It Bites

“Boa noite… no programa de hoje vamos trazer um grupo que já passou dos vinte anos de carreira, mas que é pouco conhecido aqui no Brasil… o It Bites.

Membro da primeira geração do movimento neo-progressivo dos anos 80, o It Bites foi formado em Egremont, na Inglaterra, em 82… a partir do encontro do baixista Dick Nolan, do baterista Bob Dalton e do guitarrista Francis Dunnery (irmão de Barry Dunnery, dos lendários grupos Necromandus e Violinski)… mas foi só com a entrada do tecladista John Beck que eles tomaram forma… ainda como uma banda de covers.

 

 

Só em 84 eles começaram a levar a carreira a sério, se mudando para Londres e começando a compor material próprio… que lhes valeu um contrato com a Virgin Records e um inesperado sucesso com o seu segundo compacto… “Calling All the Heroes”, faixa que apareceria também no primeiro álbum do grupo, “The Big Lad in the Windmill” de 86… que ainda era mais voltado para o pop rock…

Foi só a partir do trabalho seguinte, “Once Around the World” de 88, que eles puderam se voltar mais para o progressivo, com a ajuda do grande Steve Hillage, que cuidou da produção… mas o álbum de 89, “Eat me in St. Louis”, acabaria sendo o último com Francis Dunnery nas guitarras e vocal, pois ele sairia pouco depois devido a desentendimentos com o resto do grupo… e, para essa primeira parte do programa, nós selecionamos faixas dessa fase inicial do It Bites.

Vocês ouviram com grupo inglês It Bites, com “Rose Marie”, “Old Man and the Angel”, “Underneath your Pillow” e “Sister Sarah”.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E nós vamos continuar trazendo o It Bites, agora com o seu lançamento de 2008, o álbum “The Tall Ships”.

Depois da saída de Francis Dunnery, o grupo tentou seguir em frente, recrutando o vocalista Lee Knott, enquanto John Beck assumia as guitarras… mas o novo disco de estúdio acabou sendo adiado e eles lançaram em 91 o álbum ao vivo “Thank you and Good Night”… acabando por resolver mudar de nome, primeiro para Navajo Kiss e depois para Sister Sarah… antes de se separarem de vez.

Seguindo com suas carreiras, os vários integrantes só se reencontraram em 2003, em um show de Francis Dunnery na Union Chapel de Londres… uma reunião totalmente inesperada e que acabou se tornando o catalisador para uma volta do grupo… só que ela não ocorreu exatamente como todos esperavam.

Com uma carreira solo bem estabelecida, Francis Dunnery não teve como voltar a se comprometer com o It Bites e foi substituído pelo guitarrista e vocalista John Mitchell… mas desta vez eles conseguiram manter a coesão e o resultado foi o álbum ao vivo “When the Lights go Down” de 2007, seguido em 2008 por “The Tall Ships”… o primeiro registro de estúdio do grupo desde 1990…

Vocês ouviram com o It Bites com “The Wind That Shakes the Barley”, “Lights” e “This is England”.

Art Rock fica por aqui, obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem na Paraná Educativa, 97,1…
Visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com… que é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado… té a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

IT BYTES

BG –  MURDER OF THE PLANET

1.    ROSE MARIE – 3:34

2.    OLD MAN AND THE ANGEL – 9:21

3.    UNDERNEATH YOUR PILLOW – 5:27

4.    SISTER SARAH – 4:20

BG – STILL TOO YOUNG TO REMEMBER

TOTAL – 22:42

IT BYTES

BG –  THE TALL SHIPS

5.    THE WIND THAT SHAKES THE BARLEY – 8:12

6.    LIGHTS – 4:55

7.    THIS IS ENGLAND – 13:35

BG –  GHOSTS

TOTAL: 26:42

Total geral: 49:24

Ouça o Art Rock com It Bites que foi ao ar no dia 24/01/2010, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: