Rovescio della Medaglia & Consorzio Aquapotabili

“Boa noite, o programa de hoje trará um pouco do rock de um país dono de uma das mais importantes linhagens progressivas… a Itália… que nos legou inúmeros grandes grupos e também alguns nomes brilhantes, mas menos conhecidos…

Vamos começar com um dos grupos mais respeitados do rock italiano do começo dos anos 70, principalmente por suas apresentações ao vivo… o Il Rovescio Della Medaglia, que surgiu em Roma em 1970… e que lançaria seu primeiro trabalho em 71… o álbum conceitual “La Biblia”, seguido um ano depois por “Io Come Io”, que se inspirava na obra de Hegel e ficou famoso pela sua edição única, com uma grande medalha de bronze no centro da capa do vinil, onde o nome do grupo aparecia escrito ao contrário.

Na sua formação clássica, o grupo contava com o vocalista e flautista Pino Ballarini, o guitarrista Enzo Vita, o baixista Stefano Urso e o baterista Gino Campoli… com um novo membro, o tecladista Franco Di Sabbatino sendo acrescentado em 73… mas o grupo também tinha um outro membro extra-oficial… sua caríssima aparelhagem de som e de palco, que lhes permitia experimentar com efeitos e amplificações.

O álbum “Contaminazione”, de 73, tinha uma orientação mais sinfônica e a ajuda do compositor argentino Luis Enriquez Bacalova… e ele foi muito bem recebido… mas, infelizmente, quando a sua valiosa aparelhagem foi roubada o grupo nunca mais se recuperou… eles se separariam em 77 e só voltariam nos anos 90, quando Enzo Vita reuniu uma nova formação para os álbuns “Il Ritorno” de 95 e “Vitae” de 99… mas nós selecionamos faixas da fase clássica do Il Rovescio Della Medaglia…

Vocês ouviram “Absent For This Consumed World”, “Ora Non Ricordo Piu”, “Suono Del Silenzio”, “Lei Sei Tu: Lei”, “La Mia Musica”, “Scotland Machine”, “Cella 503”, “Alzo Un Muro Elettrico” e “La Grande Fuga” com o Rovescio Della Medaglia.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos trazer um grupo da época áurea do progressivo italiano que não teve sorte na sua primeira fase e só conseguiu alcançar alguma repercussão no seu retorno muito tempo depois… o Consorzio Acqua Potabile.

Formado em Boffalora Ticino, perto de Novara na região de Piemonte, na Itália, o Consorzio Acqua Potabile se reuniu em 71 e tinha em sua formação inicial o vocalista e tecladista Romolo Bollea, o também tecladista Maurizio Venegoni, o guitarrista Massimo Gorlezza, o baixista Giancarlo Morani e o baterista Pippo Avondo… e eles chegaram a compor a opera rock “Gerbrand”, que foi a peça central dos seus shows na época, mas nunca chegou a ser gravada.

Esse seria o grande problema do CAP, como também era conhecido esse excelente grupo do prog. italiano… a dificuldade de conseguir registrar o seu trabalho, apesar da riqueza da sonoridade dominada pelos teclados dobrados… em muitos momentos semelhante aos seus contemporâneos do Banco Del Mutuo Soccorso e do Premiata Forneria Marconi.

A separação ocorreu ainda nos anos 70, mas Romolo Bollea acabou reunindo o grupo novamente nos anos 90, depois da boa repercussão do lançamento em CD de uma velha gravação ao vivo… depois do retorno eles lançariam o álbum “Nei Gorghi Del Tempo”, em 93, que seria seguido por “Robin delle stelle” em 98 e por “Il bianco regno di Dooah” em 2003… fiquem com um pouco desse grupo da primeira geração do prog. italiano, que teve que esperar muito tempo para ser ouvido.

Você ouviram “Il Mercante” e “In un Vechio Castello” com o Consorzio Aquapotabili…

Art Rock fica por aqui, obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem na Paraná Educativa, 97,1…

Visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com… que é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado… até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

IL ROVESCIO DELLA MEDAGLIA

1.ABSENT FOR THIS CONSUMED WORLD – 1:17

2.ORA NON RICORDO PIU – 3:41

3.IL SUONO DEL SILENZIO – 3:32

4.LEI SEI TU: LEI – 2:04

5.LA MIA MUSICA – 4:10

6.SCOTLAND MACHINE – 3:06

7.CELLA 503 – 3:18

8.ALZO UN MURO ELETTRICO – 2:42

9.LA GRANDE FUGA – 3:00

TOTAL – 26:53

CONSORZIO AQUAPOTABILI

1.IL MERCANTE – 9:06

2.IN UN VECHIO CASTELLO – 13:17

TOTAL – 22:23

GRAND TOTAL – 49:16

Ouça o Art Rock com o Rovescio della Medaglia & Consorzio Aquapotabili que foi ao ar no dia 25/04/2010, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Uma resposta to “Rovescio della Medaglia & Consorzio Aquapotabili”

  1. miguel Says:

    gracias por la musica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: