Gentle Giant

“Boa noite, teremos no programa de hoje um dos grupos essenciais do prog. rock inglês… o genial Gentle Giant.

Este grande nome do prog. inglês foi formado das ruínas de um grupo de rythm & blues… o Simon Dupree & The Big Sound… de onde saíram os irmãos Derek, Ray e Phill Shulman, com a idéia de criar uma sonoridade totalmente nova… e eles lançaram o seu primeiro álbum em 1970, já mostrando um estilo único, que teria muitos admiradores, mas poucos seguidores.

O som do grupo misturava uma estrutura complexa, onde as linhas melódicas eram cortadas pelos vocais de Derek e Ray, em meio a ritmos imprevisíveis, riffs de guitarra e fraseados de teclado violino e saxofone… uma amálgama que sempre se colocaria em uma categoria à parte, recusando-se a se encaixar nas diversas correntes do progressivo e vivendo à margem do sucesso de seus contemporâneos.

Mas isso não impediu o Gentle Giant de ter verdadeiros clássicos em sua discografia… e também de ser considerado até hoje um dos mais importantes grupos da primeira geração progressiva… apesar de não ter lançado nenhum trabalho novo desde 1980… e nós vamos começar com faixas dos álbuns “Gentle Giant” de 1970 e “Acquiring the Taste” de 71.

Com o Gentle Giant vocês ouviram “Funny ways”, “Alucard”, “Pantagruel’s nativity” e “Plain Truth”…

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E nós vamos continuar trazendo o genial grupo dos irmãos Derek, Ray e Phil Shulmann, o Gentle Giant…

Depois de trabalhos essenciais em sua fase clássica, como os álbuns “Acquiring the Taste”, “Three Friends”, “Octopus” e “In a Glass House”… o Gentle Giant começou a perder um pouco da sua direção após a saída de Phil Shulman em 74… uma perda de unidade que levou Derek e Ray a procurar outras possibilidades musicais, o que acabaria comprometendo com o tempo a proposta do grupo.

O posterior desinteresse das gravadoras pela sonoridade progressiva foi levando muitos grandes nomes do prog. rock a investir em sonoridades mais comerciais, e o Gentle Giant não foi exceção… depois de álbuns fracos eles acabaram se separando em 1980… e só voltariam a se reunir brevemente para a gravação de três faixas inéditas para a caixa “Scrappin’ the Barrel”, lançada em 2004.

Mas outros membros remanescentes do Gentle Giant resolveram trazer de volta o seu som através de um novo projeto, que surgiu em 2008 com o nome Rentle Giant, sem grandes pretensões, mas que acabaria por seguir em frente, agora como Three Friends, em uma tour que, em 2010, se estendeu pela Europa, Estados Unidos e Japão… mas para essa segunda parte do programa nós selecionamos faixas dos álbuns “Three Friends” de 72 e “In a Glass House” de 73…

Vocês ouviram o Gentle Giant com “Prologue”, “Working all day”, “The runaway” e “Experience”…

O Art Rock fica por aqui… obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem na Paraná Educativa, 97,1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com… que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado…

Até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

GENTLE GIANT

BG – WRECK

1. FUNNY WAYS – 4:22

2. ALUCARD – 6:00

3. PANTAGRUEL’S NATIVITY – 6:50

4. PLAIN TRUTH – 7:36

BG – BLACK CAT

TOTAL: 24:48

GENTLE GIANT

BG – WAY OF LIFE

1. PROLOGUE – 6:12

2. WORKING ALL DAY – 5:12

3. THE RUNAWAY – 7:14

4. EXPERIENCE – 7:50

BG – IN A GLASS HOUSE

TOTAL – 26:28

GRAND TOTAL – 49:13

Ouça o Art Rock com o Gentle Giant que foi ao ar no dia 16/01/2011, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Uma resposta to “Gentle Giant”

  1. […] Olá ouvintes do Art Rock! O programa da semana passada (dia 19-01-2013), foi um reprise com o Gentle Giant. Confiram o programa reprisado clicando aqui! […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: