agosto de 2004 no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro, que seria registrado no DVD Quaterna Réquiem, lançado em 2006… mas nós vamos fechar com faixas do seu projeto de vida curta dos anos 90… o grupo Kaizen.

Vocês ouviram com o Kaizen as faixas “Abertura”, “Gargula”, “Noturno” e “Kaizen”… todas do álbum “Gargula” de 94.

Art Rock fica por aqui, obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem na Paraná Educativa, 97,1…
Visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com… que é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado… até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

QUATERNA RÉQUIEM

1.FANFARRA – 5:41

2.QUASIMODO – 19:03

TOTAL – 24:44

KAIZEN

3.ABERTURA – 4:42

4.GARGULA – 5:56

5.NOTURNO – 6:22

6.KAIZEN – 9:10

TOTAL: 25:10

Total geral: 49:54

Ouça o Art Rock com Quaterna Requiem & Kaisen que foi ao ar no dia 17/01/2010, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

2 Respostas to “Quaterna Requiem & Kaisen”

  1. É uma honra e um grande prazer fazer parte deste programa. Obrigado pelas palavras e pela força, em nome de todo o QR!

  2. Vidal Costa Says:

    A honra e o prazer são nossos de poder trazer o Quaterna aqui no nosso blog e também no programa, tanto pela Rádio Educativa do Paraná como pela Mistureba Online… e honra maior ainda é saber que nosso trabalho chegou até vocês, Claudio… toda a força para o Quaterna Réquien e para os seus outros projetos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: