Focus

“Boa noite, hoje teremos no programa uma das presenças obrigatórias na discoteca de qualquer bom prog. head… o decano do progressivo holandês… o genial Focus.

Fundado na Holanda, em 69, o Focus é um dos nomes essenciais do rock progressivo, sempre centrado em torno dos teclados, flauta e vocalizações do grande Thijs van Leer… mas contando ainda, em sua formação clássica, com o guitarrista Jan Akkerman e o baterista Pierre Van der Linden…

Na verdade, o grupo só começou a chamar a atenção depois do lançamento do álbum “Moving Waves”, de 71… mas, depois disso, eles seriam reconhecidos no mundo todo, com discos de grande sucesso como “Focus III”, “Live at the Rainbow” e “Hamburger Concerto”… uma grande fase que aproveitou o breve período em que o rock de um modo geral e até o progressivo tinham permissão da indústria e da mídia para fazer sucesso…

No final dos anos 70, a rica tapeçaria sonora do Focus já havia perdido o seu poder de penetração no mercado musical, e eles se separaram logo depois do álbum “Focus con Proby” de 78… eles voltariam a se reunir, mas, para essa primeira parte do programa, nós selecionamos material da sua fase clássica… antes que tudo mudasse, com a ascensão da Disco Music nos Estados Unidos e do Furacão Punk na Inglaterra.

Você ouviram o Focus com “Janis” e “Eruption”, faixas do álbum “Moving Waves”, que lançou o grupo no cenário progressivo internacional, inclusive no Brasil, onde sempre foi um dos favoritos dos fãs do prog. rock.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Vamos continuar trazendo um pouco do grande Focus, que voltou à atividade… primeiro para um único álbum na década de 80… e novamente em 2001, dessa vez um retorno para valer, com álbuns, DVDs e tours freqüentes.

No seu retorno no novo milênio o único sobrevivente da fase clássica do grupo era Thijs van Leer… mas a nova formação foi bem recebida e chegou até a vir ao Brasil, participando do Art Rock Festival de 2003, no Rio de Janeiro… e, apesar das guitarras não estarem ao cargo de Ian Akkerman, quem assistiu ao grupo não se decepcionou.

Na época o guitarrista do Focus era o virtuoso Jan Dumée… mas ele deixaria o grupo em 2006 substituído por Niels van der Steenhoven, com quem eles gravariam o último registro de estúdio, o álbum “Focus 9/New Skin”, que foi lançado ainda naquele ano e já contava com a surpresa… o retorno de Pierre van der Linden na bateria.

Atualmente, o Focus está excursionando pela América Latina… e, depois de passar por Goiania, Belo Horizonte, Juiz de Fora e Porto Alegre, deve encerrar suas apresentações no Brasil com um show imperdível em São Paulo na próxima terça, dia 9 de março… enquanto isso, vamos ouvir mais um pouco desse grande grupo do prog. Holandês, agora com faixas do antológico “Hamburger Concerto”, de 74…

Vocês ouviram o Focus, com “Hamburger Concerto” e “Early Birth”…

Art Rock fica por aqui, obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem na Paraná Educativa, 97,1…

Visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com… que é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado…
Até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

FOCUS

1.    JANIS – 3:09

2.    ERUPTION – 23:04

TOTAL: 26:13

FOCUS

3.    HAMBURGER CONCERTO – 20:19

4.    EARLY BIRTH – 2:54

TOTAL – 23:13

Total geral: 49:26

Ouça o Art Rock com Focus que foi ao ar no dia 07/03/2010, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: