Pink Floyd

“Boa noite, no programa de hoje vamos trazer um grupo que é um dos nomes essenciais da história do rock, o grande Pink Floyd.

Formado em 66, o Floyd contava em sua formação com quatro figuras geniais – o baterista Nick Mason, o tecladista Rick Wright, o baixista Roger Waters e, é claro, o grande guitarrista Syd Barrett, responsável por tornar o grupo um verdadeiro sinônimo do rock psicodélico britânico… algo que ficou claro já a partir do primeiro álbum “The Piper at the Gates of Dawn” de 1967.

Mas naturalmente o Floyd é outro daqueles grupos que dispensa maiores apresentações, pois é presença obrigatória em discotecas tanto progressivas como psicodélicas… de rock pesado ou eletrônico… e também em muitas outras formas de rock… cruzando fronteiras musicais e nacionais e também atraindo públicos de várias gerações, desde os que são fiéis às surrealidades de Syd Barrett até os que preferem a sonoridade espacial da guitarra de David Gilmour.

E, para o programa de hoje, nós selecionamos material dessas duas fases do Floyd, começando com faixas extraídas do primeiro álbum e também de “A saucerful of secrets”, de 68, que ainda contava com a participação de Syd, nessa época já em vias de ser substituído por Gilmour… embora até hoje ele continue a ser reconhecido como a verdadeira força criativa responsável pelo surgimento do grupo.

Você ouviram “Julia Dream”, “Careful with that axe, Eugene”, “Astronomy domine” e “Set the controls for the heart of the Sun”.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos trazer um pouco da fase mais conhecida do Pink Floyd, quando eles estavam entre os gigantes do rock progressivo, com álbums que estão entre os mais memoráveis dos anos 70.

Depois de trabalhos essenciais como “Atom Heart Mother” de 70, “Meddle” de 71 e, é claro, “The Dark Side of the Moon” de 73 e “Wish You Were Here” de 75, o Floyd havia se tornado praticamente uma unanimidade no mundo do rock, aclamado como um dos porta-vozes de uma nova sonoridade… que parecia estar em toda parte, influenciando músicos no mundo, muitos dos quais criariam seus próprios grupos.

E, em 77, eles lançariam o seu décimo álbum de estúdio… “Animals”, que mantinha a abordagem conceitual e apresentava um olhar crítico à sociedade britânica da década de 70… usando como metáfora a comparação dos seres humanos com animais… os cães com instinto predador, os porcos que representam os governantes e as ovelhas sem vontade própria que são vítimas de ambos.

Atualmente, Roger Waters e David Gilmour vêm mantendo vivo o legado do Floyd, com tours sempre muito bem recebidas… como a genial apresentação de Roger, trazendo aos fãs a versão integral de “The Wall”… mas para essa segunda parte nós selecionamos faixas extraídas do álbum “Animals”, que tinha a inesquecível capa com o porco voando entre as chaminés da Battersea Power Station de Londres…

Vocês ouviram o Pink Floyd com “Pigs on the wing (part one)”, “Pigs (three different ones)”, “Sheep” e “Pigs on the wing (part two)”… faixas extraídas do clássico álbum “Animals”, de 1977.

O Art Rock fica por aqui… o programa teve a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com… que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

PINK FLOYD

BG – LUCIFER SAM

1. ASTRONOMY DOMINE – 4:12

2. INTERSTELLAR OVERDRIVE – 9:41

3. REMEMBER A DAY – 4:33

4. SET THE CONTROLS FOR THE HEART OF THE SUN – 5:28

BG ¬– LET THERE BE MORE LIGHT

TOTAL: 23:54

PINK FLOYD

BG – DOGS

5. PIGS ON THE WING (PART ONE) – 1:25

6. PIGS (THREE DIFFERENT ONES) – 11:28

7. SHEEP – 10:20

8. PIGS ON THE WING (PART TWO) – 1:26

BG – DOGS

TOTAL – 24:39

GRAND TOTAL – 48:33

Ouça o Art Rock com o Pink Floyd que foi ao ar no dia 04/08/2012, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Uma resposta to “Pink Floyd”

  1. […] O programa da semana passada (dia 06-12-2013) foi um reprise com o clássico e inconfundível Pink Floyd. Confiram este programa clicando aqui! […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: