Styx

” Boa noite, hoje teremos um programa com um dos grandes grupos do chamado pomp rock, o Styx…


Na verdade o termo pomp rock surgiu como forma de diferenciar as bandas progressivas inglesas das americanas, em parte devido ao apelo mais comercial que muitos identificavam em grupos como o Kansas ou o próprio Styx… mas, embora não fosse uma expressão muito elogiosa, o termo pegou e acabou se tornando quase uma definição do prog. rock americano, apesar dos protestos dos fãs mais radicais.

E a verdade é que esse tipo de som realmente teve uma grande repercussão no rock americano dos anos 70… e o Styx foi um dos grupos mais bem sucedidos, com sua mistura de elementos progressivos com melodias contagiantes, construídas em meio a arranjos complexos e solos de teclado e guitarra… uma sonoridade que já estava presente em seus primeiros trabalhos.

O grupo se chamava originalmente The Tradewinds, mudando para TW4 em 65… mas nessa época eles eram só estudantes com um grupo amador… foi só em 72 que eles se tornaram o Styx… com uma formação que incluía o tecladista e vocalista Dennis DeYoung, os irmãos Chuck e John Panozzo, no baixo e bateria e o guitarrista e vocalista James Young… vamos conferir um pouco dos álbuns “Equinox” de 75 e “Crystal Ball” de 76…

Vocês ouviram “Light up”, “Mother dear”, “Born for adventure”, “Put me on” e “This old man”… com o Styx…

A gente volta já!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E nós vamos continuar trazendo um pouco da fase clássica do Styx… que foi dos poucos grupos do rock da década de 70 a não sofrer com as mudanças do mercado musical no começo dos anos 80…

Na verdade a fase mais consagrada do Styx começaria com seu álbum de 77… “The Grand Illusion” e seguiria por uma série de álbuns de grande sucesso comercial, culminando no álbum conceitual “Paradise Theater” de 1980 e na opera-rock “Killroy was here” de 83, que chegou a doAdicionar uma imagemminar as FMs, graças ao hit “Mr. Roboto”… um daqueles momentos em que o sucesso acaba por marcar um grupo e prejudicar seus trabalhos seguintes.

Em 84 eles lançariam o álbum ao vivo “Caught in the act”, já sem o guitarrista e vocalista Tommy Shaw… e, a partir daí, os outros membros do grupo seguiriam com uma série de projetos solo… só em 1990 o Styx voltaria com “Edge of the century”, mas apesar de bem recebido o álbum não garantiu um retorno definitivo do grupo, que tentaria novamente em 1999 com “Brave New World”… o último disco a contar com Dennis DeYoung.

Atualmente James J.Y. Young e Tommy Shaw mantém vivo o grupo, que continua em atividade… e, em 2011, eles anunciaram uma tour conjunta com o Yes… mas, para essa segunda parte do programa nós selecionamos faixas dos clássicos álbuns “The Grande Illusion” de 77 e “Pieces of Eight” de 78…

Vocês ouviram o Styx com “The Grand Illusion”, “Castle Walls”, “The message”, “Lords of the Rings”, “Blue collar man” e “Pieces of eight”.

O Art Rock fica por aqui… o programa teve a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem na É Paraná, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com… que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

STYX

BG – LONELY CHILD

1. LIGHT UP – 4:17

2. MOTHER DEAR – 5:25

3. BORN FOR ADVENTURE – 5:12

4. PUT ME ON – 4:56

5. THIS OLD MAN – 5:11

BG – MIDGNIGHT RIDE

TOTAL – 25:01

STYX

BG – MAN IN THE WILDERNESS

1. THE GRANDE ILLUSION – 4:36

2. CASTLE WALLS – 6:00

3. THE MESSAGE – 1:08

4. LORDS OF THE RINGS – 4:33

5. BLUE COLLAR MAN – 4:05

6. PIECES OF EIGHT – 4:44

BG – SING FOR THE DAY

TOTAL – 25:06

TOTAL GERAL: 48:42

Ouça o Art Rock com o Styx que foi ao ar no dia 02/07/2011, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

3 Respostas to “Styx”

  1. welber lima duarte Says:

    voces sao demais. otimo a escolha

  2. welber lima duarte Says:

    é deste conjunto que se encontra a musica que mais gosto , a minha musica predileta ” A Criminal Mind” se houver oportunidade coloque em seu programa , musicas recentes do grupo. Piano e guitarras e Batera ,se unem em perfeita harmonia. Nestá Musica

    • Obrigado pela mensagem Welber, vamos atender assim que possível sua sugestão. Obrigado e esperamos que sempre aprecie nosso programa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: