The Moody Blues & Donovan Leitch

“Boa noite, hoje teremos no programa dois grandes representantes do rock inglês dos anos 60, começando com o grupo que é um dos pais fundadores do progressivo… The Moody Blues.


Os Magnificent Moodies, como eram conhecidos no começo de sua carreira, dispensam maiores apresentações, pois estão entre os mais importantes e bem sucedidos grupos da geração dos anos 60… e permaneceram como uma das lendas vivas do rock, continuando em atividade pelas décadas seguintes… atualmente com uma formação centrada em torno do trio composto pelo guitarrista e vocalista Justin Hayward, pelo baterista Graeme Edge e pelo baixista John Lodge.

É essa longevidade que faz dos Moody Blues um dos decanos do rock inglês… eles nasceram nos rhythm & blues, passaram pela psicodelia e foram um dos pioneiros da linguagem da fusão da música sinfônica com o rock, ajudando a fundar o progressivo… e o seu som sempre navegou entre o pastoral e o melancólico… como o próprio nome do grupo já anunciava.


O último álbum de estúdio dos Moodies foi “December”, que foi lançado em 2003… mas eles continuaram excursionando com frequência, e estão agora em plena tour mundial…às vésperas de completar 50 anos de carreira… para o programa de hoje, nós selecionamos faixas de dois trabalhos clássicos… “In search of the lost chord” de 68 e “On the threshold of a dream” de 69…

Vocês ouviram os Moody Blues com “Departure”, “Ride my see-saw”, “Legend of a mind”, “Are you sitting confortably”, “The dream”, “Have you heard, pt. 1”, “The voyage” e “Have you heard, pt. 2”.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos trazer um pouco do novo trabalho de um outro sobrevivente da década de sessenta… o grande Donovan Leitch.


Donovan está entre um dos mais importantes representantes da vertente inglesa do rock psicodélico, dono de álbuns indispensáveis como “Sunshine Superman” de 66, “Mellow Yellow” de 67 e “Hurdy Gurdy Man” de 68… e, no começo de sua longa carreira, ele chegou a ser chamado de Bob Dylan inglês, mas na verdade ele nunca teve a atitude cínica e realista do grande poeta americano…

A abordagem de Donovan sempre esteve mais ligada ao lírico, com uma poesia cheia de referências cósmicas e metafísicas, com um som que misturava passagens acústicas, que não estariam nada deslocadas nos grupos do folk rock britânico, com viagens psicodélicas que podiam ter de arranjos orquestrais a solos de sitar.

Embora comumente associado ao rock psicodélico dos anos 60, Donovan continuou em atividade nas décadas seguintes… começando uma fase de grandes álbuns com o genial “Sutras”, produzido por Rick Rubin e lançado em 96… mas, no programa de hoje, vocês vão ouvir um pouco de seu álbum mais recente, o duplo “Ritual Groove”, de 2010, onde ele construiu a sua costumeira pintura sonora… que nesse trabalho ele descreve como “a trilha para um filme que ainda está para ser feito”…

Vocês ouviram Donovan, com “E-Motion”, “The Mountain”, “Devil’s Weed”, “The Olive Tree”, “Refugee of Love” e “Still Waters”.

O Art Rock fica por aqui… o programa teve a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem na É Paraná, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com… que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

MOODY BLUES

BG – HOUSE OF FOUR DOORS

1. DEPARTURE – 0:44

2. RIDE MY SEE-SAW – 3:39

3 LEGEND OF A MIND – 6:36

4. ARE YOU SITTING CONFORTABLY? – 3:30

5. THE DREAM – 0:57

6. HAVE YOU HEARD, PT.1 – 1:28

7. THE VOYAGE – 4:11

8. HAVE YOU HEARD, PT. 2 – 2:26

BG – NEVER COMES THE DAY

TOTAL – 23:30

DONOVAN

BG – THE ILLUSION

1. E-MOTION – 4:00

2. THE MOUNTAIN – 3:33

3. DEVIL WEED – 4:46

4. THE OLIVE TREE – 4:24

5. REFUGEE OF LOVE – 5:28

6. STILL WATERS – 3:38

BG – A WOMAN’S WORK

TOTAL – 25:49

TOTAL GERAL: 49:19

Ouça o Art Rock com o The Moody Blues & Donovan Leitch que foi ao ar no dia 01/10/2011, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Uma resposta to “The Moody Blues & Donovan Leitch”

  1. […] Olá ouvintes do Art Rock! O programa de 08-04-2017, foi um reprise com o The Moody Blues & Donovan Leitch! Confiram este programa clicando aqui! […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: