Los Jaivas

“Boa noite, hoje teremos de volta no programa a participação da nossa querida amiga, Ana Barbara, que está no trazendo outra preciosidade progressiva… e o que vai ser dessa vez, Ana Barbara?

Hoje vamos trazer uma das bandas mais duradouras do cenário musical latino-americano… diretamente do Chile: Los Jaivas… que transcende rótulos e é considerado o grupo mais importante do seu país. São mais de 40 anos ininterruptos de carreira, iniciando pelo rock sessentista, passando pelo psicodélico, progressivo e pelo folk, mas ao mesmo tempo incorporando instrumentos e ritmos do folclore chileno e latino-americano, com enfoques musicais mais modernos.

Os irmãos Eduardo, Claudio e Gabriel Parra, juntamente com Eduardo “Gato” e Mario Mutis formaram um grupo em Vinã del Mar em 1963… no começo animavam festas universitárias e clubes noturnos… em 68 se tornam Los Jaivas, deixando de ser apenas intérpretes, para se tornar grandes criadores e experimentadores… mas, devido ao seu posicionamento político de esquerda, abandonaram o Chile após o golpe militar de Pinochet, indo para a Argentina e depois Europa, onde ganharam projeção internacional.

Vamos começar com dois trabalhos representativos do som de Los Jaivas… primeiro o álbum “Alturas de Machu Picchu” de 81, em que musicalizaram o poema de Pablo Neruda, em que o poeta descreve o passado glorioso dos índios da América Latina… a grandeza da criação humana, presente nas ruínas de Machu Picchu… e miséria humana, a dor e a morte dos que ergueram tal glória… e depois o álbum “Aconcágua” de 1982, disco destinado ao público estrangeiro, que reunia material antigo ainda não gravado e algumas novas composições no estilo característico do grupo.

Vocês ouviram com Los Jaivas, “La poderosa Muerte” e “Antigua América” do álbum “Alturas de Machu Picchu”, e depois “Desde Un Barrial” e “Takirari Del Puerto” do álbum “Aconcágua”.

O Art Rock volta já!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E nós vamos trazer mais um pouco do grupo Los Jaivas, que continua na ativa, às vésperas de completar 50 anos de carreira.

Em 2011, no centenário da descoberta de Machu Picchu, o grupo realizou um concerto comemorativo na própria cidade inca, tendo como pano de fundo, as suas exuberantes ruínas. A obra “Alturas de Machu Pichu” foi tocada na íntegra… o concerto foi realizado ao ar livre, com a presença de políticos latino-americanos e transmitido ao vivo pela televisão.

Mas, nessa segunda parte do programa, vamos apresentar outro momento da carreira do grupo… o seu álbum duplo “Obras de Violeta Parra”, que é considerado um dos seus melhores trabalhos e foi o resultado de uma ideia que eles tinham desde o seu início: fazer um tributo à grande cantora chilena Violeta Parra… algo que só pode ser concretizado nos anos 80, quando foram convidados por uma rádio francesa para realizar um concerto em homenagem à criadora da “Nueva Canción”…

A gravação em vinil deste trabalho só seria realizada quatro anos mais tarde, em 1984… e, seguindo a liberdade musical que Violeta adotava em seu estilo de criar e tocar, eles realizaram suas próprias interpretações dos temas da musicista, modificando-os e entendendo-os a faixas cheias de improvisações, onde se mesclam guitarras elétricas e trutucas, criando passagens de grande beleza e elaboração… fiquem agora com um pouco de “Obras de Violeta Parra”, com Los Jaivas.

Vocês ouviram com Los Jaivas as faixas “Y Arriba quemando el sol”, “Run run se fué pa’l norte” e “En los jardines humanos”… do disco “Obras de Violeta Parra”.

O Art Rock fica por aqui… o programa tem a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… se quiser fazer downloads do conteúdo do programa ou deixar o seu recado, visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com… ele foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin Volpão… que também foi quem produziu e apresentou o programa de hoje… até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LOS JAIVAS

BG – DEL AIRE AL AIRE

01 – LA PODEROSA MUERTE – 11:09

02 – ANTIGUA AMÉRICA – 5:38

03 – DESDE UN BARRIAL – 5:28

04 – TAKIRARI DEL PUERTO – 3:49

BG – MAMBO DE MACHAGUAY

Total: 26:06

LOS JAIVAS

BG – MAÑANA ME VOY PA’L NORTE

01 – Y ARRIBA QUEMANDO EL SOL – 11:00

02 – RUN RUN SE FUÉ PA’L NORTE – 5:14

03 – EN LOS JARDINES HUMANOS – 9:40

BG – EL GUILLATUN

Total: 25:54

Total geral: 52:00

Ouça o Art Rock com o Los Jaivas que foi ao ar no dia 24/11/2012, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

2 Respostas to “Los Jaivas”

  1. Rodrigo Nickel Says:

    Sensacional!!! Já fazia muito tempo que eu esperava por um especial com Los Jaivas. Obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: