Bob Johnson Peter Knight & Christopher Lee

” Boa noite, hoje teremos no programa dois trabalhos que representam momentos diferentes na história do rock… mas ambos com uma ligação improvável: a participação de uma figura genial… o ator inglês Christopher Lee.


E nós vamos começar com “The King of Elfland’s Daughter”, de Bob Johnson & Pete Knight, ambos membros do grande grupo folk Steeleye Span… um trabalho inspirado na célebre novela de Lord Dunsany, publicada em 1924, que e considerada por muitos como precursora de toda a literatura de fantasia contemporânea… inclusive, é claro, o insuperável “Senhor dos Anéis” de J.R.R. Tolkien.

O livro de Lord Dunsany conta a historia de Alveric, que é mandado à terra dos elfos para convencer o Rei élfico a lhe dar a mão de sua filha Lirazel… o que se segue é uma história de mágica que ecoou por décadas e influenciou não apenas Tolkien, mas também C.S. Lewis e muitos outros… e, nos anos 70, renderia esse belo trabalho que teria a participação de Frank Miller, Chris Farlowe, Mary Hopkin, P.P. Arnold, Alexis Korner, Chris Spedding e Ray Cooper…

E, além desses grandes nomes do rock, esse álbum conceitual também contava com a narração de Christopher Lee, que ainda participava como o Rei dos Elfos… e essa não seria a sua única aventura no mundo do rock… como veremos na segunda parte do programa de hoje… mas confiram primeiro um pouco de “The King of Elfland’s Daughter”, de Bob Johnson & Pete Knight.

Vocês ouviram “The Request”, “Lizarel”, “Alveric’s Journey”, “Through Elfland”, “The rune of the Elf King”, “The coming of the Troll” e “Too Much Magic”, faixas do album conceitual “The King of Elfland’s Daughter” de Bob Johnson & Pete Knight.

A gente volta já!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos trazer um trabalho para mostrar que Christopher Lee, que foi sagrado cavaleiro em 2009, está longe de se aposentar… a opera rock “Charlemagne: by the sword and the cross”.

Lançada em 2010, essa obra única reúne duas bandas e mais uma orquestra de 100 integrantes sob a regência de Marco Sabiu… e baseia-se na vida do Imperador Carlos Magno, que é interpretado pelo próprio Christopher Lee… e essa nem é a sua primeira investida no campo do heavy & prog metal, pois havia gravado com grupos como The Tolkien Ensemble da Dinamarca e, mais recentemente, o Rhapsody of Fire da Itália, com quem gravou três álbuns…

Sir Christopher nunca foi um ator de poucos papeis, apesar de inicialmente ter sido conhecido por sua marcante interpretação do Conde Drácula nos clássicos da produtora inglesa Hammer… mas ele continuou acumulando grandes personagens, e se tornaria uma figura emblemática do cinema de ficção e fantasia, com sua participação no “Senhor dos Anéis” e em “Star Wars”.

Aos 89 anos, ele continua muito ativo e o álbum conceitual “Charlemagne” não apenas ganharia prêmios internacionais, como foi muito bem sucedido e já rendeu apresentações ao vivo e também uma continuação, prometida para 2011… confiram um pouco dessa nova empreitada do incansável Christopher Lee…

Vocês ouviram Sir Christopher Lee, aos 89 anos, com as faixas “King of the Franks”, “The Iron Crown of Lombar”, “Bloody veredict of Verden” e “Starlight”.

O Art Rock fica por aqui… o programa teve a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem na É Paraná, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com… que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… Até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

THE KING OF ELFLAND’S DAUGHTER

BG – WITCH

1. THE REQUEST – 2:50

2. LIZAREL – 3:09

3. ALVERIC’S JOURNEY – 4:21

4. THROUGH ELFLAND – 3:31

5. THE RUNE OF THE ELF KING – 1:54

6. THE COMING OF THE TROLL – 3:42

7. TOO MUCH MAGIC – 2:55

BG – JUST ANOTHER DAY OF SEARCH

TOTAL – 22:22

CHRISTOPHER LEE

BG – OVERTURE

1. KING OF THE FRANKS – 7:14

2. THE IRON CROWN OF LOMBAR – 8:11

3. BLOODY VEREDICT OF VERDUN – 6:15

4. STARLIGHT – 4:40

BG – FINALE

TOTAL – 26:20

TOTAL GERAL: 48:42

Ouça o Art Rock com o Bob Johnson Peter Knight & Christopher Lee que foi ao ar no dia 25/06/2011, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: