Peter Hammill & Ken Hensley

“Boa noite, no Art Rock de hoje vamos trazer momentos das carreiras solo de duas figuras geniais, começando com o grande Peter Hammill do Van der Graaf Generator.

Claro que o Van der Graaf dispensa maiores apresentações, pois é um dos grupos essenciais do prog. rock, fundado no final dos anos 60 e responsável por álbuns antológicos como “Pawn Hearts”, “Still Life” e muitos outros, todos dominados por uma sonoridade única, assim como pela voz e a ansiedade inconfundíveis de Peter Hammill.

Mas ele também teve uma prolífica carreira solo, que começou logo depois do lançamento do primeiro compacto do Van der Graaf, ainda em 68, e que continua até hoje… com mais de trinta álbuns, para não falar de suas inúmeras colaborações e participações em trabalhos de amigos.

E para o programa de hoje nós selecionamos material do seu álbum de 2009, o genial “Thin Air”… que foi lançado na seqüência do álbum “Trisector” do Van Der Graaf… mostrando que Peter Hammill continua mantendo a sua veia criativa em plena forma, com faixas dominadas por climas acústicos e poucos teclados e guitarras… uma abordagem mais sutil, mas que é perfeita para a força da sua poética sombria e existencialista…

Vocês ouviram com Peter Hammill as faixas “The Mercy”, “Wrong Way Around”, “Undone”, “Diminish” e “The Top of the World Club”.

A gente volta já.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos trazer um pouco da carreira solo de um dos grandes tecladistas da história do rock, o veterano Ken Hensley, que voltou a se apresentar nos últimos anos, depois de um longo silêncio…

Uma das figuras centrais do Uriah Heep, Ken Hensley deixou o grupo depois do álbum “Conquest”, de 1980… e ele levou consigo muito da identidade do som do grupo, pois, além dos teclados, ainda era um excelente guitarrista, vocalista… e também o principal compositor e letrista do Uriah Heep… mas, infelizmente, a primeira fase da sua carreira solo acabaria prematuramente depois de apenas três álbuns.

Em meados dos anos 80, ele entraria pelo grupo americano Black Foot, uma das lendas do south rock… mas, depois disso, passaria um longo tempo afastado da música, voltando somente no final da década de 90, e mantendo desde então um fluxo constante de novos trabalhos, assim como excursões e outros projetos, como a Hensley-Lawton Band e uma outra dupla, também com um ex-Uriah Heep, o baixista e vocalista John Wetton…

Nessa nova fase da sua carreira Ken Hensley mantém ainda um contato freqüente com seus fãs pela internet… e, pelo ritmo que ele vem mantendo, está tentando recuperar o tempo perdido… mas os seus trabalhos mais recentes ficam para outro programa, por hoje vocês ficam com o genial “Proud Words on a Dusty Shelf” de 73, o seu primeiro álbum solo, onde ele já deixava claro quem era a força criativa responsável pelo lado mais viajante e lírico do Uriah Heep.

Vocês ouviram Ken Hensley com as faixas “When Evening Comes”, “From Time to Time”, “Rain”, “Fortune” e “Cold Autumn Sunday”.
Art Rock fica por aqui, obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem na Paraná Educativa, 97,1…
Visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com… que é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado… até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

PETER HAMMILL

BG – STUMBLED

1.THE MERCY – 6:21

2.WRONG WAY AROUND – 2:41

3.UNDONE – 4:25

4.DIMINISH – 6:11

5.THE TOP OF THE WORLD CLUB – 7:04

BG – IF WE MUST PART LIKE THIS

TOTAL: 26:42

KEN HENSLEY

BG – PROUD WORDS

1.WHEN EVENING COMES – 4:37

2.FROM TIME TO TIME – 3:38

3.RAIN – 3:16

4.FORTUNE – 5:18

5.COLD AUTUMN SUNDAY – 5:30

BG – KING WITHOU A THRONE

TOTAL: 22:19

Total geral: 49:01

Ouça o Art Rock com Peter Hammill & Ken Hensley que foi ao ar no dia 07/02/2010, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: