Astra

“Boa noite, hoje, depois de uma longa ausência, teremos no programa a presença da nossa supercolaboradora, Ana Barbara Vicentin, que, além de administrar o blog do programa, ainda aparece sempre com alguma banda genial… é com você, Ana Barbara:

Boa noite, no programa de hoje, vamos apresentar um exemplar da geração de bandas progressiva do século XXI, que está na vanguarda da nova onda do prog psicodélico… diretamente de São Diego, Califórnia: o Astra.

Ele iniciou sua odisseia no inverno de 2001, com uma música atemporal e genuína, centrada na psicodelia e space rock… o seu nome já é marca na costa oeste dos EUA, e o primeiro álbum, “The Weirding”, saiu em 2009… uma obra conceitual que o fundador da banda Richard Vaughn explica: “Os temas principais são a morte, a introspecção e a contemplação do que está no além. Reflete sobre o estado de rápida deterioração do mundo de hoje e tenta encontrar uma saída”.

Para os apreciadores do bom progressivo dos anos 70, o som de “The Weirding” tem uma força instrumental que nos remete ao estilo do Genesis, aos mellotrons e riffs do King Crimson e ao clima Floydiano, que nos faz viajar por vários estados de espírito, uma verdadeira viagem épica.

O Astra conta com os multi-instrumentistas Richard Vaughan no mellotron, guitarra, moog e vocal, Conor Riley na guitarra, mellotron, órgãos e vocal, Stuart Sclater no baixo,  Brian Ellis na guitarra e no moog e David Hurley na bateria, flauta e percussão…vamos ouvir algumas das faixas do album, “The Weirding”.

Vocês ouviram Astra, as faixas “The Rising of the Black Sun”, “The Weirding” e “The River Under”…

O Art Rock volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E nós vamos continuar com o Astra, que tem um estilo musical que remete à sonoridade analógica dos anos 70.

Ouve-se muito moog, mellotron, hammond, baixo e bateria sobrando, no melhor som do tipo “gravado ao vivo”, que dá uma naturalidade a banda… além disso, seus excelentes músicos não se  limitam a copiar os grande “medalhões” dos anos 70, mas sim lapidar essas influencias, criando músicas genuínas e originais.

O show de estreia do grupo no Reino Unido, no ano passado, causou um enorme impacto na cena progressiva da atualidade e certamente deu ao Astra uma forte base de fãs na Europa… e o grupo ainda acrescentou um brinde para as primeiras 300 pessoas que compareceram – um exclusivo single de sete polegadas, que certamente se tornará item exclusivo de colecionador.

E eles fecharam o show com perfeição, tocando duas músicas do The Wall, do incomparável Pink Floyd… o que certamente contribuiu para tornar o espetáculo um evento ainda mais memorável… confiram agora um pouco mais do Astra, um grupo que parece destinado a ser um futuro clássico da discografia progressiva.

Vocês ouviram Astra, “Broken Glass”, “The Dawning of Ophiuchus” e “Beyond to Slight the Maze”…

Art Rock fica por aqui, agradecendo a presença da Ana Barbara Vicentin, que apresentou o programa de hoje… obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem na Paraná Educativa, 97,1… visite o Blog do programa em https://artrock.wordpress.com… administrado aqui pela nossa amiga Ana Barbara… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado…

Até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

ASTRA

BG: OUROBOROS 0 ATÉ 2:40…

1.THE RISING OF THE BLACK SUN – 5:44

2.THE WEIRDING – 15:27

3.THE RIVER UNDER – 8:41

BG: OUROBOROS 2:40 ATÉ…

TOTAL: 29:18

ASTRA

BG: OUROBOROS 3:38 ATÉ…

1.BROKEN GLASS – 3:45

2.THE DAWNING OF OPHIUCHUS – 5:29

3.BEYOND TO SLIGHT THE MAZE – 11:36

BG: SILENT SLEEP

TOTAL – 20:08

Total geral: 49:26

Ouça o Art Rock com o Astra que foi ao ar no dia 18/07/2010, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: