Eloy

“Boa noite, atendendo ao pedido do nosso ouvinte Welber, que postou uma mensagem no nosso blog em http://www.artrock.wordpress.com, nós teremos hoje no programa uma das lendas vivas do prog. alemão… o grande Eloy.

Nascido em 69, o grupo tirou o seu nome dos descendentes da espécie humana no clássico “A Máquina do Tempo” de H. G. Wells… um povo que sobrevive à ameaça dos canibais Morlocks com a ajuda do viajante do tempo… e essa citação de um dos livros fundadores da ficção científica já mostrava bem o que viria a ser o Eloy, pois tanto a sua sonoridade como a temática sempre tiveram uma forte inspiração no fantástico… do passado remoto da Atlântida ao distante futuro no espaço cósmico.

O álbum de estreia, “Eloy” de 71, já mostrava a rica combinação de climas de teclado e guitarra… e a figura dominante sempre foi o guitarrista e vocalista Frank Bornemann… líder das diversas formações do grupo nessas últimas quatro décadas de história… que só passaram por um breve período de tentativas mais comerciais, pouco antes da separação no início dos anos 80.

Mas o Eloy não encerraria de vez atividades, acabando por ser outro dos grandes nomes do progressivo a voltar na década de 90, lançando em 94 o álbum “The Tides Return Forever”… que foi seguido em 98 por “Ocean 2: The Answer”, dando continuidade ao álbum “The Ocean”, de 77… mas para essa primeira parte do programa, nós selecionamos material de dois clássicos do grupo, “Inside”de 73 e “Floating” de 74…

Vocês ouviram “Future City”, “Daybreak”, “On the road”, “Castle in the air” e “Madhouse”, com o genial Eloy…

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E nós vamos continuar atendendo ao pedido do nosso ouvinte Welber, que pediu um programa com o lendário grupo alemão… Eloy!

Depois do lançamento de “Ocean 2: The Answer” em 98, o Eloy permaneceu silencioso, ainda que a atividade continuasse com a remasterização e o relançamento de seus trabalhos clássicos em CD… culminando com o lançamento em 2003 da coletânea dupla “Timeless Passages”… mas não parecia que um novo retorno do grupo estivesse nos planos de Frank Bornemann…

Só em 2009 a situação mudou, com o lançamento da Box-set “The Legacy” e também do primeiro álbum de estúdio em mais de 12 anos… o excelente “Visionary”, que traz de volta o som clássico do Eloy e que motivou uma campanha dos seus fãs para que o grupo voltasse a se apresentar ao vivo, algo que faria sensação no cenário progressivo atual.

Para esse trabalho que comemora os 40 anos do grupo, Frank Bornemann reuniu uma formação com três membros veteranos do Eloy… o baixista Klaus-Peter Matziol e os tecladistas Hannes Folberth e Michael Gerlach… além do novo baterista Bodo Schopf… e, para fechar o programa de hoje, nós selecionamos um pouco desse novo álbum… “Visionary”… com o Eloy.

Vocês ouviram as faixas “Age of Insanity”, “The Challenge (time to turn part 2)”, “Mystery (The secret part 2)” e “Thoughts”… com o Eloy.

O Art Rock fica por aqui… obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem na Paraná Educativa, 97,1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com… que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você vai poder fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado…

Até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

ELOY

BG – FLOATING

1. FUTURE CITY – 5:38

2. DAYBREAK – 3:40

3. ON THE ROAD – 2:31

4. CASTLE IN THE AIR – 7:17

5. MADHOUSE – 5:20

BG – PLASTIC GIRL

TOTAL: 24: 26

ELOY

BG – THE REFUGE

1. AGE OF INSANITY – 7:55

2. THE CHALLENGE – 6:43

3. MYSTERY – 9:01

4. THOUGHTS – 1:22

BG – THE SECRET

TOTAL – 25:00

GRAND TOTAL – 49:26

Ouça o Art Rock com o Eloy que foi ao ar no dia 21/11/2010, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

2 Respostas to “Eloy”

  1. WELBER Says:

    cara voces sao demais. obrigado pelo presente , muito obrigado por ter lembrado de mim . ok. voces sao demais, Quando for possivel coloque no ar o conjunto CAMEL. Abraços a toda produção

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: