Neil Young

“Boa noite, hoje teremos um programa especial com uma das lendas vivas do rock and roll, que acabou de lançar outro grande disco… o indestrutível Neil Young.

Claro que não precisamos apresentar Neil Young… pois ele é presença obrigatória na discoteca de qualquer um que tenha mesmo um leve interesse em rock… seja o material que gravou com seus amigos Crosby, Stills & Nash, com o Buffallo Springfield ou nesses últimos quarenta anos da sua celebrada carreira solo… que foi do simplesmente brilhante ao totalmente genial… com raras exceções.

Neil estava na linha de frente da resistência contra os excessos do governo de George W. Bush… que levou os Estados Unidos de volta ao caminho do militarismo e do imperialismo… ele reuniu novamente o Crosby, Stills, Nash & Young para tours memoráveis em defesa de uma outra América, que tinha quase sido esquecida… e ainda conseguiu lançar álbuns clássicos e polêmicos como “Livin’with War” de 2006… que chegou a ser boicotado nas rádios conservadoras.

E agora, em plena era Obama, Neil Young mostra que continua o mesmo com o genial álbum “Le Noise”… ele mantém seu olhar de outsider… pois é um velho canadense, súdito de sua majestade britânica, que se tornaria uma das vozes mais conscientes do rock americano… e um de seus últimos legítimos poetas… para essa primeira parte do programa, nós selecionamos faixas de dois grandes trabalhos da fase mais recente da sua carreira…

Com Neil Young vocês ouviram “Be the rain” do ecológico álbum “Greendale” de 2003… e depois foi “Ordinary People”… do épico “Chrome Dreams II” de 2007.

A gente volta já.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos trazer um pouco do novo álbum de Neil Young, que contou com a produção de Daniel Lanois… “Le Noise”.

Em mais essa mini obra-prima Neil Young está sozinho, deixando de lado a estrutura de uma banda de apoio para mergulhar em uma aventura de estúdio com a ajuda do mago Daniel Lanois… responsável pela produção de trabalhos clássicos desde os tempos em que produzia gente como Brian Eno, U-2 e Peter Gabriel, nos anos 80 e 90, incluindo uma colaboração genial em 97… o premiado álbum “Time out of mind” de Bob Dylan.

O nome “Le Noise” é um trocadilho com o próprio nome de Daniel Lanois, e mostra bem o impacto que a produção dele teve com Neil Young… o álbum não tem a força poética de “Chrome Dreams II”… e também não tem as longas faixas cheias de gemidos da guitarra do velho Neil… mas a sonoridade e a temática conservam o estilo que é típico dos seus melhores trabalhos.

E para mostrar que essa figura lendária do rock americano não está ficando para trás, o lançamento de “Le Noise” foi feito em todas as mídias possíveis… incluindo vídeos e formatos digitais para download… mas, se os meios de divulgação estão mudando, nem por isso a mensagem de Neil Young se esvaziou na mesmice, conservando a mesma pertinência de sempre… quem acha que ele envelheceu está muito enganado.

Vocês ouviram “Walk with me”, “Love and War”, “Hitchhiker” e “Peaceful Valley Boulevard”… com o grande Neil Young.
Art Rock fica por aqui, obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem na Paraná Educativa, 97,1… visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com… que é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado…

Até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

NEIL YOUNG

BG – SPIRIT ROAD

1. BE THE RAIN – 9:14

2. ORDINARY PEOPLE – 18:13

BG – BEAUTIFUL BLUE BIRD

TOTAL – 27:27

NEIL YOUNG

BG – ANGRY WORLD

3. WALK WITH ME – 4:26

4. LOVE AND WAR – 5:37

5. HITCHHIKER – 5:32

6. PEACEFUL VALLEY BOULEVARD – 7:10

BG – SIGN OF LOVE

TOTAL – 22:45

GRAND TOTAL – 50:12

Ouça o Art Rock com o Neil Young que foi ao ar no dia 03/10/2010, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: