Fusioon & Galadriel

“Boa noite, hoje vamos prestigiar nossos ouvintes que também são fãs do esporte bretão, trazendo um pouco do progressivo da Espanha, país que ganhou a Copa do Mundo de 2010…

E vamos começar com o grupo catalão Fusioon… que foi formado no começo dos anos 70, e centrava-se em torno do grande tecladista Manel Camp… músico de formação clássica que foi um dos muitos a se deixar influenciar pelo grande Nice de Keith Emerson… e o resultado foi um grupo que já anunciava no nome o seu interesse em fundir elementos de composição erudita de vanguarda com a linguagem do rock.

O primeiro álbum do Fusioon saiu em 72… uma época em que a Espanha ainda vivia sob a ditadura franquista… que só terminaria com a restauração da monarquia e a consequente volta da democracia em 1975… mas, antes disso, surgiram muitas iniciativas de resistência, principalmente em regiões como a Catalunha e a Galícia… todas buscando fragmentos de liberdade… e, na música, uma das maneiras foi justamente pela exploração sem limites que define o prog. rock.

O Fusioon lançaria três excelentes álbuns antes de encerrar atividades… mas seu líder continuaria com o Manel Camp Trio, o Acustic Jazz Quintet e muitos outros grupos e atividades, incluindo trilhas sonoras, balés e projetos musicais, permanecendo com um dos nomes respeitados da música catalã… vamos ouvir um pouco de sua viagem progressiva com o Fusioon.

Vocês ouviram com o grupo Fusioon, as faixas “Constraste”, “Dialogos” e “Minorisa (Suite)”.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Agora teremos mais um grupo do progressivo ibérico, pertencente à geração neoprogressiva dos anos 80… o Galadriel.

Com o nome da élfica senhora da floresta de Lothlórien, personagem do Senhor dos Anéis de Tolkien, o grupo surgiu em 85 a partir do encontro do vocalista Jesús Filardi (do Algor) e do tecladista David Alardo (do Dantalion)… eles foram apresentados por Angel Romero, que os colocou em contato com outros músicos e ajudou a cristalizar a primeira versão do que viria a ser conhecido como Galadriel.

Em 88 sairia o primeiro álbum, “Muttered Promises from an Ageles Pond”… e eles começariam a ganhar reconhecimento no cenário neoprogressivo espanhol, algo que só melhorou ainda mais depois de “Chasing the Dragonfly” de 92, já sem David Alardo, mas conservando o baterista Alcides Trindade e o guitarrista Manolo Pancorbo.

O Galadriel lançaria ainda mais um álbum na década de 90… “Mindscapers” de 97… mas depois eles passariam 11 anos sem gravar… só em 2008 sairia um novo álbum de estúdio, o excelente “Calibrated Collision Course”… com um som cheio de climas e tessituras que remete aos tempos do movimento neoprogressivo, quando só grupos como o Marillion e o IQ mantinham viva a sonoridade do prog. rock… e foi esse novo trabalho do Galadriel que nós selecionamos para fechar o programa de hoje…

Vocês ouviram o Galadriel com “Blind Hostage”, “Press Sure”, “View from a Greenhose” e “Consumer Satisfaction”… todas faixas de seu álbum mais recente, “Calibrated Collision Course”… lançado em 2008.

Art Rock fica por aqui, obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem na Paraná Educativa, 97,1… visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com… que é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado…

Até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

FUSIOON

BG: EBUSUS

1. CONSTRASTE – 6:37

2. DIALOGOS – 6:40

3. MINORISA (SUITE) – 10:58

BG: FARSA DEL BUEN VIVIR

TOTAL: 24:15

GALADRIEL

BG: CALORIE STREET

4. BLIND HOSTAGE – 5:53

5. PRESS SURE – 6:57

6. VIEW FROM A GREENHOUSE – 6:24

7. CONSUMER SATISFACTION – 6:25

BG: AS BIG AS BANG

TOTAL – 25:39

Total geral: 49:54

Ouça o Art Rock com o Fusioon & Galadriel que foi ao ar no dia 11/07/2010, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: