Bo Hansson & Kaipa

“Boa noite, hoje vamos ouvir um pouco do progressivo sueco, começando com um dos grandes tecladistas dos anos 70… que foi responsável por trabalhos memoráveis, ainda que hoje não seja tão lembrado como deveria.


Estamos nos referindo a Bo Hansson, que começou sua carreira no final dos anos 50, trabalhando com grupos de jazz, até formar o seu próprio grupo… The Merrymen… que chegou a ser banda de apoio das tours dos Rolling Stones pela Suécia nos anos 60… mas seria só depois de formar o duo Hansson & Karlsson em 67 que ele começaria a chamar a atenção no cenário do rock sueco, chegando a lançar 3 álbuns até 69.


Ele não era conhecido fora da Suécia, mas isso mudaria depois do seu primeiro álbum solo em 1970… o disco foi tão bem sucedido que acabaria saindo na Inglaterra em 72 pela Charisma Records, transformando Bo Hansson em um sucesso internacional… e tudo isso porque ele tinha afanado uma cópia de “O Senhor dos Anéis” da sua namorada, acabando por usar o livro de Tolkien para inspirar o seu trabalho de estreia.

Bo Hansson teria  outros grandes trabalhos nos anos seguintes pelo selo Charisma… mas, infelizmente, ele não voltaria a repetir o sucesso de “Music Inspired by Lord of the Rings”… nos anos 80 ele desapareceria do cenário do prog. rock, sendo redescoberto só muito tempo depois,  quando seus álbuns foram relançados em CD… ele deixou o nosso plano da realidade em 2010 e nós selecionamos faixas do seu primeiro álbum solo e também de “El-ahrairah”, também conhecido como “Music Inspired By Watership Down”, de 76… que foi baseado na saga de fantasia escrita por Richard Adams.

Vocês ouviram Bo Hansson com “Lothlorien”, “The Grey Havens” e “Migration”…

A gente volta já.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos ouvir outro grande nome do progressivo sueco… um grupo lendário que continua em plena atividade, com mais de 35 anos de carreira… o Kaipa.

Originalmente chamado Ura Kaipa, o grupo foi fundado pelo tecladista Hans Lundin e pelo baixista Tomas Eriksson… depois tarde recebendo o reforço do genial guitarrista Roine Stolt… que contribuiria para o desenvolvimento da sua sonoridade, marcada por um prog. sinfônico que faria escola na Suécia, tornando-os um dos grupos mais importantes do rock sueco dos anos 70.


Esse impacto já podia ser percebido no álbum “Kaipa” de 75, mas eles continuariam a gravar com frequência, mesmo depois que Stolt saiu em 79 para formar o Fantasia… que ele manteria até os anos 80, passando uns tempos como músico de estúdio e depois retornando ao prog. rock com o grande Flower Kings e, mais recentemente, o Transatlantic…

O Kaipa acabaria se separando em 82, mas voltaria no ano 2000, quando Hans Lundin e Roine Stolt se reencontraram, lançando “Notes from the Past”, o primeiro de 3 álbuns excelentes… e o grupo continuaria firme depois de 2005, quando Stolt saiu novamente para cuidar de seus outros projetos, sendo substituído pelo guitarrista Per Nilsson… vamos ouvir um pouco do mais recente trabalho do Kaipa, o álbum “Vittjar”, que saiu agora em 2012.

Com o Kaipa vocês ouviram “First Distraction”, “A universe of Tinyness”, “The Crowned Hillsides” e “Second Distraction”.

O Art Rock fica por aqui… o programa teve a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com… que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

BO HANSSON

BG – AT THE HOUSE OF ELROND & THE RIONG GOES SOUTH

1. LOTHLORIEN – 4:01

2. THE GREY HAVENS – 5:08

3. MIGRATION – 16:34

BG – THE ESCAPE

TOTAL – 25:43

KAIPA

BG – LIGHTBLUE AND GREEN

1. FIRST DISTRACTION – 3:02

2. A UNIVERSE OF TINYNESS – 7:24

3. THE CROWNED HILLSIDES – 10:33

4. SECOND DISTRACTION – 2:20

BG – TREASURE HOUSE

TOTAL – 23:19

TOTAL GERAL – 49:02

Ouça o Art Rock com o Bo Hansson & Kaipa que foi ao ar no dia 29/09/2012, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

2 Respostas to “Bo Hansson & Kaipa”

  1. Dica Shadow Gallery urgente. Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: