The Who & Brian Wilson

“Boa noite, hoje vamos começar o programa trazendo um dos grupos mais importantes da história do rock, o grande The Who…

Presença obrigatória na discoteca de qualquer bom roqueiro, independente das suas preferências, o grupo The Who sintetiza muita coisa do rock dos anos 60… tanto nos aspectos musicais como na sua trajetória enquanto banda e nas atribuladas vidas de seus integrantes… principalmente, é claro, os membros originais… Pete Townshend, Roger Daltrey, John Entwistle e Keith Moon.

Esse status de quase unanimidade foi conquistado graças ao talento de seus quatro integrantes, com destaque para Pete Townshend, o seu genial guitarrista… com a sua combinação de força e sensibilidade, através de performances viscerais e composições brilhantes, onde explorou os limites do rock como linguagem musical e poética.

Townshend foi um dos responsáveis pela afirmação das operas-rock como um gênero viável, em uma época em que as gravadoras insistiam em que as músicas não tivessem mais do que 3 minutos… e nós vamos trazer dois momentos semi-operísticos extraídos dos álbuns “A Quick One (Happy Jack)” de 66 e “Who Are You” de 78… o último disco lançado pelo grupo antes que Keith Moon deixasse a nossa realidade.

Vocês ouviram “Boris the spider”, “A Quick One, While he’s Away”, “Guitar and Pen” e “Who are You”… com The Who.

A gente volta já.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos continuar na linguagem da opera-rock, mas trazendo um material gravado mais recentemente, ainda que na verdade seja uma história que começou há muito tempo atrás…

Estamos nos referindo ao álbum perdido dos Beach Boys, o lendário “Smile”, gravado em 67, mas que, devido a pressões da família e da gravadora, não foi finalizado na época pelo seu criador, o grande Brian Wilson… e que durante décadas só seria conhecido em versões piratas disputadas pelos fãs da psicodelia americana da década de 60… como a edição dupla de 93, pelo selo Vigotone.

 

Segundo a lenda, o disco deveria ter sido a obra-prima dos Beach Boys e um divisor de águas na história do rock… mas o restante do grupo se opunha ao trabalho, a gravadora também não estava convencida, a família de Wilson tentava o tempo todo fazer com que ele largasse aquela obsessão… e, para completar, os Beatles chegaram na frente com o “Sgt. Peppers”…

O álbum “Smile” acabou sendo engavetado e só iria ressurgir oficialmente (e incompleto) como parte da caixa “Good Vibrations” de 93… mas em 2004 seria a vez do próprio Brian Wilson retomar o projeto, regravando o álbum para lançá-lo como trabalho solo… e é essa versão, ganhadora do Grammy de melhor performance instrumental de rock naquele ano, que nós selecionamos para o programa de hoje.

Vocês ouviram Brian Wilson com “Our prayer-gee”, “Heroes and villains”, “Roll plymouth rock”, “Barnyard”, “Cabin essence”, “Wind chimes”, “Mrs. O’leary’s cow” e “Good vibrations”.

Art Rock fica por aqui, obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem na Paraná Educativa, 97,1…
Visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com… que é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado… até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

THE WHO

1. BORIS THE SPIDER – 2:38

2. A QUICK ONE, WHILE HE’S AWAY – 9:10

3. GUITAR AND PEN – 5:56

4. WHO ARE YOU – 6:16

TOTAL: 24:00

BRIAN WILSON

1. OUR PRAYER-GEE – 2:09

2. HERBS AND VILLAINS – 4:53

3. ROLL PLYMOUTH ROCK – 3:48

4. BARNYARD – 0:58

5. CABIN ESSENCE – 3:27

6. WIND CHIMES – 2:54

7. MRS. O’LEARY’S COW – 2:27

8. GOOD VIBRATIONS – 4:36

TOTAL: 25:20

Total geral: 49:20

Ouça o Art Rock com The Who & Brian Wilson que foi ao ar no dia 14/02/2010, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: