Peter Banks & Clive Burr

” Boa noite, no programa de hoje vamos trazer um pouco das carreiras de outros dois viajantes que resolveram seguir para outros planos do multiverso em 2013… começando pelo genial Peter Banks, o primeiro guitarrista do Yes.

twosidesofpeterbanksNascido em Londres, em 1947, Peter Banks conheceu Chris Squire quando entrou para o grupo The Syn, que chegou a lançar compactos durante a sua fase psicodélica, em 1967, mas não duraria muito tempo… depois da separação, Banks e Squire se juntariam a um jovem grupo com um nome horrível… Mabel Greer’s Toyshop… lá eles encontrariam um vocalista chamado Jon Anderson e, felizmente, acabariam mudando de nome… e assim nascia um futuro decano do rock progressivo… o Yes.

Peter Banks seria instrumental na formação da sonoridade do grupo nos seus dois primeiros álbuns… aliás, tinha sido sua a ideia de adotar o nome Yes… mas ele sairia em 1970, junto com o tecladista Tony Kaye… e, em 71, eles iniciariam o grupo Flash, que lançaria três excelentes álbuns antes de encerrar atividades em 73… época em que sairia seu primeiro álbum solo… e depois, Peter ainda integraria o grupo Empire.

A partir dos anos 90, Peter faria participações como convidado em inúmeros projetos… só em 2004 ele formaria um novo grupo, o Harmony in Diversity… mas esse seu trabalho mais recente fica para outro Art Rock, por hoje vamos lembrar essa grande figura progressiva com faixas do álbum “Two Sides of Peter Banks” de 73, que contava com John Wetton, Steve Hackett e Phill Collins como convidados…

Vocês ouviram “Knights / The Falcon / The Bear”, “Battles”, “Last Eclipse” e “Stop that!”, com Peter Banks.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora nós vamos trazer um viajante que trilhava os caminhos mais pesados do mundo do rock… Clive Burr, outro músico inquieto, que participou de muitos grupos e resolveu atravessar a barreira do hiperespaço em 2013.

desperado-bloodiedbutunbowed

Também nativo de Londres, Clive Burr nasceu em 57 e começou sua carreira como baterista em meados dos anos 70, chegando a tocar no grupo Samson antes de entrar para o Iron Maiden, com quem gravaria os três primeiros álbuns, antes de sair em 82, sendo substituído por Nicko McBrain… e, curiosamente, ele foi justamente para o lugar que era de Nicko no grupo francês Trust.

Mas ele nunca ficou muito tempo em um só lugar… entre um e outro trabalho com o Trust ele formaria o Clive Burr’s Escape, que mudaria o nome para Stratus e lançaria em 84 o álbum “Throwing Shapes”… e esse foi só um de muitos projetos e grupos, como Gogmagog, Elixir, Desperado, Praying Mantis e outros… em alguns casos sem chegar a ser membro oficial e aparecendo apenas como convidado…

Diagnosticado com esclerose múltipla, Clive Burr recebeu o apoio dos amigos do Iron Maiden, que fizeram concertos para ajudá-lo… mesmo de cadeira de rodas, ele participava dos shows da Clive Aid, uma entidade voltada à realização de shows para levantar fundos para as vítimas da doença… vamos lembrá-lo com faixas do álbum “Bloodied but unbowed” do grupo Desperado, com Dee Snider e Bernie Tormé…

Vocês ouviram “Hang ‘em High”, “The Maverick”, “The heart is a lonely hunter”, “There’s no angels here” e “Emaheevul”… com o Desperado, um supergrupo que acabou por que a Elektra Records se recusou a lançar o seu álbum em 88, quando ele foi gravado… ele só seria editado em 96…

O Art Rock fica por aqui… o programa teve a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com… que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin Volpão… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

PETER BANKS

BG – GET OUT OF MY FRIDGE

KNIGHTS / THE FALCON / THE BEAR – 6:13

BATTLES – 1:38

LAST ECLIPSE – 2:28

STOP THAT! – 13:45

BG – BEYOND THE LONELIEST SEA

TOTAL – 24:05

CLIVE BURR (DESPERADO)

BG – SEE YOU AT SUNRISE

HANG ‘EM HIGH – 4:53

THE MAVERICK – 5:06

THE HEART IS LONELY HUNTER – 7:12

THERE’S NO ANGELS HERE – 4:57

EMAHEEVUL – 4:28

BG – SON OF A GUN

TOTAL – 26:37

TOTAL GERAL – 50:42

Ouça o Art Rock com o Peter Banks & Clive Burr que foi ao ar no dia 16/03/2013, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

 

Anúncios

2 Respostas to “Peter Banks & Clive Burr”

  1. Excellent post. I was checking constantly this blog and I’m impressed! Extremely useful info specifically the last part 🙂 I care for such info a lot. I was looking for this particular information for a very long time. Thank you and good luck.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: