Acidente & Alma Sonora

“Boa noite, no programa de hoje vamos ouvir dois grupos nacionais que estão na briga há muito tempo, investindo em suas propostas diante de todas as dificuldades.

Vamos começar com o Acidente, um veterano do rock nacional, fundado em 78 como um grupo de punk rock, mas que acabaria embarcando em uma longa viagem progressiva graças ao seu tecladista, Paulo Malária… no começo o som era bem diferente, com um rock mais direto e sem elaborações… e essa fase durou até 87, sempre no cenário underground, chegando a lançar 3 álbuns antes de encerrar atividades.

Mas, em 1989, Paulo Malária resolveu ressuscitar o Acidente… e agora com uma sonoridade totalmente diferente, investindo forte em um rock instrumental e progressivo… foi dessa época o álbum “Em caso de Acidente… Quebre este Disco” e o grupo, a partir de então, se firmaria no cenário do prog. nacional, lançando vários trabalhos independentes e chegando a obter alguma repercussão internacional, com o lançamento do álbum “Technorlogy” pela Musea, em 2002.

Felizmente, o Acidente se manteve firme apesar de novas dificuldades, voltando em 2012 com o álbum “Ainda”… depois de 5 anos de silêncio… o resultado é um trabalho que mostra toda a força e a vitalidade dessa grande banda que, como eles mesmo dizem: ninguém conhece mas todos já ouviram falar… e se vocês só tinham ouvido falar, então vão conhecer aqui no Art Rock, fiquem com um pouco desse novo disco de um dos pilares da resistência progressiva…

Vocês ouviram o Acidente com “6 6 11”, “Elsewhere”, “Só eu sei”, “7 quedas” e “Gravidade”… todas faixas do álbum “Ainda” de 2012.

A gente volta já.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos ouvir um grupo curitibano que surgiu nos anos 90 com uma proposta que inclui até elementos de MPB na sua sonoridade… o Alma Sonora.

Formado em 96, o grupo surgiu quando André Luiz Dias (violão e vocais), Douglas Thá Jr. (guitarra) e Saulo Albach (baixo) resolveram tentar um projeto juntos… eles já se conheciam de suas participações no Festival Espírita e Encontro da Canção de Franca, em São Paulo… e, depois de algum tempo, a ideia tomou forma com a entrada de Alexandre Azuma para a percussão e Daniel Nocera para os teclados.

Em 99 eles seriam escolhidos como Banda Revelação do Festival Jovens Talentos do Paraná… e o seu disco de estréia, “Alma Sonora”, saíria em 2000… seguido de novas apresentações e premiações em festivais de música nos anos seguintes… em 2007, Léo Cerqueira assumira a bateria e eles lançariam um novo álbum, sendo depois convidados para participar da trilha do filme “Bezerra de Menezes” dos cineastas Glauber Filho e Joe Pimental, com o ator Carlos Vereza…

Mas, apesar da boa repercussão, o Alma Sonora não é daqueles grupos com uma carreira de lançamentos constantes, mantendo um ritmo próprio… só em janeiro de 2012 eles anunciaram que estavam iniciando a gravação de um terceiro trabalho… e enquanto isso, para o programa de hoje, nós selecionamos faixas extraídas do álbum “Alma Sonora”, o primeiro registro do grupo.

Com o Alma Sonora vocês ouviram “O que vai além”, “Pensamento Sideral”, “Verdade ou Mito”, “Crianças de Kosovo”, “O tempo e a distância” e “Girassóis azuis”.

O Art Rock fica por aqui… o programa teve a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com… que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

ACIDENTE

BG – MALA DE INFLUÊNCIAS

1. 6 6 11 (SIX SIX ELEVEN) – 4:42

2. ELSEWHERE – 9:36

3. SÓ EU SEI – 3:27

4. 7 QUEDAS – 3:32

5. GRAVIDADE – 5:22

BG – LET’S PLAY

TOTAL – 26:30

ALMA SONORA

BG – EM OUTRA DIMENSÃO

1. O QUE VAI ALÉM – 3:22

2. PENSAMENTO SIDERAL – 5:37

3. VERDADE OU MITO – 4:11

4. CRIANÇAS DE KOSOVO – 3:46

5. O TEMPO E A DISTÂNCIA – 3:22

6. GIRASSÓIS AZUIS – 3:30

BG – ALMAS CLARAS

TOTAL – 23:48

TOTAL GERAL – 50:18

Ouça o Art Rock com o Acidente & Alma Sonora que foi ao ar no dia 13/10/2012, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: