Emerson, Lake and Palmer

“Boa noite, hoje teremos o programa com um trio que é um dos grupos síntese do rock progressivo… o genial Emerson, Lake and Palmer.

Claro que não precisamos entrar em detalhes sobre o E.L.P., visto que é um dos mais importantes representantes do prog. rock… uma referência obrigatória para qualquer um que conheça ou queira conhecer um pouco da música progressiva dos anos 70… e um verdadeiro exemplo tanto do virtuosismo como dos exageros que marcaram essa época na história do rock.

O Emerson, Lake & Palmer é uma presença constante em nosso programa, mas sempre é bom lembrar um pouco da alquimia única produzida por esse grupo… uma complexa tapeçaria de sons nascidos da ambição de fundir as possibilidades da música erudita com o rock… às vezes indo do paradigma sinfônico à vanguarda, ou deixando tudo de lado para voltar à simplicidade.

O E.L.P. continua em plena atividade, mas para o programa de hoje nós selecionamos material do tempo em que eram responsáveis por uma das mais celebradas performances do mundo do rock… com faixas da sua fase clássica… extraídas dos álbuns “Emerson, Lake & Palmer” de 1970, e de um dos seus melhores trabalhos, o genial “Brain Salad Surgery” de 1973…

Vocês ouviram o E.L.P. com “The Three Fates”, “Jerusalem” e “Karn Evil 9 (1st Impression)…

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos trazer mais um pouco do grande Emerson, Lake & Palmer… um trio que foi longe na sua viagem progressiva, mas que acabou perdendo o rumo no final dos anos 70.
Ao contrários de muitos grupos que se separaram por problemas internos e conflito de egos, o E.L.P. foi vítima dos excessos… e não foi de drogas… na verdade eles haviam resolvido levar a experiência progressiva às últimas conseqüências, em uma tour na qual seriam acompanhados por nada menos do que uma sinfônica completa, com 90 integrantes e toda a estrutura necessária para fazê-la funcionar.

Era para ser uma tour fenomenal, mas o custo acabou levando o grupo à falência e a um fim prematuro… só nos anos 90 a renascença progressiva começou a resgatar um pouco dessas grandes carreiras interrompidas… e eles voltaram em 92, com o álbum “Black Moon”… que foi muito bem recebido e rendeu ótimas tours, além de motivar a remasterização do seu catálogo em CD…

O álbum ‘In the Hot Seat” de 94 foi gravado em meio a problemas de saúde, mas o E.L.P. seguiu em frente até 98, com excursões bem sucedidas de peso e ótimos registros ao vivo… infelizmente, voltaram a se separar e não havia nenhum sinal de uma volta… até surgirem os rumores de seu retorno para o High Voltage Festival, de julho de 2010… mas essa história fica para outro programa… vamos fechar com mais um pouco da melhor fase dessa lenda do prog. rock…

Vocês ouviram “Karn Evil 9 (2nd & 3rd Impressions) e “Trilogy”… com o Emerson, Lake & Palmer.

Art Rock fica por aqui, obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem na Paraná Educativa, 97,1…

Visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com… que é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado… até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

ELP

1. THE THREE FATES – 7:46

2. JERUSALEM – 2:43

3. KARN EVIL 9 (1ST IMPRESSION) – 13:23

TOTAL – 23:52

ELP

1. KARN EVIL 9 (2ND IMPRESSION) – 7:06

2. KARN EVIL 9 (3RD IMPRESSION) – 9:25

3. TRILOGY – 8:54

TOTAL – 25:25

GRAND TOTAL – 49:17

Ouça o Art Rock com o Emerson, Lake and Palmer que foi ao ar no dia 09/05/2010, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

6 Respostas to “Emerson, Lake and Palmer”

  1. Augusto da Veiga Says:

    Parabénz pela programação. Infelizmente só posso acompanhá-los pela internet. Seu programa me parece único no Brasil e tem todo conteúdo que sempre sonhei ouvir. Agradeço imensamente por decobrir que não sou louco único, mas que somos vários. Grande abraço. Augusto da Veiga

    • Vidal Costa Says:

      Obrigado, Augusto… em nome da equipe do Art Rock só posso agradecer seu comentário… é sempre bom ouvir a opinião dos ouvintes e sentir que estamos no caminho certo… valeu… e continue louco, que a nossa tribo tem que continuar firme!

  2. Paulo de Abreu Junior Says:

    Gostaria de deixar mais um comentário desse site fantástico de músicas progressivas. O trio ELP, deixou registrado na história do Rock Progressivo grandes temas imortais, usando muito do virtuosíssimo Keith Emerson, que outrora foi da banda The Nice, quem entende de música, ouve que ele fez fusão de jazz, rock’n roll, erudito, folk, impressionismo que poucos ousaram fazer, ainda adicionava efeitos de computador. É difícil montar uma bandar e fazer esses trabalhos e ainda sem participação de guitarrista…Diz a lenda que o trio sonhavam de chamar o lendário Jimi Hendrix e adicioná-lo a banda, pois Greg Lake é baixista assumido e não gosta de tocar guitarra elétrica.
    Abraços!!!

  3. roberto araujo Says:

    ola parceiros,sou umfanaticopelamusica progressiva,faço parte de um grupo chamado,ELDO-POP,AMIGOS DA SAUDOSA RADIO,GOSTARIA DE RECEBER NOTICIAS E TALVEZ DISCOS PARA DOWN LOAD,UM ABRAÇO.NÃO DESISTAM.PROG FOREVER

  4. Josias T Pereira Says:

    Infelizmente esse não esta mais disponível para download.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: