Barclay James Harvest

“Boa noite, hoje começamos homenageando uma grande figura do prog. inglês que deixou a nossa insípida realidade no final de 2010…  Woolly Wolstenholme… um dos fundadores do Barclay James Harvest.

Originalmente conhecido como The Wickeds… esse grupou nasceu em Lancashire na Inglaterra, em 1966 e seus fundadores eram colegas de escola… o guitarrista John Lees, o tecladista Stuart “Woolly” Wolstenholme, o baixista Les Holroyd e o baterista Mel Pritchard… todos influenciados pelo som dos Moody Blues e desejando trocar a psicodelia pelo progressivo… e, em 67, eles adotaram o nome Barclay James Harvest.

O primeiro álbum sairia em 1970… mas eles só chamariam realmente a atenção no cenário progressivo britânico mais tarde, a partir dos bem sucedidos álbuns “Time Honoured Ghosts” e “Octoberon”… apesar de que, curiosamente, eles se tornariam um sucesso muito maior na Alemanha, chegando a reunir mais de 200 mil pessoas em Berlin, para uma apresentação nos anos 80…

E seria lá que o Barclay James Harvest lançaria o seu último registro de estúdio, o álbum “River Of Dreams”, de 98… depois disso o grupo se dividiria em dois, um de John Lees e Woolly Wolstenholme e o outro de Les Holroyd… e eles lançariam, respectivamente, os álbuns “Nexus”, em 99, e “Revolution Days”, em 2002… mas nós selecionamos algo mais antigo, extraído dos álbuns “Barclay James Harvest” de 70 e “Once Again” de 71.

Com o Barclay James Harvest, vocês ouviram “The Sun will never shine”, “Song for dying”, “Galadriel”, “Mocking Bird” e “Ball and Chain”.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E nós vamos continuar trazendo um pouco mais do Barclay James Harvest, para lembrar o tecladista Stuart “Wolly” Wolstenholme…

Depois da volta, as duas versões do Barclay James Harvest passaram até a dividir o mesmo site na internet… e seguiram adiante mesmo depois do baterista Mel Pritchard deixar o nosso plano da realidade, em 2004… na verdade, começou uma fase criativa, principalmente para  “Wolly” Wolstenholme, que trabalhou em um projeto solo, gravou com o grupo Mœstoso, participou do renovado  Mandalaband… e ainda continuou colaborando com o amigo John Lees.

E o John Lees’ Barclay James Harvest continuaria a se apresentar com regularidade… mas “Wolly” não participou dos shows do grupo em novembro de 2010 devido a problemas que foram na época anunciados como exaustão… embora John Lees admitisse mais tarde que ele vinha sofrendo de problemas de saúde e de depressão nos últimos tempos…

“Wolly” Wolstenholme escolheu por conta própria seguir o curso sinuoso do rio Estígio no dia 13 de dezembro de 2010… e nós selecionamos mais algumas faixas da fase clássica do Barclay James Harvest, extraídas do álbum “Time Honoured Ghosts”, para lembrar um pouco da rica sonoridade de seus teclados e do radiante, e já distante, otimismo do grupo que ele ajudou a criar…

Com o Barclay James Harvest, vocês ouviram “In my life”, “Titles”, “Beyond the grave”, “Song for you”, “Hymn for the children” e “Moon Girl”.

Art Rock fica por aqui, obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem na Paraná Educativa, 97,1… visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com… que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado…

Até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

BJH:

BG – SHE SAID

1. THE SUN WILL NEVER SHINE – 5:06

2. SONG FOR DYING – 5:01

3. GALADRIEL – 3:14

4. MOCKING BIRD – 6:38

5. BALL AND CHAIN – 4:48

BG – THE IRON MAIDEN

TOTAL – 24:47

BJH:

BG – ONE NIGHT

6. IN MY LIFE – 4:40

7. TITLES – 3:47

8. BEYOND THE GRAVE – 4:08

9. SONG FOR YOU – 5:21

10. HYMN FOR THE CHILDREN – 3:40

11. MOON GIRL – 4:51

BG – SWEET JESUS

TOTAL: 25:47

GRAND TOTAL – 50:34

Ouça o Art Rock com o Barclay James Harvest que foi ao ar no dia 09/01/2011, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

3 Respostas to “Barclay James Harvest”

  1. !!!!!!!!!!!!!!! Animal ! Acabei de baixar Pentagram, e lembrei do ArtRock nas noites frias de Curitiba. Fiquei muito feliz em achar o programa e ouvir quando quiser.

  2. […] Olá ouvintes do Art Rock! O programa da semana passada (dia 12-01-2013), foi um reprise com o Barclay James Harvest. Confiram clicando aqui! […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: