Alex Harvey

“Boa noite, no programa de hoje vamos lembrar um pouco de um escocês que deixou a sua marca na história do rock… o lendário Alex Harvey.

AlexHarveyBand-ImpossibleDream

Nascido em Glasgow, Alex Harvey começou sua carreira tocando em bandas de skiffle… desde o começo a sua figura carismática sempre foi o centro das atenções, como na Alex Harvey’s Big Soul Band, grupo que ele liderou de 1958 até 65… e ele já tinha uma longa carreira quando resolveu tentar alguns discos solo no final da década de 60… sem conseguir muita repercussão.

Nessa época ele ajudou na formação do grupo Stone The Crows, apresentando o seu irmão mais novo, Leslie Harvey, para a vocalista Maggie Bell… que tinha sido descoberta ao subir no palco e soltar a voz em um show do próprio Alex Harvey… mas, embora ele já tivesse passado por vários projetos por mais de dez anos, o sucesso continuava distante.

Só em 72 ele iria dar uma reviravolta em sua carreira, formando a Sensational Alex Harvey Band com os membros do grupo progressivo Tear Gas… Zal Cleminson na guitarra, Chris Glen no baixo e Hugh e Ted McKenna nos teclados e bateria… e dessa vez a mistura de rock, soul e blues ganhava a ajuda da estética glitter, uma atitude debochada e teatral que combinavam perfeitamente com a voz e com a interpretação do velho Alex… vamos conferir um pouco do álbum “Impossible Dream” de 74.

Vocês ouviram “The Hot City Symphony”, “Tomahawk Kid” e “Anthem”, com The Sensational Alex Harvey Band.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E nós vamos continuar com a Sensational Alex Harvey Band, que tentou seguir em frente mesmo depois que Alex resolveu tentar outros projetos no final dos anos 70.

AlexHarveyBand-RockDrill

Em 76 o grupo estava no auge, com álbuns de grande sucesso, ainda que com pouca repercussão fora do mercado europeu… em 76 Alex deixou o grupo, que lançaria o álbum “Fourplay” como “SAHB… without Alex”, mas ele voltaria para gravar o excelente “Rock Drill”, que seria lançado no final de 77 e novamente em 78, devido à decisão de trocar a faixa “No complaints department” por “Mr Blackhouse”.

Inspirada no poema “The Ladies” de Rudyard Kipling, a faixa “No complaints department” era um lamento sem esperança, em que Alex falava sobre a morte de amigos e do seu irmão… e a decisão de retirar a faixa acabou comprometendo o álbum, que teve que ser recolhido… no fim, este seria o último registro da Sensational Alex Harvey Band, que se separaria pouco depois.

Alex Harvey lançaria mais dois álbuns, mantendo-se como uma figura celebrada do rock britânico, mas não por muito tempo… ele deixaria o nosso plano da realidade em 1982… e só em 2004 a SAHB voltaria a se reunir, lançando o álbum ao vivo “Zalvation”… mas ele fica para outro Art Rock… vamos fechar com faixas do clássico álbum “Rock Drill”, incluindo é claro a rara “No complaints department”…

Vocês ouviram a Sensational Alex Harvey Band com “Rock drill”, “The dolphins”, “Rock’n’roll”, “King Kong” e “No complaints department” …

O Art Rock fica por aqui… o programa teve a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com… que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin Volpão… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

ALEX HARVEY

BG – RIVER OF LOVE

THE HOT CITY SYMPHONY – 13:21

TOMAHAWK KID – 4:38

ANTHEM – 7:56

BG – WEIGHTS MADE OF LED

TOTAL – 25:55

ALEX HARVEY

BG – NIGHTMARE CITY

ROCK DRILL – 6:24

THE DOLPHINS – 6:09

ROCK’N’ROLL – 3:39

KING KONG – 3:16

NO COMPLAINTS DEPARTMENT – 5:05

BG – WHO MURDERED SEX?

TOTAL – 24:33

TOTAL GERAL – 50:28

Ouça o Art Rock com o Alex Harvey que foi ao ar no dia 02/03/2013, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

 

Anúncios

Uma resposta to “Alex Harvey”

  1. […] Olá ouvintes do Art Rock! O programa da semana passada (dia 02-03-2014), foi um reprise com Alex Harvey. Confiram este programa clicando aqui! […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: