Yes

“Boa noite, hoje teremos um lançamento de um figura habitual do nosso programa, um veteranos progressivo que todo bom prog. head tem em sua discoteca… o grande Yes!

Naturalmente não precisamos apresentar o Yes, pois é um dos mais conhecidos grupos da geração fundadora, que migrou da psicodelia para o progressivo no final dos anos 60… ajudando a constituir uma linguagem musical que está viva até hoje… mas nós selecionamos para o programa de hoje um lançamento recente do grupo, que registra uma época não muito celebrada da sua longa carreira…

Em meados da década de 90 o Yes havia surpreendido os fãs com o álbum “Keys to Ascension”, um trabalho brilhante, que sofreu com uma estratégia de marketing da gravadora, sendo lançado em duas partes, mescladas com gravações ao vivo e sem nenhuma sensação de continuidade… isso levou a mais um rompimento entre Rick Wakeman e o grupo, que acabou ficando meio perdido, sem saber o que fazer a seguir…

Chris Squire tentou um projeto chamado Conspiracy com Billy Sherwood… mas, no fim, as demos que eles gravaram acabaram sendo a base para o álbum “Open your eyes” do Yes, um disco que não tinha nada a ver com o som do grupo e foi unanimemente ignorado pela crítica e público… felizmente, a tour de 1998 rendeu shows memoráveis… e nós selecionamos para o programa de hoje faixas extraídas do DVD que registra o show gravado em Budapest, na Hungria.

Voces ouviram com o Yes as faixas “And you and I”, “From the balcony / Wonderous stories” e “Owner of a lonely heart”…

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E nós vamos continuar trazendo um pouco do Yes, com faixas gravadas em 1998, durante a malograda tour do álbum “Open your eyes”.

Na época, o vocalista Jon Anderson e o guitarrista Steve Howe comentaram que não tinham participado muito da elaboração do álbum, que tinha começado como um projeto de Chris Squire e Billy Scherwood… mas eles concordaram em participar das gravações e Scherwood até chegou a assumir como novo tecladista do Yes, ocupando o lugar de Rick Wakeman…

Scherwood também cuidava da guitarra base e o Yes acabou tendo que chamar outro tecladista para completar o time… o desconhecido Igor Khoroshev… mas o resultado não agradou ninguém… somente nas tours o grupo mantinha o seu prestígio, ignorando a maior parte do repertório do novo álbum e se concentrando em faixas clássicas… incluindo uma de suas criações mais ambiciosas… “The Revealing Science of God”, do album “Tales from topographic Oceans”, que eles incluiram no repertório dos shows.

Era um dos grandes momentos dos shows dessa fase… e o DVD que saiu em 2011 e registra essa tour recebeu o nome de “Live in Budapest: The Revealing Science of God”… e é claro que nós não poderíamos deixar de trazer esse momento mágico do Yes aqui no Art Rock…

Vocês ouviram o Yes ao vivo em 1998, primeiro com a clássica suíte “The Revealing Science of God” e depois com “Open your eyes”.

O Art Rock fica por aqui… o programa teve a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com… que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

YES

BG –AMERICA

1. AND YOU AND I – 10:56

2. FROM THE BALCONY / WONDEROUS STORIES – 7:43

3. OWNER OF A LONELY HEART – 6:07

BG – HEART OF THE SUNRISE

TOTAL – 24:46

YES

BG – RHYTHM OF LOVE

4. THE REVEALING SCIENCE OF GOD – 20:41

5. OPEN YOUR EYES – 5:56

BG – SIBERIAN KHATRU

TOTAL – 26:10

GRAND TOTAL – 50:56

Ouça o Art Rock com o Yes que foi ao ar no dia 05/05/2012, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Uma resposta to “Yes”

  1. […] Olá ouvintes do Art Rock! O programa de 04-03-2017, foi um reprise com o Yes! Confiram este programa clicando aqui! […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: