Grateful Dead

“Boa noite, hoje teremos no programa um dos grandes grupos da história do rock… o papa da psicodelia americana, o genial Grateful Dead.

Com um nome inspirado no Livro Egípcio dos Mortos, o Grateful Dead surgiu em 65 com o nome The Warlocks e se tornaria uma verdadeira síntese do rock psicodélico, sobrevivendo aos anos 60 e seguindo adiante por três décadas… acabando por manter uma posição singular entre as grandes bandas americanas, pois sobreviveria aos modismos e à tirania mercadológica, sem nunca se preocupar com a efeméride do sucesso e se mantendo na ativa enquanto muitos outros desapareciam na obscuridade.

Naturalmente já trouxemos muitas vezes o Grateful Dead no nosso programa, mas a complexidade e a liberdade de seu som sempre merecem ser lembrados… ainda mais porque o seus status de grupo cultuado continua inabalável, mesmo depois de todos esses anos desde a sua separação definitiva, quando o seu líder, o guitarrista Jerry Garcia, atravessou a barreira do hiperespaço, em 1995.


Os membros sobreviventes do Dead continuam em plena atividade, com apresentações e tours… mas, vamos nos concentrar no começo da sua longa e estranha viagem, na época da formação clássica do grupo, que misturava a poesia de Robert Hunter às guitarras de Jerry Garcia e Bob Weir, com as baterias de Mickey Hart e Bill Kreutzmann, o baixo de Phil Lesh e os teclados de Ron “Pigpen” McKernan.

Vocês ouviram com o Grateful Dead… “Box of rain”, “Sugar Magnolia”, “Ripple”, “Truckin’”, “Uncle John’s Band” e “New Speedway Boogie”… faixas dos álbuns “American Beauty” e “Workingman’s Dead”, ambos de 1970.

A gente volta já.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Vamos continuar trazendo um pouco do grande Grateful Dead… que hoje sobrevive apenas sob a forma dos muitos projetos de seus ex-integrantes…

Além de ser um dos grupos indispensáveis do rock americano, e um dos responsáveis pela criação da linguagem da psicodelia… o Grateful Dead se tornaria uma das forças vivas do movimento da contra-cultura, nas décadas que se seguiriam ao chamado “fim do sonho”… e isso foi possível, em grande parte, graças ao fenômeno do seu incomparável fã-clube: os deadheads.

Enquanto grupos mais bem sucedidos migravam para músicas mais convencionais, o Dead seguia seu próprio caminho, buscando inspirações na folk music ou embarcando em fases jazzísticas, mas nunca deixando de lado a sua busca pela liberdade como sentido essencial do rock and roll… e isso continuou até os seus últimos trabalhos, sempre acompanhados de tours antológicas, com shows que podiam, e normalmente demoravam, mais de 3 horas…


Atualmente os Deads sobreviventes andam cuidando de seus projetos pessoais, sem deixar de lado os lançamentos frequentes, originados de um estoque aparentemente inesgotável de registros que incluem gravações ao vivo e de estúdio… permitindo novas edições de álbuns clássicos e também caixas com o material dos shows… mas nós vamos fechar com faixas de mais dois grandes álbuns do Grateful Dead… “Wake of the Flood” de 73 e “From Mars Hotel” de 74.

Com o Grateful Dead, vocês ouviram “Weather Report Suite”, “China Doll” e “Unbroken Chain”.

O Art Rock fica por aqui… o programa teve a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com… que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

GRATEFUL DEAD

BG – FRIEND OF THE DEVIL

1. BOX OF RAIN – 5:18

2. SUGAR MAGNOLIA – 3:19

3. RIPPLE – 4:10

4. TRUCKIN’- 5:17

5. UNCLE JOHN’S BAND – 4:44

6. NEW SPEEDWAY BOOGIE – 4:07

BG – CANDYMAN

TOTAL – 26:55

GRATEFUL DEAD

BG – U S BLUES

1. WEATHER REPORT SUITE – 12:51

2. CHINA DOLL – 4:10

3. UNBROKEN CHAIN – 6:45

BG – MONEY MONEY

TOTAL – 23:46

TOTAL GERAL – 50:41

Ouça o Art Rock com o Grateful Dead que foi ao ar no dia 22/09/2012, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Uma resposta to “Grateful Dead”

  1. […] Olá ouvintes do Art Rock! O programa da semana passada (dia 15-02-2014), foi um reprise com o super Grateful Dead. Confiram este programa clicando aqui!  […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: