Kansas

“Boa noite, atendendo a pedidos, vamos trazer hoje no programa uma das lendas vivas do progressivo americano, o grande Kansas…

 Formado em Topeka, no estado do Kansas, o grupo surgiu aos poucos, em meio às idas e vindas dos seus fundadores, o guitarrista Kerry Livgren, o baixista Dave Hope e o batera Phil Ehart… e, por algum tempo, se uniram a outro grupo da região, o White Clover, combinando esforços enquanto definiam o seu som, uma mistura boogie e prog. rock bem diferente do perfil das demais bandas do interior dos Estados Unidos.

O violinista Robbie Steinhardt e o vocalista e tecladista Steve Walsh ajudaram a cristalizar o som do grupo e eles adotaram de vez o nome Kansas… que não era só inspirado no seu estado natal, mas também na tribo indígena que habitava essa região… o povo Kaw, ou Kanza… também conhecido como o “Povo do Vento do Sul”, que dominava as planícies do centro-oeste dos Estados Unidos.

O álbum “Kansas” saiu em 74, e já mostrava muito do que se tornaria a marca registrada do grupo, mas eles só saíam de vez do anonimato depois do trabalho de 76, “Leftoverture” que venderia milhões de cópias em um momento em que o rock e principalmente o progressivo começavam a perder terreno para a disco music… vamos ouvir um pouco dessa fase clássica do Kansas…

Vocês ouviram o Kansas “Miracles out of nowhere”, “Magnum Opus”, “Point of know return” e “Hopeless human”, faixas dos clássicos álbuns “Left Overture” de 76 e “Point of know return” de 77…

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Vamos continuar com o Kansas, que voltou à boa forma nos anos 90 e está em plena atividade… sem sinais de querer se aposentar.


Apesar de ter se mantido em alta no começo dos anos 80, o Kansas sofreu com a saída de uma de suas forças criativas, o carismático vocalista e tecladista Steve Walsh… e, enquanto ele montava o grupo Streets e seguia em frente, Kerry Livgren e Dave Hope mudavam a direção do Kansas, lançando uma dupla de álbuns que faziam algumas concessões comerciais e não agradaram os fãs.

Eles se separariam pouco tempo depois… mas voltariam em 86 graças a Steve Walsh, que assumiu a liderança do grupo, trazendo o grande Steve Morse dos Dixie Dreggs para a guitarra… embora ele ficasse por pouco tempo, pois logo iria para o Deep Purple… mesmo assim, o Kansas continuou firme, e eles se reencontrariam de vez a partir dos anos 90, com uma série de álbuns excelentes.

Atualmente eles estão em plena atividade, com dois membros da formação original… Steve Walsh e Phil Ehart… e seu mais recente trabalho foi “There’s Know Place Like Home”, registrando um concerto sinfônico do grupo em Topeka, sua cidade natal, comemorando os 35 anos de carreira e contando com a participação de Kerry Livgren & Steve Morse…

Vocês ouviram “Belexes”, “Hold on”, “Icarus (borne on wings of steel)” e “Carry on wayward son” com o Kansas, ao vivo em Topeka, sua cidade natal, junto da Washburn University Symphony Orchestra, sob a regência de Larry Baird.

O Art Rock fica por aqui… o programa teve a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com… que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

KANSAS

BG – THE WALL

1. MIRACLES OUT OF NOWHERE – 6:29

2. MAGNUM OPUS – 8:36

3. POINT OF KNOW RETURN – 3:13

4. HOPELESSLY HUMAN – 7:18

BG – THE PARADOX

TOTAL: 25:36

KANSAS

BG – MUSICATTO

5. BELEXES – 5:44

6. HOLD ON – 5:07

7. ICARUS (BORNE ON WINGS OF STEEL) – 6:37

8.CARRY ON WAYWARD SON – 6:50

BG – DUST IN THE WIND

TOTAL – 24:18

TOTAL GERAL: 50:04

Ouça o Art Rock com o Kansas que foi ao ar no dia 24/03/2012, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

2 Respostas to “Kansas”

  1. welber da cidade de lavras. - mg Says:

    MARAVILHA. ESTÁ BANDA É DO MEU CORAÇAO. FIQUEI SABENDO QUE ELES ESTIVERAM AQUI NO INTERIO DE SAO PAULO. MAS NAO HOUVE DIVUGAÇÃO . PERDI QUE PENA.

  2. […] Olá ouvintes do Art Rock! O programa da semana passada (dia 13-07-2013), foi um reprise com o Kansas. Confiram este programa clicando aqui! […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: