Ash Ra Tempel & Guru Guru

” Boa noite, nosso programa de hoje terá dois belos exemplos do prog. germânico… ambos representantes da geração mais criativa do chamado krautrock…

Vamos começar com o Ash Ra Tempel… grupo pioneiro do chamado Kosmische Rock… que surgiu em 1970 em torno de duas figuras geniais… o guitarrista Manuel Göttsching e o grande tecladista e baterista Klaus Schulze do Tangerine Dream… contando ainda com o baixista Harmut Enke… um trio que lançaria em 71 o seu primeiro álbum, tornando-se imediatamente uma das referências do prog. alemão.

Mas o grupo não permaneceria com os mesmos integrantes… na verdade ele seria sempre um veículo para as viagens musicais de Manuel Göttisching, trabalhando com músicos diferentes de cada vez, à exceção dos retornos ocasionais do amigo Klaus Schulze, que voltaria no álbum de 73 e mais recentemente para excursionar a partir dos anos 90… a única constante seria a sonoridade, misturando as longas linhas melódicas de guitarra com uma incansável exploração de sons eletrônicos.

Mais tarde o grupo encurtaria o nome para Ashra, continuando em atividade a partir do álbum “New Age of Earth”, de 76… e, atualmente, Manuel Göttisching continua a apresentar-se ocasionalmente com o Ashra, além de gravar trabalhos solo e colaborações… mas, para o programa de hoje, nós selecionamos faixas da fase clássica do Ash Ra Tempel… extraídas do álbum “Starring Rosi”, de 73, em que o grupo contou ainda com a vocalista Rosi Müller…

Com o Ash Ra Tempel vocês ouviram “Laughter loving”, “Day-dream”, “Interplay of forces” e “Bring me up”.
A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E nesta segunda parte do programa vamos trazer o extraordinário grupo alemão Guru Guru… uma das lendas do prog. Germânico.


Já trouxemos o Guru Guru algumas vezes no nosso programa, mas sempre é bom lembrar que ele foi fundado em 1970 e, em sua formação clássica, era um power-trio formado pelo guitarrista Ax Genrich, juntamente com o baixista Uli Trepte, e o baterista e vocalista Mani Neumeier, que sempre foi o líder do grupo, além de participar de muitos outros projetos, e ter uma carreira solo movimentada a partir dos anos 80.

Já tendo passado das quatro décadas de carreira, o Guru Guru teve muitas formações, mas sempre se manteve fiel e irredutível à sua abordagem única dos paradigmas do krautrock… misturando elementos de free jazz com as distorções da psicodelia e uma estrutura rítmica dominante…

Sem nunca ter se preocupado em correr atrás do brilho efêmero do sucesso, Mani Neumeier ainda mantém o Guru Guru em atividade, com apresentações constantes que incluem movimentadas tours europeias e também excursões pelo extremo oriente, em especial o Japão, onde o grupo tem muitos fãs… e, para o programa de hoje, nós selecionamos faixas dos álbuns “UFO”, de 1970 e “Hinten” de 71.

Vocês ouviram o Guru Guru, com “Stone in”, “Next time see you at the Dalai Lhama” e “Eletric Junk”.

O Art Rock fica por aqui… o programa teve a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem na É Paraná, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com… que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

ASH RA TEMPEL

BG – THE FAIRY DANCE

1. LAUGHTER LOVING – 7:43

2. DAY-DREAM – 5:24

3. INTERPLAY OF FORCES – 8:48

4. BRING ME UP – 4:32

BG – SCHIZO

TOTAL – 26:27

GURU-GURU

BG – OOGA BOOGA

5. STONE IN – 5:43

6. NEXT TIME SEE YOU AT THE DALAI LHAMA – 5:59

7. ELETRICK JUNK – 11:03

BG FINAL – DER ELEKTROLURCH

TOTAL: 22:45

TOTAL GERAL: 49:12

Ouça o Art Rock com o Ash Ra Tempel & Guru Guru que foi ao ar no dia 07/05/2011, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: