Vanilla Fudge

“Boa noite, no programa de hoje teremos um dos grandes nomes do rock americano dos anos 60, que foi uma força da psicodelia e também um pioneiro do rock pesado… o grande Vanilla Fudge.

 

Formado em Long Island, Nova York, em 1965, eles no começo se chamavam The Eletric Pigeons… e já contavam com o genial tecladista Mark Stein e o baixista Tim Bogert… aos quais se juntariam mais tarde o guitarrista Vince Martell e o baterista Carmine Appice… uma formação de peso que adotou em 67 o seu nome definitivo: Vanilla Fudge.

O primeiro álbum sairia em 68… e logo eles se tornaram uma sensação, principalmente depois de uma aparição antológica no show de Eddie Sullivan… e também graças à sua versão insuperável para a clássica “You Keep Me Hangin’ On” das Supremes de Diana Ross… uma faixa romântica que ganharia uma sonoridade cheia de viagens e improvisações, uma prática que seria a marca registrada do grupo.

Mas o Vanilla Fudge ia muito além das covers que os tornariam famosos, com álbuns clássicos como “The Beat Goes On”, “Near the Beginning” e “Rock and Roll” oferecendo uma combinação única na época, misturando arranjos sinfônicos com os riffs e fraseados de órgão, solos de guitarra e bateria… e para essa primeira parte a gente selecionou faixas da fase clássica dessa lenda da era psicodélica.

Com o Vanilla Fudge vocês ouviram “Ticket to Ride”, “You Keep me Hangin’On”, “The Windmills of your Mind” e “Where is my Mind”.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos continuar trazendo um pouco mais do Vanilla Fudge, uma lenda que, de vez em quando, volta a se reunir… excursionando e lançando alguns álbuns, mas sem se comprometer com um retorno de verdade.

Ao contrário de muitas das grandes bandas da sua época, o Vanilla Fudge se separou no auge, em parte porque os músicos não agüentavam a pressão das constantes tours mundiais… mas também por que estavam interessados em desenvolver outros projetos, alguns dos quais acabaram dando frutos.

Carmine Appice e Tim Bogert seguiram com outros projetos, primeiro com o Cactus e depois com o Beck, Bogert & Appice… para não falar nas investidas de Carmine no rock pesado nos anos 80 e 90… mas o Vanilla Fudge sempre permaneceu como um marco, e eles até chegaram a tentar uma volta em 1984, que não deu muito certo e rendeu apenas o álbum “Mystery”…

Em 2002 eles tentariam novamente com “The Return”… e, desde então, houve outros álbuns de estúdio e ao vivo, embora continuem com vários outros projetos… mas isso fica para outro programa, para hoje nós selecionamos faixas do genial “Out Through the In Door”, de 2007… a homenagem do Vanilla Fudge a um grupo que costumava abrir para eles nos anos 60… um certo Led Zeppelin…

Vocês ouviram “Ramble On”, “Dazed and Confused”, “Black Mountain Side”, “Babe, I’m Gonna Leave You” e “Your Time is Gonna Come”… com o Vanilla Fudge tocando faixas de um grupo que eles ajudaram a lançar nos Estados Unidos… o Led Zeppelin.

Art Rock fica por aqui, obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem na Paraná Educativa, 97,1…

Visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com… que é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado… até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

VANILLA FUDGE

1.TICKET TO RIDE – 6:04

2.YOU KEEP ME HANGIN’ON – 7:25

3.THE WINDMILLS OF YOUR MIND – 6:03

4.WHERE IS MY MIND – 2:43

TOTAL – 22:15

VANILLA FUDGE

1.RAMBLE ON – 4:30

2.DAZED AND CONFUSED – 5:57

3.BLACK MOUNTAIN SIDE – 3:31

4.BABE, I’M GONNA LEAVE YOU – 7:05

5.YOUR TIME IS GONNA COME – 5:46

TOTAL – 26:49

Total geral: 49:04

Ouça o Art Rock com Vanilla Fudge que foi ao ar no dia 04/04/2010, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Uma resposta to “Vanilla Fudge”

  1. Walber França Says:

    Tenho vinis aqui do Vanilla realmente perfeitos! Parabéns Art Rock!
    Walber França
    Imperatriz-MA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: