Deep Purple & Jon Lord

“Boa noite, hoje vamos trazer no programa um pouco da genialidade de um dos grandes tecladistas da história do rock, o genial Jon Lord, do Deep Purple…

E vamos começar com o próprio Deep Purple, na sua fase mais psicodélica… na época da sua primeira formação, normalmente conhecida como Mk 1… que contava com o vocalista Rod Evans e com o baixista Nick Simper… um período breve na história desse grande grupo, mas que foi muito produtivo, rendendo 3 álbuns excelentes, onde misturavam composições próprias com versões antológicas para faixas clássicas…
Nesta época, o Purple ainda era liderado por Jon Lord, e o tecladista introduzia suas influências eruditas em meio aos solos e improvisações ao vivo, já anunciando um pouco do que ele iria tentar realizar depois da entrada de Ian Gillan e Roger Glover, quando lançou sua última tentativa de fazer um crossover entre o rock e a música clássica dentro do grupo… o genial “Concerto for Group and Orchestra”, de 69.

Mas este trabalho indispensável só marcou o fim de uma exploração que já havia começando antes, em álbuns como “The Book of Taliesyn” de 68 e “Deep Purple” de 69… nos quais a voz de Rod Evans mantinha um diálogo mais amistoso com os teclados de Lord e a guitarra de Blackmore, do que aquele que se tornaria célebre com o vocal poderoso de Ian Gillan… uma época em que o Purple ainda se encontrava indeciso entre o heavy metal e o progressivo…

Vocês ouviram o Deep Purple com as faixas “Blind”, “Painter”, “April” e “Lalena”… essa última uma cover do grande Donovan… todas faixas extraídas do álbum “Deep Purple”, de 69.

A gente volta já!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vocês ficam com um pouco da carreira solo de Jon Lord… que ele procurou manter em paralelo aos seus trabalhos com o Purple e com seus outros projetos.

Desde o início da sua carreira, Jon Douglas Lord participou de muitos grupos… ele começou na época da famosa British Invasion, no início dos anos 60, tocando em grupos como The Artwoods e The Flowerpot Men… e depois é claro se tornaria uma das forças criativas dentro do Deep Purple… mas ele não parou quando houve a primeira separação do grupo em 76, seguindo em frente com o Ashton, Pace & Lord e depois com o Whitesnake, além de continuar sua carreira solo.

Ele sempre procurou dar continuidade à sua proposta de fusão entre a música erudita e o rock… e lançaria trabalhos como “Gemini Suite” de 70 e “Sarabande” de 76… mas parecia ter se fixado em definitivo no rock pesado depois do retorno do Deep Purple nos anos 80, participando de álbuns e excursões de grande sucesso, em meio às brigas que levaram ao entra e sai do vocalista Ian Gillan e depois à saída definitiva do guitarrista Ritchie Blackmore.

Jon Lord surpreenderia o mundo do rock ao anunciar que deixaria o Purple em 2001… mas ele continuaria na ativa, voltando a se dedicar à sua carreira solo, com álbuns como “Beyond the notes”. “Durham Concerto” e “Boom of the tingling strings”… mas nós selecionamos faixas do clássico álbum “Sarabande”, em que ele contou com a Philarmônica da Hungria sob a regência de Eberhard Shöener e tendo na guitarra Mr. Andy Summers… que logo estaria fundando o grupo The Police junto de Sting…

Vocês ouviram “Saraband”, “Aria”, “Gigue” e “Finale”… com o tecladista Jon Lord, do Deep Purple…

O Art Rock fica por aqui… o programa como sempre teve a produção foi minha, Vidal Costa, e também de Beto Bittencourt, a apresentação foi também de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… tenham uma boa noite e continuem na É Paraná, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com… que foi idealizado e é administrado pela nossa amiga Ana Barbara Vicentin… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

DEEP PURPLE

BG – BIRD HAS FLOWN

1.    BLIND – 5:26

2.    PAINTER – 3:51

3.    APRIL – 12:09

4.    LALENA – 3:33

BG – CHASING SHADOWS

TOTAL – 24:59

JON LORD

BG –     BOURÉE

1.    SARABANDE – 7:25

2.    ARIA – 3:46

3.    GIGUE – 11:12

4.    FINALE – 2:24

BG – CAPRICE

TOTAL – 24:46

TOTAL GERAL: 49:45

Ouça o Art Rock com o Deep Purple & Jon Lord que foi ao ar no dia 09/04/2011, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Uma resposta to “Deep Purple & Jon Lord”

  1. […] Olá ouvintes do Art Rock! O programa da semana passada (dia 19-10-2013), foi um reprise com os geniais Deep Purple & Jon Lord. Confiram este programa clicando aqui! […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: