Wandula & THZ Studio

“Boa noite, vamos começar o programa de hoje com um grupo que é um dos melhores exemplos do rock alternativo de Curitiba, o genial Wandula…

Criado em 99, o Wandula surgiu quando o tecladista Marcelo Torrone ainda estava no grupo Plêiade… ele tinha acabado de lançar seu primeiro álbum solo, “Pianoworks”, e resolveu chamar seu colega de grupo, o vocalista e guitarrista Claudio Pimentel para fazerem umas experiências… o mesmo que já vinha fazendo com a interprete e instrumentista Edith de Camargo, de origem suíça, mas radicada no Brasil.

Os três acabariam se unindo em um novo grupo… o Wandula, que é diminutivo polonês para o nome Wanda, e que procuraria se definir não por uma sonoridade específica, mas pelo princípio da exploração das possibilidades da música, misturando elementos de origens distintas, indo de Erik Satie a Kurt Weill e de Nick Drake e Pearls Before Swine a Nick Cave e Cocteau Twins… uma alquimia própria, que nunca sossega em um estilo ou época e sempre envolve o ouvinte de forma surpreendente.

Eles lançaram o álbum “Wandula” em 2002, seguido de um trabalho ao vivo em 2005 e do duplo “La Récréation” em 2007… atualmente, só Marcelo e Edith continuam da formação original… mas, apesar das mudanças, a sonoridade permaneceu viva e multiforme… como agora, com a saída temporária do guitarrista Rafael Martins, que foi substituído pela violista Ana Paula Cervelinni… e eles estão começando a preparar um novo disco… mas, para hoje, nós selecionamos material mais antigo…

Vocês ouviram com o Wandula as faixas “Love Tears”, “Tenho os olhos abertos no escuro”, “Rocambolesco”, “Sobre a mesa um fim de século”, “Moedas de açúcar”, “Noturna” e “Paisagem Progressiva #1”… faixas extraídas do álbum “Wandula”, de 2002.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora nós vamos trazer um lançamento que tem o objetivo de divulgar o trabalho de bandas com repertório próprio, mas sem muita visibilidade na mídia.

A coletânea que vamos divulgar nessa segunda parte do programa é a segunda de uma série que surgiu de uma iniciativa do produtor musical Nilton Andrade, um profissional que vem atuando na cena musical curitibana desde a década de 90, e tem se dedicado a apoiar os grupos novos e também aqueles que, apesar de já ter alguma experiência, não conseguiram se inserir no mercado através de contratos com as grandes gravadoras.

Para tentar minimizar esse problema, a ideia foi produzir coletâneas reunindo várias bandas, representando diferentes estilos de rock e tendo como referência a existência de uma produção de material próprio, garantindo assim a originalidade do projeto e também o comprometimento dos músicos envolvidos com suas propostas individuais.

Além da coletânea “Universo Pop & Rock THz Studio – Vol.1”, lançada em 2007, foram organizados eventos para divulgar as bandas vinculadas ao projeto… e agora está para sair mais um lançamento da série, reunindo faixas de oito bandas que se apresentarão em Curitiba, no próximo dia 18 de setembro, as 22hs, no espaço “A Casa do Tal”, na Av. Brasília 5086… promovendo a nova coletânea: “THz Studio – Vol.2”.

Vocês ouviram o TeraHertZ com “Mundo Inconstante”, os Expressonantes com “Mente Louca”, Alysson Rodrigues com “Noite em claro”, Ganbiaha com “Mais dias menos dias” e, para fechar, o Javali Banguela com “Jardim dos Mortos” e “Tempo que for”.

Art Rock fica por aqui, obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem na Paraná Educativa, 97,1… visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com… que é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado…

Até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

WANDULA

BG – LA MAISON DE L’ARAIGNÉE DE LA MEA

1.LOVE TEARS – 2:25

2.TENHO OS OLHOS ABERTOS NO ESCURO – 3:20

3.ROCAMBOLESCO – 2:46

4.SOBRE A MESA UM FIM DE SÉCULO – 4:09

5.MOEDAS DE AÇUCAR – 4:24

6.NOTURNA – 3:16

7.PAISAGEM PROGRESSIVA #1 – 4:48

BG – SOM NOVO

TOTAL – 25:08

THZ Studio

BG – DETALHES – TAKEOFF

1.MUNDO INCONSTANTE – TERAHERTZ – 4:16

2.MENTE LOUCA – EXPRESSONANTES – 5:27

3.NOITE EM CLARO – ALYSSON RODRIGUES – 4:01

4.MAIS DIAS MENOS DIAS – GAMBIAHA – 4:20

5.JARDIM DOS MORTOS – JAVALI BANGUELA – 4:09

6.TEMPO QUE FOR – JAVALI BANGUELA -3:44

BG – AMANHÃ PODE SER SIM – ALYSSON RODRIGUES

TOTAL – 25:57

Total geral: 51:05

Ouça o Art Rock com o Wandula THZ Studio que foi ao ar no dia 29/08/2010, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: