Kalevala

“Boa noite, hoje teremos no programa um projeto ambicioso que reuniu muitos grupos do progressivo europeu e culminou com a recriação de um épico escandinavo… o Kalevala.

Essa iniciativa reuniria 30 grupos de 8 países diferentes, cada qual dedicando-se a escrever e interpretar uma das partes de uma ópera-rock em 3 CDs que começou a partir de um convite da revista finlandesa Colossus… que propôs uma versão progressiva para o Épico Nacional Finlandês… o Kalevala, reunido a partir de poemas da tradição oral da antiga Finlândia por Elias Lönnrot.

O convite havia sido estendido a bandas de muitas nacionalidades, e o resultado foi uma reinvenção do Kalevala, com faixas cantadas em sete idiomas e trazendo desde grupos da nova geração progressiva inglesa e americana, como o Magenta e o Metaphor, até presenças lendárias como o Museo Rosenbach e o Castello di Atlante, representando o prog. italiano… e até o multinacional Clearlight, do grande Cyrille Verdeaux.

A única exigência da revista Collossus, e do coordenador do projeto, o editor Marco Bernard, foi de que os grupos usassem equipamento de época, para garantir um som com marca dos anos 70… e o álbum triplo foi lançado em 2004 pelo selo Musea… um trabalho genial que nós selecionamos para o programa de hoje.

Vocês ouviram o Sinkadus com “The minstrel’s cry”, depois foi Il Castello di Atlante com “Ilmarinen forges the Sampo”, na sequência o Museo Rosenbach com “The flower of revenge” e o Elegant Simplicity com “Ilmarinen’s bride of gold”.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Vamos trazer mais um pouco da ópera-rock Kalevala… uma produção finlandesa que reuniu grupos da Europa e dos Estados Unidos para celebrar o épico compilado por Elias Lönnrot no séc. XIX.

O Kalevala surgiu a partir dos esforços nacionalistas finlandeses, que levaram à autonomia do país como grão-ducado ligado ao antigo Império Russo… nessa época houve o desejo de que a Finlândia tivesse seu próprio poema épico, na mesma linha da Ilíada ou do Beowulf… e Elias Lönnrot inspirou-se para andar pelo interior do país, reunindo canções e poemas tradicionais.

Ele era filólogo como Tolkien, mas seu esforço resultou de uma exaustiva pesquisa e não de um triunfo da imaginação… sua história foi encontrada na voz de velhos poetas que lembravam os cantos dos mitos finlandeses… desde a criação do mundo e a ascensão de Väinämöinen até a sua partida, deixando o legado de suas canções e de sua kantele… uma cítara mágica feita de mandíbula de lúcio e cordas de crina de cavalo.

E assim como a Kalevala original foi a reunião da memória oral de velhos cantadores… a versão pretendida pela revista Collossus teria que ser o resultado de muitas vozes, reunindo estilos e tradições progressivas… e até línguas diferentes… em uma obra única na história do prog. rock.

Vocês ouviram o Clearlight com “Boat builder/searching for the lost word”, depois foi o Orchard com “3” e o Grand Stand com “Tempest”… todas faixas da opera-rock Kalevala.

O Art Rock fica por aqui… o programa teve a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com… que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

KALEVALA

BG – OVERHEAD – WAINAMOINEN AND YOUKAHAINEN/THE FATE OF AINO

1. SINKADUS – THE MINSTREL’S CRY – 5:44

2. IL CASTELLO DI ATLANTE – ILMARINEN FORGES THE SAMPO – 7:06

3. MUSEO ROSENBACH – THE FLOWER OF REVENGE- 6:41

4. ELEGANT SIMPLICITY – ILMARINEN’S BRIDE OF GOLD – 5:01

BG – METAPHOR – RAKING THE BONES

TOTAL: 24:32

KALEVALA

BG – SCARLET THREAD – FROM THE DARK NORTH

5. CLEARLIGHT – BOAT BUILDER/SEARCHING FOR THE LOST WORD – 10:28

6. ORCHARD – 3 – 7:33

7. GRAND STAND – TEMPEST – 7:01

BG – THØNK – CHAPTER 45/46

TOTAL – 25:02

Total geral: 49:34

Ouça o Art Rock com o Kalevala que foi ao ar no dia 14/04/2012, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: